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Está chegando: novo Jaguar XE mostra sua cara

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Aos poucos a Jaguar vai mostrando detalhes do XE, o rival da marca para enfrentar a BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C e Audi A4. Aqui mostramos a primeira foto oficial da frente do carro, feita para uma das campanhas promocionais do XE, denominada “Feel XE”. A Jaguar praticamente não mexeu no estilo do conceito apresentado em desenho no Salão de Genebra, em março. Já foram divulgadas muitas fotos, mas esta é a primeira oficial.

A versão retratada é a XE S que estará disponível quando for iniciada a comercialização do modelo ainda este ano. Acredita-se, também, que o XE seguirá a nomenclatura de outras versões dos Jaguar, ou seja, XE, um XE S e um XER-S.

A grande atração é o motor 2.0 da linha Ingenium feito com base em cilindros de 500 cm3. A Jaguar acredita que terá um XE muito agradável de dirigir e com emissões abaixo das 100 gr/km. A nova gama terá outros motores, incluindo o mesmo V6 turbo do F-Type, nas versões “normal” e S, sempre com potências acima dos 350 cv.

A plataforma do XE é nova e usa 75% de alumínio, por isso o peso será muito baixo em relação ao que é normal no segmento, será oferecida ainda uma nova direção assistida elétrica e o sistema “All Surface Progress Control”, que ajuda o carro a ganhar tração seja qual for o terreno. Uma novidade absoluta que tem origem no sistema usado pela Land Rover.

A plataforma é feita de alumínio denominado RC5754, que incorpora elevada proporção de material reciclado, naquilo que é o primeiro passo para o uso de 75% de alumínio reciclado nos seus modelos a partir de 2020. Seja como for, Mark White, responsável técnico da Jaguar, acredita que o XE será o carro mais leve do segmento, mas com muita rigidez e, ainda, um carro para aqueles que gostam de andar forte. Por isso a suspensão dianteira é de duplo triângulo (com componentes feitos em alumínio forjado ou fundido) e a traseira multilink, também com alumínio.

Quanto ao motor 2.0 Ingenium, é um verdadeiro tratado tecnológico. Por exemplo, para que o motor de quatro cilindros tenha a suavidade de funcionamento de um seis cilindros, foram instalados eixos de equilíbrio que funcionam apoiados em rolamentos. A corrente de distribuição está colocada na traseira do motor –que pesa apenas 150 kgs– junto do volante do motor, não necessitando de manutenção durando a vida útil do motor. O virabrequim tem tratamento para reduzir o atrito, que segundo a Jaguar, é inferior em 17% em relação ao atual motor 2.2. A sobrealimentação será feita por uma ou duas unidades de turbocompressor, sendo que esta última versão exibirá números equivalentes aos de um V6, mas com o peso, consumo e emissões bem inferiores. O cabeçote do motor foi projetado para ser eficiente em termos térmicos e, sobretudo, passível de ser evoluída sem grandes custos.


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