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Fiat: a revolução do Novo Uno 2015

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O Novo Uno, sucessor do veterano Uno dos anos 1980, chegou à linha 2015 evoluído, mais sofisticado e trazendo tecnologias de ponta acessíveis para o bolso do consumidor brasileiro. Mais do que evolução, o carrinho passou por uma revolução. O Novo Uno 2015 tem detalhes do desenho revistos, mais atual; interior todo novo, com mais conforto e requinte, e novas tecnologias, algumas inéditas em seu segmento e até mesmo no mercado nacional.

Acompanhe a evolução: o Novo Uno 2015 é o primeiro carro nacional a usar a tecnologia Start&Stop, que garante mais um pioneirismo da marca Fiat no Brasil. Também é a primeira vez que esta inovação chega a um motor flex. De última geração, o Start&Stop, que desliga e religa o motor automaticamente durante paradas no trânsito, passa também a ser referência em economia de combustível e menores emissões de CO2.

O modelo também foi escolhido pela Fiat para trazer o novo conceito do câmbio Dualogic Plus da marca. Agora, o câmbio é controlado por botões no console e por “borboletas” (“padle shifts”) junto ao volante para quem quiser controlar as trocas de marchas manualmente. Uma sofisticação inédita nos carros nacionais, encontrada somente em automóveis mais luxuosos.

MAIS TECNOLOGIA 

E as novas tecnologias não param por aí. O Uno ganhou quadro de instrumentos com display de LCD de 3,5 polegadas de alta resolução, retrovisores externos elétricos com função “Tilt Down”, sensor de estacionamento traseiro, rádio integrado ao painel com display maior e novas funções, alavanca do pisca com função “Lane Change”, entre outros equipamentos.

A estética única do Novo Uno ganhou aperfeiçoamentos importantes do Centro de Estilo da Fiat. O sucesso de suas formas “round square” (algo como quadrado redondo) evoluiu, recebendo elementos de desenho mais refinados, como os fractais presentes nos faróis e lanternas. Mas sempre sem perder a identidade do modelo.

Por dentro, o Uno tem mais novidades. Completamente reformulado, a parte interna apresenta novo conceito de desenho, com acabamento mais bem cuidado e atual.

A linha para 2015 também foi renovada. Agora são sete versões do Uno, equipadas com os motores Fire Evo Flex 1.0 e 1.4. São elas as novas Attractive 1.0 e Evolution 1.4 Start&Stop, mais as versões Way 1.0 e 1.4 e a Sporting 1.4, todas de quatro portas. A elas somam-se também as versões Vivace 1.0 de duas e de quatro portas, que mantêm a carroceria anterior, mas já como linha 2015.

MUDANÇAS

O desenho do Uno reflete a nova fase do modelo: a evolução. Ele mudou um pouco, mas sem perder o conceito original. Deixou a juventude e entrou na maturidade com novos elementos visuais, como a presença de fractais nas lanternas traseiras e faróis, que ressaltam linhas e contornos, transmitindo robustez e mais esportividade.  Seu novo visual externo combina e reforça o interior novo.

O Uno 2015 ganhou novos faróis, lanternas, capô, grade superior, para-choques e pára-lamas dianteiros. Também recebeu novas maçanetas com fechadura integrada e retrovisores externos com repetidores de luz de direção. Nenhum detalhe foi esquecido, e até mesmo os limpadores de pára-brisa trazem a tecnologia flat blade, que além do ganho estético, são muito mais eficientes e silenciosos.

Para completar esta evolução feita pelo Centro de Design da Fiat Automóveis, rodas de liga leve e calotas agora têm desenhos ainda mais exclusivos, com motivos diretamente derivados do “round square”. Confira as principais mudanças externas do Novo Uno 2015:

Novos faróis – Maiores e com maior impacto visual, trazem o novo conceito de fractais nos piscas laterais dianteiros, formando um objeto único, extremamente tridimensional e agradável de ver. Os novos faróis também podem vir equipados com máscara negra (Way, Sporting ou no Kit de personalização).

Novo capô – Com laterais mais elevadas, as linhas do novo capô dão ao carro visual mais alto e robusto.

Novo pára-choque dianteiro – Mais robusto e com novos apliques, reforça o visual do modelo, aumentando a sensação de atualidade. A versão Sporting ganhou pára-choque exclusivo, mais esportivo.

Novas grades dianteiras – Separada agora do pára-choque, a nova grade superior passa mais imponência ao desenho frontal do Uno. Já a grade inferior e tomadas de ar laterais (também novas) completam o conjunto frontal.

Novas lanternas traseiras – Com o mesmo conceito visual dos piscas dianteiros, as lanternas traseiras trazem o efeito fractal no seu novo conjunto de lentes. Além do impacto visual, sinalizam com maior eficiência.

Novo pára-choque traseiro – Sua parte inferior mais marcada confere solidez e esportividade ao carro. Novamente a versão Sporting ganhou pára-choque exclusivo, com saída dupla central de escapamento e difusores.

Novas maçanetas – A fechadura saiu da porta e agora está integrada à maçaneta do carro, tornando-se mais prática e de fácil uso.

Repetidor de pisca nos retrovisores – Este novo recurso de segurança chega, em algumas versões, acompanhado de retrovisores pintados na cor da carroceria.

Novas rodas e calotas – As rodas de aço nos aros 13 e 14 trazem calotas com novos desenhos, assim como as rodas de liga leve aro 14, com dois visuais diferentes. Para o Novo Uno Sporting existem rodas de liga leve de série com aro maior, de 15 polegadas. Cada uma das rodas com desenho exclusivo e baseadas no conceito “round square”.

O novo visual externo ainda pode ser complementado com o itens de personalização, que incluem desde faróis com máscara escurecida e retrovisores na cor cinza, até grade e anéis dianteiros na cor preta. Além disso, o spoiler traseiro e as faixas adesivas no capô e na tampa traseira dão ainda mais esportividade ao carro.

NOVIDADES

A tecnologia é, sem dúvida, um destaque no Uno. Com a incorporação de novos equipamentos, vários inéditos, o modelo 2015 deu um grande salto tecnológico. Mais sofisticação, mais conforto, segurança e, principalmente, mais economia de combustível e menor emissão de poluentes.

Confira os novos conteúdos do Novo Uno, como o Start&Stop e o novo conceito do câmbio Dualogic Plus, que fazem a grande diferença entre os seus concorrentes.

Start&Stop – A Fiat é a primeira fabricante nacional a equipar um carro com o Start&Stop, e ainda por cima num motor flex. Este recurso desliga e religa o motor automaticamente nas paradas de trânsito, e uma redução de até 20% no consumo de combustível pode ser verificada com o sistema ligado, principalmente no trânsito mais pesado. Ele também ajuda a reduzir significativamente a emissão de gases, contribuindo com o meio ambiente, e melhora o conforto acústico do carro, já que não há o ruído característico do motor na marcha lenta.

O Start&Stop vem de série na nova versão Evolution do Uno. Ele tem funcionamento intuitivo e muito simples, com controle todo eletrônico e inteligente. Em trânsito pesado, basta parar o carro em ponto morto que o motor desliga automaticamente. Para sair, é só pisar na embreagem para o motor religar de imediato.

No painel do carro, após o desligamento do motor em uma parada, um símbolo mostra quando o sistema está ativo e funcionando. Em caso de paradas mais longas, que excedam 165 segundos, o motor entra em funcionamento sem a intervenção do motorista, garantindo a proteção da carga da bateria. O sistema Star&Stop também pode religar automaticamente o motor caso o vácuo do servo-freio baixe ou ainda se o carro atingir velocidade superior a 3 km/h.

Por trás desta simplicidade de operação existe muito trabalho de engenharia da Fiat: todo o sistema de partida do carro foi reformulado, desde o motor de arranque —desenvolvido especialmente para funcionar com mais frequência— até o gerenciamento eletrônico do novo equipamento.

A bateria de 60 Ah, garante partidas e recargas mais rápidas. Existe também o Sensor Inteligente de Bateria (IBS), que monitora não só a carga elétrica do acumulador como todo o consumo de eletricidade do carro enquanto o motor está desligado pelo S&S. Este sensor IBS trabalha direto ligado ao sistema de gerenciamento eletrônico do carro, garantindo que o S&S só atue quando a bateria estiver acima dos 75% de carga.

Ainda para garantir recargas mais rápidas da bateria, o alternador é especial, de 120 Ah. E mais, um estabilizador de tensão mantém constante a corrente elétrica para todo o veículo, mesmo durante as repartidas.

Com o ar condicionado funcionando, o sistema religa o motor automaticamente após 60 segundos para manter a climatização interna. Durante a parada, o ventilador interno do ar condicionado permanece em funcionamento, porém o compressor se desliga, pois ele depende do funcionamento do motor. Caso o motorista queira manter o ar da cabine mais frio, o sistema Start&Stop pode ser desligado a qualquer momento, por meio de um botão no painel frontal.

Para o funcionamento do S&S, o gerenciamento eletrônico checa diversos parâmetros, como porta e capô fechados, cinto do motorista afivelado, se o motor já terminou seu ciclo de aquecimento, se a velocidade superou 7 km/h por mais de 2 segundos, câmbio em ponto morto, além do pedal de freio acionado e carro parado. Só depois desta checagem eletrônica é que o Start&Stop começa a atuar. Tudo em milésimos de segundo.

Todo este gerenciamento é muito eficiente e o Uno traz a arquitetura eletrônica aperfeiçoada e o novo sistema CANbus, que passou de 11 bits para 29 bits. Isto torna toda a parte eletro/eletrônica do modelo mais rápida, suportando os novos recursos, inclusive os de conforto e segurança.

Novo Câmbio – Com o Uno 2015 a Fiat lança um novo conceito do câmbio Dualogic Plus, com botões no console no lugar da alavanca (isso foi usado nos Chrysler nos anos 1950, com botões seletores de marcha no painel), uma das grandes novidades do modelo. Esta transmissão automatizada é um meio termo entre o automático puro e o manual.

Lançado em 2008 no Fiat Stilo, passou a se chamar Dualogic Plus quando ganhou novas funções em 2012 com o Fiat Bravo. Agora chega com grande diferencial no Uno, trazendo o comando por botões no console e troca de marchas manual feita por “borboletas” localizadas atrás do volante. Trata-se da mesma sofisticação existente no Fiat 500 Abarth e em outros esportivos europeus.

No console, os cinco botões permitem fácil acionamento do novo câmbio: A/M (Automático/Manual), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e a tecla S (Sport), que aciona o modo de condução esportiva. Atrás do novo volante, as “borboletas” permitem trocas de marchas manualmente das cinco velocidades mesmo quando o câmbio está na posição automática.

Este novo câmbio ainda permite maior conforto no dia-a-dia. Toda vez que o motorista dá a partida no veículo, independente da operação realizada anteriormente, ele já reposiciona automaticamente a marcha em neutro (“N”). Além disso, para iniciar o movimento do carro e engatar a 1ª marcha, o condutor conta com duas opções: pressionar o botão Drive “D” no console ou acionar a “borboleta”.

O Dualogic Plus foi reprogramado para o Uno, oferecendo trocas de marchas mais suaves e rápidas. Ele também mantém as funções “Creeping” e “Auto-Up Shift Abort”, que garantem maior conforto ao dirigir, além de maior segurança nas manobras. Com a “Creeping”, as saídas e as manobras ficam muito mais confortáveis e seguras, inclusive em rampas leves (até 8% de inclinação). Basta tirar o pé do freio que o Novo Uno se movimenta lentamente, como num câmbio automático convencional.

O “Auto-up Shift Abort” é um sistema inteligente que identifica a rápida retomada de velocidade e aborta a troca para uma marcha superior, mantendo acelerações mais vigorosas, inclusive em ultrapassagens, com o motor em rotação mais elevada. Já em situações normais, o sistema prioriza a troca por marchas superiores para assegurar economia de combustível com o motor em rotação mais baixa.

Mais tecnologia – Além do Start&Stop e do câmbio Dualogic comandado por botões, o Uno é equipado com várias tecnologias que facilitam sua condução, além de aumentar o conforto e a segurança dos ocupantes: display de 3,5 polegadas no novo painel, de LCD e com iluminação branca. É bem completo, mostrando várias informações para auxiliar o motorista.

Nas versões mais básicas ele traz indicações como, por exemplo, a troca de marchas para uma condução mais econômica. Quando o display é o High (de série nas versões Way 1.4, Evolution 1.4 e Sporting 1.4) apresenta outras informações, como Trip A e B com consumo, distância percorrida e autonomia, informações do áudio, revisão do veículo, velocidade com leitura digital, temperatura (do motor e externa), econômetro digital, indicador de lâmpadas queimadas… são dezenas de dados, inclusive o número de horas de funcionamento do motor. Ainda existe a opção de configuração das funções, que traz mais informações no display, como a faixa de música em execução quando o rádio está sincronizado ao celular por Bluetoooth.

O novo rádio é 2 DIN, integrado ao painel frontal, e traz display maior e mais informações e conectividade. Ele conta com entrada USB/AUX no console central e pode ser sincronizado com celulares para receber e fazer chamadas. O sistema de áudio do Uno também apresenta melhora acústica, devido à adoção de novos alto falantes instalados na estrutura metálica das portas dianteiras, que receberam modificações para evitar interferência sonora e melhorar a reprodução de graves, adequando o som mais ao gosto do consumidor brasileiro.

A alavanca do pisca é nova e incorpora uma função bastante útil para mudança de faixa de rolamento: o “Lane Change”. Ele permite que um leve toque na chave de seta acione a função do pisca por cinco vezes. Já a “Emergency Stop Signaling” (ESS) atuada em freadas mais bruscas, acionando as luzes de alerta junto com as de freio, oferecendo maior segurança.

Os retrovisores externos elétricos agora trazem o “Tilt-Down”. Basta engatar a ré que o retrovisor externo direito automaticamente se reposiciona para baixo, mostrando a calçada e desníveis. Sensor de estacionamento traseiro também pode equipar a linha 2015 do Uno, desde a versão Attractive 1.0, e o novo modelo conta agora com vidros elétricos também para as portas traseiras, trazendo “one-touch”, anti-esmagamento e inibidor do comando traseiro.

EVOLUÇÃO DO ESTILO:

POR DENTRO

O interior do Uno é todo novo, desde o desenho e funcionalidade do painel e quadro de instrumentos até bancos, painéis de portas, comandos e porta-objetos. Ele surpreende pelos seus novos conteúdos, pela qualidade do material, pelo conforto e elegância.

Toda a parte interna foi revista nos pequenos detalhes, como a nova textura exclusiva do painel frontal e dos painéis das portas, que trazem a marca registrada do modelo e utiliza as letras da palavra UNO, aleatoriamente, como elemento decorativo.

O novo painel conta com mais elementos e ainda traz uma faixa horizontal que personaliza cada versão. As novas saídas de ar centrais agora estão dispostas verticalmente ao lado do rádio; já as saídas de ar laterais lembram turbinas e fazem contraste com as superfícies suaves que predominam no painel.

Também o quadro de instrumentos é novo, agregando ainda mais tecnologia. Seguindo a evolução do modelo, display novp e maior de LCD de 3,5 polegadas em alta resolução facilita a interface do motorista com o carro, dando maior clareza e conforto na leitura.  Ele oferece várias indicações no display. Dependendo da versão, vai desde as mais básicas, como nível de combustível e temperatura do motor, até informações para momento de troca de marcha, mensagens da tecnologia Start&Stop, câmbio Dualogic, Trip A/B, rádio e conexão Bluetooth.

As entradas AUX, USB e tomada 12V foram reposicionadas no console, tudo muito mais acessível e prático. No centro do novo painel, o equipamento de som foi valorizado com espaço maior, agora de 2 DIN.

O volante multifuncional foi criado especialmente para a linha 2015 em três acabamentos distintos, todos com textura e empunhadura mais agradáveis. Ele pode trazer os comandos do rádio, as funções do computador de bordo e as “borboletas” do câmbio Dualogic, e também pode ser regulável em altura.

Outra novidade do Uno 2015 está nos comandos dos vidros elétricos (inclusive os traseiros), posicionados mais à mão, agora nos painéis de portas. Os comandos dos retrovisores externos elétricos também ficam na porta do motorista. Novos bancos aumentam o conforto e também trazem novos tecidos exclusivos para cada versão do carro. O banco dianteiro do motorista ainda pode ser equipado com regulagem de altura e apoio de braço.

O Uno pode ter agora banco traseiro bipartido (60/40), com três encostos de cabeça e acompanhado por cinto de segurança de três pontos também para o passageiro central. Ele possibilita 16 configurações distintas. O banco traseiro recebeu o novo mecanismo de rebatimento “flip&fold”, permitindo que encosto e assento sejam dobrados para que se encaixem junto aos bancos dianteiros, aumentando a capacidade do porta-malas (690 litros).

Este conjunto dos novos bancos, painel, volante e comandos, somados ao novo desenho da manopla da alavanca de câmbio, resultam em melhor ergonomia e conforto.

Também oferece até 18 porta-objetos em diferentes locais, e até mesmo a tampa traseira interna do porta-malas permite guardar jornais e revistas.  Para completar, em algumas versões, ainda há console de teto e porta-óculos.

MAIS SILÊNCIO 

A linha 2015 do Novo Uno chega equipada com os motores de quatro cilindros, Fire Evo Flex 1.0 e 1.4, mas com um diferencial: toda a ancoragem e isolamento acústico da carroceria receberam inovações importantes, para aumentar o silêncio e o conforto a bordo.

Os números comprovam esta evolução: redução de aproximadamente 17% da vibração percebida no volante de direção com ar condicionado ligado; melhoria de até 20% no índice de articulação no interior do veículo. Isso significa que, o Uno 2015 passa a ter ambiente com conforto sonoro de carro de categoria superior.

Como a engenharia da Fiat chegou a esse resultado? Todo o aperfeiçoamento para isolar melhor o habitáculo dos ruídos e vibrações do conjunto motor/câmbio acontece com pequenas mudanças na estrutura frontal da carroceria, com reforço nas longarinas dianteiras, principalmente na esquerda, onde se apóia o coxim -que é totalmente novo- passando de um coxim radial para um coxim prismático. Agora o motor se apoia no coxim, no eixo horizontal, formando um conjunto mais rígido, o que garante uma maior filtragem de ruído e vibrações do motor no habitáculo.

LINHA COMPLETA

O Uno apresenta uma gama ainda mais completa para 2015, agora com sete versões. Vamos começar com as duas novas que acabaram de entrar, a Attractive 1.0 e a Evolution 1.4 com o exclusivo Start&Stop, depois vamos para as versões Way (1.0 e 1.4), e chegando na versão top do modelo, a Sporting 1.4. Todas com quatro portas e motorização flexível. A estas cinco somam-se as duas versões Uno Vivace 1.0 Flex (de duas e quatro portas), que mantêm a carroceria atual, mas também já são linha 2015.

Além de todas as versões, os carros podem ainda ser equipadas com dois conjuntos de personalização:

Kit Black&White – para o interior do carro: tecido exclusivo, ambiente interno na cor preta, maçanetas internas na cor preto brilhante, detalhes internos na cor branca (volante, quadro de instrumentos), faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Urban e sobre-tapetes exclusivos em carpete.

Kit Dark&Grey – para o exterior do carro: adesivo personalizado no capô e tampa traseira, retrovisores na cor cinza fosco, spoiler na tampa traseira na cor cinza fosco, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, faróis com máscara negra, revestimento externo nas colunas das portas, maçanetas na cor do veículo, grade dianteira na cor cinza fosco com anéis na cor preto brilhante.

VERSÕES E ITENS DE SÉRIE

Uno Attractive 1.0: direção hidráulica, airbag duplo, ABS, Lane Change, limpador e desembaçador do vidro traseiro, novo volante com detalhes na cor Grafite, econômetro, ESS (sinalização de frenagem de emergência), Welcome Moving, brake light e para-choques na cor do veículo. Opcionais: ar condicionado, sensor de estacionamento com visualizador gráfico, retrovisores externos elétricos com função Tilt Down, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento, rádio Connect MP3/WMA integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva voz Bluetooth e função Audio Streaming, travas elétricas, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve 14”, e muito mais.

Uno Way 1.0: todos os equipamentos de série do Attractive, mais as barras longitudinais no teto, faróis máscara negra, grade dianteira na cor preto brilhante com anéis na cor prata, retrovisores com luzes indicadoras de direção integradas na cor do veículo, moldura nas caixas de roda na cor cinza, faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Linio, conta-giros, frisos laterais das portas com inscrição Way. Os opcionais são os mesmos do Attractive.

Uno Way 1.4:  o mesmo “pacote” da Way 1.0 mais apoia-pé para o motorista, comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, computador de bordo A/B, console para porta-objetos no teto, porta-óculos, preparação para som, quadro de instrumentos com display de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas portas, volante com regulagem de altura. Esta versão ganha a mais como opcional o câmbio Dualogic® Plus e borboletas no volante para seleção das marchas.

Uno Evolution 1.4: Sistema Start&Stop, além de todos os itens da Attractive 1.0, mais apoia-pé para o motorista, comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, computador de bordo A/B, console para porta-objetos no teto, porta-óculos, quadro de instrumentos com display de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas portas, volante com regulagem de altura e rádio USB/MP3. Vem com grade dianteira pintada de preto brilhante, maçanetas e retrovisores -com pisca incorporado- na cor da carroceria.

Uno Sporting 1.4: A versão top de linha tem os mesmos itens de série da versão Evolution (menos Start&Stop e rádio com USB/MP3), mais rodas em liga leve exclusivas de 15 polegadas e pneus 185/60, faróis de neblina, ambiente interno na cor preta e também para-choques com desenho exclusivo, sendo que o traseiro traz dupla saída de escape central cromada. Em opcionais, como a versão Way 1.4, ela também traz o câmbio Dualogic® Plus e borboletas no volante para seleção das marchas.

Para 2015, o Uno tem uma boa lista de opção de cores: Branco Banchisa, Branco Kalahari, Preto Vulcano, Vermelho Alpine e Vermelho Modena (sólidas); Azul Netuno, Azul Maserati, Cinza Scandium, Laranja Ruggine, Prata Bari, Preto Vesúvio e Verde Amazon (metálicas).

GALERIA DE FOTOS UNO SPORTING:

Preços do novo Uno 2015

Uno 1.0 Attractive 2015: R$ 30.990
Uno 1.4 Evolution Start&Stop: R$ 34.990
Uno Way 1.0: R$ 31.490
Uno Way 1.4 2015: R$ 34.490
Uno Sporting 1.4 2015: R$ 36.650

Carroceria antiga
Uno Vivace 1.0 2p: R$ 26.370
Uno Vivace 1.0 4p: R$ 28.500


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