Continental apresenta sistema de som sem alto-falantes

 Será que os sistemas de som, que pouco evoluíram em conceito nos últimos 100 anos, estão com os dias contados ? Um conjunto de áudio sem alto-falantes? A Continental afirma que isso é possível. A empresa apresentou o Ac2ated Sound, no TechShow 2017, que aconteceu na Alemanha. A chegada aos modelos de produção poderá estar mais próxima do que se imagina.

Por regra, no que diz respeito à qualidade dos sistemas de som, quanto mais alto-falantes, melhor. À medida que observamos segmentos de mercado mais elevados, algumas marcas oferecem sistemas com 15 ou mais alto-falantes nos seus modelos de luxo.

Mas mais do que fazer diferente, a Continental quer fazer melhor. A empresa alemã, conhecida pelos seus pneus, também trabalha no desenvolvimento de tecnologias em diversas áreas, e mostrou recentemente aquilo que considera ser o sistema de som do futuro. Este sistema chama-se Ac2ated Sound, e a principal novidade é não precisar de qualquer tipo de caixa de som ou alto-falante.

sistema de som

E COMO FUNCIONA?

O segredo está nas ondas sonoras. Tal como acontece nos instrumentos de cordas, como um violão ou violino, este sistema aproveita a superfície do habitáculo, transformando o automóvel num alto-falante.

“A integração de alto-falantes com membranas oscilantes é desnecessária quando temos as superfícies do carro para fazer esse trabalho. A Coluna A é mais adequada para as frequências altas, enquanto que os painéis das portas, por exemplo, têm as propriedades certas para gerar frequências médias. Tal como a tecnologia nos alto-falantes, usamos componentes maiores, como o teto ou a cobertura do porta-malas para gerar frequência baixas”, explicou Dimitrios Patsouras, diretor do centro de qualidade de som da Continental Engineering Services
De acordo com a marca, o resultado é uma experiência sonora com maior qualidade e em três dimensões. Outra das vantagens é a economia de espaço e, principalmente, de peso. De acordo com a Continental, este sistema pode pesar até 2 kg, bem mais leve do que um sistema de som premium tradicional, e ocupar até um litro de espaço dividido em diversas áreas.

O Ac2ated Sound vai ser apresentado no Salão de Frankfurt, em setembro e segundo a Continental, já está pronto para ser aplicado em modelos de produção.

Tags:

 

Sobre o Autor

Mais posts por | Visite o site de RICARDO CARUSO