LANÇAMENTO: Audi A5 Sportback

Fale o que quiser, mas sedã alemão é sedã alemão. Nesse caso pode ser ainda um cupê ou um hatch, tudo junto e misturado. A Audi está trazendo para o Brasil mais um modelo para engrossar seu portfólio de carros médios, o A5 Sportback. Parte sedã, parte cupê, parte hatch, o modelo de quatro portas é um dos principais lançamentos da marca para este ano.

por Marcos Cesar Silva – Fotos: Divulgação

Audi-A5-Sportback-01

O Sportback terá quatro versões, sendo duas opções de potência para o motor 2.0 turbo, duas de tração (dianteira ou integral) e quatro níveis de equipamentos. Os preços começam em R$ 190 mil e chegam aos R$ 269 mil.

Da mesma forma que com o A4, o novo A5 usa a plataforma MLB, para motor longitudinal, diferente da plataforma MQB (para motor transversal) usada, por exemplo, no A3. A carroceria é 15 kg mais leve que a anterior, e no total o carro é 85 kg mais leve que o A5 antigo (1.475 kg com tração dianteira).

2.0 TURBO

O motor já é velho conhecido, 2.0 turbo com variação de abertura do tempo das válvulas e do curso das válvulas (“Valvelift”), coletor de escapamento integrado ao cabeçote, válvula de alívio do turbo elétrica e sistema de dupla injeção de combustível, direta e indireta no duto de admissão. Elas atuam ao mesmo tempo em situações de carga parcial para maior eficiência de consumo e emissões.

Os A5 nas versões Attraction e Ambiente recebem a versão de 190 cv de potência máxima e 32,6 mkgf de torque máximo (que ocorre entre 1.450 e 4.200 rpm). A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 7,5 segundos e velocidade máxima é de 239 km/h. O motor do Ambition e Ambition Plus tem 252 cv e 37,7 mkgf (entre 1.600 e 4.500 rpm), com 6 segundos no 0-100 km/h e velocidade final de 250 km/h, limitada eletronicamente.

O motor mais potente trabalha com a tração integral permanente Quattro, mas as duas versões usam a transmissão automatizada de sete marchas e dupla embreagem S-Tronic.

O desenho do A5 Sportback é mais um exemplo do que os alemães rotulam de “função e forma”, sem que uma diminua a outra. O estilo impressiona e a tampa traseira traz outra funcionalidade ao modelo: a de er quase uma wagon. Nesta nova geração, aumentou em 1 cm a já generosa distância entre-eixos (2,82 metros); o comprimento é de 4,73 m.

Audi-A5-Sportback-11-1

Cada detalhe de seu desenho é bem cuidado, com destaque para os faróis e lanternas traseiras. São três modelos de faróis, todos com lâmpadas de xenônio e leds no alto, mais o opcional sistema Matrix LED, com 18 leds que se acendem de forma individual para evitar o ofuscamento de outros motoristas. Os faróis de neblina estão incorporados nos faróis principais; no lugar onde ficariam comumente estão os sensores de radar. O Cx é de 0,28, uma boa marca. Em toda a área do assoalho e parte inferior da suspensão foram aplicados acabamentos para diminuir a turbulência e melhorar a aerodinâmica.

O interior é muito bem cuidado, como de hábito nos Audi, com uma tela central para o multimídia no painel instrumentos digitais “Virtual Cockpit” a partir da versão Ambiente. A tela de 12,3 polegadas pode ser configurada com várias funções ou um grande mapa tridimensional; nesse caso conta-giros e velocímetro diminuem de tamanho. O comando da tela central -de 8,3 polegadas- é feito por touchscreen e botões no console, ou ainda controles por voz. Câmera traseira equipa só a versão top de linha.

MAIS RECURSOS

O A5 Sportback traz uma série de mimos. Interessante é o sistema -que faz parte do “pacote” Assistance Tour- opcional disponível a partir da versão Ambiente. É destinado à situações de “tráfego lento”: até 65 km/h o carro se orienta pelas faixas da via e pelo veículo à frente para controlar a velocidade e freio ou mesmo acionar o volante, sem interferências do motorista.  Outro opcional é o HUD, que projeta informações no para-brisa.

O porta-malas é espaçoso, com 480 litros de capacidade e acesso fácil por meio da grande tampa traseira, de acionamento elétrico. O banco traseiro é tripartido, e se for rebatido o volume de carga pode chegar aos 1.300 litros.

PREÇOS E CONTEÚDO

Audi A5 Sportback

Audi A5 Sportback

Tags:

 

Sobre o Autor

Mais posts por | Visite o site de RICARDO CARUSO