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CHEVROLET S10: picape nova, preço antigo

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A Ford Ranger mudou, a Toyota Hilux também… Faltava a líder Chevrolet S10, mas agora não falta mais. Quem acompanha mais de perto esse segmento, estava curioso em saber como a Chevrolet iria defender a posição de sua líder no mercado de picapes médias. A S10 domina esse disputado segmento há 20 anos, e a cada 10 picapes vendidas nestes anos, quatro são da Chevrolet. Resumindo, de 1995 a 2015 foram vendidas 660.151 S10, 384.205 Hilux e 266.473 Ranger.

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A linha 2017 do utilitário da Chevrolet chega caracterizada com novo visual, acabamento mais refinado e melhor comportamento dinâmico. A lista de equipamentos ganha alerta de colisão e de troca involuntária de faixa, faróis com LED, acionamento do motor por controle remoto, OnStar e multimídia com Android Auto e Apple CarPlay. Além de ser a mais potente do mercado, a Nova S10 perdeu peso e ficou mais econômica; a adoção de direção elétrica e de nova calibragem de suspensão deixaram o modelo mais robusto e confortável, principalmente no uso urbano.

 Além de mudanças visuais e de acabamento, a Nova S10 chegou com importantes evoluções mecânicas e de conteúdos, que a posicionam como a mais tecnológica do segmento. Com este novo conjunto, estabelece um patamar de sofisticação e modernidade nunca antes encontrado nas picapes médias nacionais, para atender aqueles consumidores que buscam um veículo 4×4 valente e prático também para o uso urbano.

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Para isso, a parte estrutural do modelo foi retrabalhada. Os conjuntos de suspensão e de freio, por exemplo, são novos; enquanto os sistemas de controle de vibrações e de ruídos foram aperfeiçoados. A introdução da direção elétrica também contribuiu para a melhor dirigibilidade do veículo, principalmente em trechos urbanos. O sistema da Chevrolet é dotado de tecnologias que compensam inclinação da via em longos percursos e reduzem trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas.

A Nova S10 está até 5% mais econômica, graças à utilização de materiais mais leves, de novos componentes mecânicos e de soluções aerodinâmicas inovadoras. Mas ela continua sendo a mais potente e forte do segmento de picapes, tanto na configuração 2.8 TurboDiesel (200 cv) como na 2.5 Flex (206 cv).  Na parte estética, no entanto, a versão 2017 da picape é logo identificada pelo novo visual, em sintonia com o estilo global da marca.

A maioria das novidades de estilo está na parte dianteira. O capô ganhou cavidade na parte posterior. A grade foi alongada até os faróis, que também foram completamente redesenhados e podem ter uma guia de luz por LEDs. O para-choque traz apêndices aerodinâmicos nas extremidades, emoldurando as luzes auxiliares, e uma espécie de “peito de aço”ao centro, logo abaixo da moldura da placa, reforçam o estilo musculoso do carro.

Na lateral, destacam-se os retrovisores com repetidores de piscas e as novas rodas de alumínio. Elas ajudam a reforçar a percepção de que a picape está maior e mais requintada. São aro 16 nas versões de entrada (LS e LT) e aro 18 nas mais sofisticadas, um upgrade para o modelo LTZ (luxo). Já a top de linha High Country já usava roda desse tamanho.

Na traseira da Nova S10, a novidade aparece na tampa da caçamba, que pode receber uma discreta câmera de ré embutida na maçaneta, preservando assim o visual do conjunto. O compartimento de carga ganha diferentes tipos de cobertura conforme a configurações e há opção de lanternas com LEDs.

Em relação às cores, o Azul Old Blue Eyes (homenagem a Frank Sinatra??) e o Preto Ouro Negro fazem sua estreia na linha 2017 da picape. Elas se juntam às já existentes Prata Switchblade, Branco Summit, Vermelho Chili e Cinza Graphite.

A cabine também acompanha o salto de sofisticação. Os materiais são mais refinados e agradáveis ao toque, enquanto o painel, instrumentos e forros de portas foram completamente remodelados, para oferecer melhor ergonomia e acomodar a maior quantidade de itens de série, alguns inéditos para a categoria. Os traços do habitáculo lembram a concept X-Treme, que a Chevrolet exibiu recentemente no Salão de Bangcoc, na Tailândia.

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A Nova S10 traz quadro de instrumentos bastante completo e de fácil leitura. Conforme a versão, pode incluir computador de bordo com informações como velocímetro digital e parâmetros de manutenção do veículo, incluindo a vida útil do óleo, importante para veículos que são submetidos a condições severas de uso.

O computador de bordo ainda possui a interessante função “ECO”, que auxilia o motorista a conduzir o veículo de maneira a privilegiar o menor consumo de combustível; o motorista consegue ainda consultar a pressão dos pneus. A novidade alerta quando algum deles sai da especificação mínima recomendada pelo fabricante.

O centro do painel ficou mais imponente com as saídas de ar redimensionadas e com o multimídia MyLink de segunda geração com GPS. O sistema passa a agregar tela de alta resolução e novas funções, entre elas o Android Auto e o Apple CarPlay. Na prática, isso significa maior possibilidade de interação entre o veículo e o smartphone do usuário. Isso com a opção de comandos de voz, para que o motorista não precise tirar as mãos do volante ou o foco do trânsito.

Os apoios de braços e os puxadores de portas também foram retrabalhados, assim como os diferentes revestimentos dos bancos. Já a direção passou a ter assistência elétrica, reduzindo a necessidade de esforço do condutor.

A versão 2017 da picape média da Chevrolet está mais sofisticada em todas suas configurações. Entre os novos itens de comodidade disponíveis, destacam-se o acendimento automático dos faróis; sensor de chuva; retrovisor interno eletrocrômico; câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras; sensor de estacionamento dianteiro; acionamento remoto da partida; sistema de áudio de alta definição e vidros laterais com mecanismo de abertura e fechamento por meio da chave.

Itens como lanternas e luzes de neblina, ar-condicionado digital com oito velocidades, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, banco do motorista com ajustes elétricos estão igualmente disponíveis.

S10 LTZ
S10 LTZ

Outros destaques são os controles eletrônicos de tração (TC) e de estabilidade (EPS) e os assistentes de partida em rampas (HSA) e o de descida (HDC). Enquanto o assistente de partida em rampas não permite que o veículo recue em saídas íngremes; o assistente de descida controla a velocidade em declives acentuados, sem a necessidade de intervenção do motorista, proporcionando maior controle do veículo.

A Nova S10 também aprimorou seu pacote de segurança ativa. Adotou sistema de freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) de última geração e novas tecnologias, como o alerta de desvio de faixa e o alerta de colisão frontal, comuns apenas a veículos de categorias superiores.

O alerta de desvio de faixa possui uma câmera na parte superior do para-brisas que “lê” as faixas da via e emite um aviso sonoro toda vez que perceber que o veículo está saindo involuntariamente da pista. Se o pisca estiver acionado, o mecanismo entende que a manobra é intencional e não entra em ação.

O alerta de colisão frontal é outro equipamento bastante útil no dia a dia. Por meio dele, o motorista pode estabelecer eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo, por exemplo, ser alertado caso o outro automóvel sofra uma redução de velocidade repentina. Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, um alarme soa pelos alto-falantes da picape.

A Nova S10 tem 13 variações de configurações. São quatro versões de acabamento (LS, LT, LTZ e High Country), três opções de cabine (simples, dupla e chassis cab), duas de motorização (2.8 TurboDiesel e 2.5 SIDI Flex), dois tipos de transmissão (manual e automática, ambas de seis velocidades), além de dois tipos de tração (4×2 e 4×4 com reduzida).

Todas as configurações receberam um pacote de inovações para melhor eficiência energética. Com isso, houve melhora no consumo de combustível até 5% ante o modelo anterior. O resultado é basicamente a soma das evoluções aerodinâmicas, da utilização de matérias mais leves, da adoção de pneus “verdes” de uso misto e freios de baixo arrasto, da mudança na relação do diferencial da transmissão (Flex) e da introdução de um sistema mais eficiente de gerenciamento das cargas elétricas do motor, que inclui novo software no módulo de gerenciamento do carro, sensores, alternador com menos perdas internas, eletro-ventilador do tipo “brushless” (sem escovas) e direção elétrica.

Outra inovação que a Nova S10 traz para o segmento de picapes é o OnStar. A tecnologia é exclusividade da marca Chevrolet no Brasil. Na Nova S10, a tecnologia agrega outras funcionalidades, como o “alerta de valet”. Ao ativá-lo, o usuário recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro. É possível ainda monitorar o deslocamento da picape e saber se ele ultrapassou o limite de velocidade predeterminado. Tudo por meio de aplicativo para smartphones.

O alerta de rodízio do OnStar foi aperfeiçoado. A partir de agora o motorista é avisado quando seu veículo se aproxima da zona de restrição ou quando se dá partida no veículo em local e horário restrito à circulação. Outra novidade é que pressionando o botão da esquerda no retrovisor central, o usuário consegue acionar, por comando de voz, serviços como os alertas de velocidade e o de valet, chamar o serviço de assistência mecânica ou ainda iniciar a navegação de algum destino cadastrado no aplicativo do OnStar. Na Nova S10, a Chevrolet oferece como cortesia o serviço OnStar por 12 meses.

Não é exagero afirmar que a Nova S10 vai continuar líder de vendas no seu segmento. Além da evolução, das várias mudanças e aperfeiçoamento em tecnologia, segurança e conforto, ela não sofreu aumento (confira a tabela abaixo). Até nisso a picape da Chevrolet continua indigesta para a concorrência!

PREÇOS CHEVROLET S10 2017

S10 Cabine Dupla 2.5 Flex 4×2 LT Manual – R$ 97.890

 S10 Cabine Dupla 2.5 Flex 4×4 LT Manual – R$ 106.590

 Itens: duplo airbag, freios ABS com EBD, faróis de neblina, desembaçador do vidro traseiro, nova roda de alumínio de 16 polegadas, capota marítima, ar-condicionado, piloto automático, direção elétrica, ajuste de altura do volante, travas elétricas, vidros elétricos, retrovisores elétricos com setas integradas, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro e MyLink2 com tela de 7 polegadas.

S10 Cabine Dupla 2.5 Flex 4×2 LTZ Manual  R$ 113.690

 S10 Cabine Dupla 2.5 Flex 4×4 LTZ Manual – R$ 120.790

 Itens: todos da versão LT mais controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em aclive, lanterna de neblina, sensor crepuscular, sensor de chuva, alerta de saída de faixa, alerta de colisão frontal, rack de teto, nova roda de alumínio de 18 polegadas, painel com acabamento soft touch, ar-condicionado automático, volante multifuncional, retrovisor interno eletrocrômico, camera de ré, sensor de estacionamento frontal, retrovisores externos com rebatimento elétrico, luzes de condução diurna (DRL) em LED, MyLink2 com tela de 8 polegadas e GPS integrado e sistema OnStar.

S10 Cabine Simples 2.8 Diesel 4×2 LS manual – R$ 105.590

 Itens: duplo airbag, freios ABS com EBD, rodas de aço com aro de 16 polegadas, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos, travas elétricas, comfort closing, rápido com Bluetooth e conexão USB, direção elétrica, sistema de monitoramento da pressão dos pneus. 

S10 Cabine Dupla 2.8 Diesel 4×2 LT manual – R$ 127.290

 S10 Cabine Dupla 2.8 Diesel 4×4 LT manual – R$ 139.290

 Itens: todos da LS mais faróis de neblina, desembaçador do vidro traseiro, roda de alumínio com aro de 16 polegadas, capota marítima, piloto automático, ajuste de altura do volante, retrovisores com ajuste elétrico e setas integradas, MyLink2 com tela de 7 polegadas e sensor de estacionamento traseiro.

S10 Cabine Dupla 2.8 Diesel 4×4 LTZ automática – R$ 150.190

 Itens: todos da LT mais transmissão automática, controle eletrônico de estabilidade, acionamento remoto da ignição, assistente de partida em aclive, lanterna de neblina, sensor crepuscular, sensor de chuva, alerta de saída de faixa, alerta de colisão frontal, rack de teto, nova roda de alumínio de 18 polegadas, painel com acabamento soft touch, ar-condicionado automático, volante multifuncional, retrovisor interno eletrocrômico, camera de ré, sensor de estacionamento frontal, retrovisores externos com rebatimento elétrico, luzes de condução diurna (DRL) em LED, MyLink2 com tela de 8 polegadas e GPS integrado e sistema OnStar.

S10 Cabine Dupla 2.8 Diesel 4×4 High Country automática – R$ 167.490

 Itens: todos da LTZ mais lanternas em LED, rack de teto com barras transversais, santo antônio exclusivo da versão, banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância e inclinação, bancos com acabamento em material premium perfurado, roda de alumínio de 18 polegadas com desenho exclusivo.


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