Finlândia transforma restos de perus de Natal em combustível

O Natal dos finlandeses só terminou esta semana, com o anúncio de resultados de uma campanha que transformou os restos dos perus das festas de final de ano em diesel reciclável.

peru-de-natal

A campanha chamou-se “Kinkkutemppu” (algo como “O truque do peru”) e foi organizada pela Federação da Indústria Química da Finlândia. A Neste, empresa que se apresenta como a maior do mundo na produção de diesel reciclável a partir de desperdícios e resíduos, foi uma das que atendeu à campanha e mostrou agora os seus resultados.

Numa iniciativa que envolveu também pontos de reciclagem e lojas, foram 40 mil os finlandeses que participaram com o encaminhamento dos restos dos seus perus de Natal. A Neste recebeu 12 toneladas de restos de gordura de peru transformando-as em 10 mil litros de diesel reciclável. Segundo um responsável da empresa, o combustível produzido “é suficiente para dar quatro voltas ao mundo”.

Apesar de não ser um combustível 100% livre de emissões, a Neste destaca que o seu “greeen diesel” produz 90% a menos de emissões que o diesel fóssil. O combustível reciclável foi comercializado nos postos de venda da empresa, com os lucros revertendo para entidades beneficentes.

Tags:

 

Sobre o Autor

Mais posts por | Visite o site de RICARDO CARUSO