Slide

A nova cara do Chevrolet Cruze 2015

Compartilhe!

Para 2015, o Chevrolet Cruze recebeu mudanças no visual, parte interna e mecânica. Confira.

O Cruze é hoje o modelo global da Chevrolet mais vendido no mundo, e recebeu no Brasil sua primeira evolução, como está acontecendo em outros mercados. Além de mudanças estéticas, o veículo recebeu alterações mecânicas e conteúdos inéditos.

FGD_7195 (582x640)

Com isso, passou para um padrão mais elevado de tecnologia e sofisticação dentro o segmento. Em relação ao desempenho, o Cruze 2015 mostra maior agilidade no trânsito aliado ao menor consumo de combustível, resultado da maior disponibilidade de torque em médias rotações e do remapeamento do ponto de troca de marchas.

Estas novidades estreiam simultaneamente no hatch Sport6 e no sedã cerca de três anos após o lançamento deles no País. Desde então, a dupla, equipada com motor Ecotec 1.8 Flex de 144 cv, ocupa o posto de automóvel de passeio nacional top de linha dentro da marca Chevrolet no Brasil.

RENOVADO

As mudanças promovidas na carroceria do Cruze estão concentradas na parte frontal do veículo. O pára-choque foi completamente redesenhado, passando a sensação de maior robustez e esportividade. Marca registrada dos veículos globais da Chevrolet, a grade bipartida traz agora novos elementos estilísticos e incorpora barras cromadas na versão LTZ.

Já os inéditos faróis DRL (luzes de posição diurna) chegam como item de série. Compostos de LEDs e posicionados sobre os novos faróis auxiliares, eles facilitam a visualização do veículo por outros motoristas e pedestres durante o dia. O acionamento ocorre automaticamente assim que a ignição é acionada. O Cruze ganhou também novas rodas de alumínio de 17 polegadas, com desenho exclusivo para as versões LT e LTZ.

Duas novas opções de cores também passam a ser ofertadas: Branco Vintage e Cinza Aztec, que se juntam às Azul Macaw, Branco Summit, Bege Desert, Preto Carbon Flash, Prata Switchblade, Cinza Mond e Vermelho Pepper, essa exclusiva para o Sport6.

MAIS REQUINTE

O Chevrolet Cruze, que sempre se destacou pelo seu desenho moderno e tecnologia, chegou à linha 2015 ainda mais completo e sofisticado. Os vidros elétricos agora são erguidos automaticamente assim que o usuário trava as portas pelo controle remoto. Outra novidade é a possibilidade de acionamento do motor por meio de uma tecla no chaveiro do veículo.

Este item de conveniência é um dos novos diferenciais da versão LTZ, que ganha ainda acabamento interno premium. Bancos, portas e painel passam a ser revestidos em couro bicolor (Brownstone e Jet Black) com costura pespontada, encontrados apenas em modelos de segmentos mais sofisticados e que lembra a combinação de cor utilizada, por exemplo, nos Malibu.

Desde a configuração LT de entrada, o Cruze vem equipado com diversos itens de segurança, como controles eletrônicos de tração e estabilidade (ESP), airbags frontais e laterais, cintos de segurança de três pontos em todos os assentos, sistema isofix para a fixação de cadeirinhas infantis e trava interna anti-sequestro no porta-malas.

 Ar-condicionado eletrônico, direção elétrica progressiva, retrovisor interno eletrocrômico, sistema multimídia com bluetooth e comando por voz em português e volante multifuncional regulável em altura e profundidade reforçam a lista.

O modelo ainda pode vir equipado com sensor de chuva e crepuscular, câmera de ré com gráfico para o auxílio a manobras, navegador com GPS, airbag de cortina, sistema presencial de abertura das portas e de acionamento do motor por meio do botão Start/Stop no painel.

DESEMPENHO

Se do ponto de vista estético a linha 2015 do Cruze transmite aspecto mais imponente, na parte mecânica nota-se outro salto evolutivo, com ganho de performance e eficiência energética.

Além da recalibração do moderno motor Ecotec 1.8 Flex (144 cv com etanol), os engenheiros da Chevrolet desenvolveram uma nova geração da transmissão de seis velocidades, batizada de GF6-2. Com isso, tanto o sedã como o Sport6 mostram mais agilidade e suavidade nas trocas, fundamentalmente em situações de acelerações intensas e retomadas de velocidade. Na prática, a sensação é de estar guiando um automóvel de cilindrada e potência superiores.

Os números comprovam isso. Em comparação com o antecessor, o modelo 2015 foi até 1.2s mais rápido na prova de zero a 100 km/h, cravando 10,2s quando abastecido com etanol. Retomadas de velocidade também ficaram mais ágeis, seja no modelo manual como no automático.

Isso porque o propulsor Ecotec 1.8 Flex reúne diversas tecnologias de ponta para motores aspirados. Entre elas o cabeçote com duplo comando de válvulas continuamente variável, que torna as respostas mais rápidas e colabora para uma queima de combustível otimizada. Para informar o motorista quanto ao momento ideal para a troca das marchas, o Cruze manual passa a trazer uma luz de alerta no quadro de instrumentos.

Já a versão automática apresenta melhora de 2% de consumo de combustível e agilidade ao efetuar as trocas em espaço de tempo 50% inferior, sendo capaz de realizar reduções duplas e triplas.

Por ser “inteligente”, a transmissão aciona automaticamente o freio-motor quando o cruise cntrol está acionado, mantendo estável a velocidade selecionada em declives. 

RECORDE

Recentemente o Cruze atingiu a marca de 3 milhões de unidades emplacadas nos 118 países onde é comercializado, consagrando-o como o modelo Chevrolet mais vendido no mundo atualmente. No Brasil, cerca de 140 mil unidades já foram vendidas, o que o posiciona como um dos líderes do segmento no país.


Compartilhe!
1713568974