Nova marca popular da Volkswagen vai chegar ao Brasil

O primeiro modelo popular da Vokswagen depois do Fusca, desenvolvido em parceria com a chinesa FAW, será um SUV compacto especialmente concebido para aquele mercado. Será como voltar ao passado e pensar outra vez no “carro do povo”, como o próprio nome Volkswagen sugere.

wQ9as.Volkswagen

Durante a coletiva de anúncio dos resultados financeiros do grupo Volkswagen em 2016, o chefão da marca alemã no mercado chinês afirmou que os primeiros modelos desenvolvidos por uma nova marca “low cost” -com nome ainda indefinido- serão lançados em 2018. Jochem Heizmann disse que o primeiro resultado da parceria com a FAW (First Automobile Works), que será lançado com outra marca que não Volkswagen, será um SUV compacto especificamente desenvolvido o mercado chinês, onde custará cerca de US$ 6500.

Em 2019, serão lançados um sedã e um hatch, com as mesmas caraterísticas e preços oscilando entre US$ 8 mil e 11 mil, nas versões de entrada. Apesar destes novos modelos serem previstos inicialmente apenas para a China, a programação prevê que cheguem a outros mercados, como Índia, América Latina, Leste Europeu, região do Báltico e África. Ou seja, o Brasil está na pauta.

Este projeto de uma nova marca “low cost” da VW na China é separado do que foi anunciado recentemente, que prevê a produção de modelos pequenos especificamente para a Índia, projeto conjunto com a Tata Motors que envolve a Skoda.

O Grupo VW aproveitou para anunciarresultados financeiros positivos, com aumento importante das vendas da Skoda e da Porsche. O grupo alemão estima que os lucros cresçam 4% este ano (que no ano passado se materializaram em cerca de US$ 217 bilhões), apesar do “dieselgate”e outros esc6andalos, e que a margem operacional se situe entre os 6 e os 7%, comparativamente com os 6,7% do ano passado. Além disso, espera que as vendas de 2017 ultrapassem os valores recordistas de 10,3 milhões de unidades.

Em termos estratégicos, a VW continuará apostando em modelos ecológicos, prevendo lançar mais de uma dezena de modelos “eletrificados” neste e no próximo ano. Ao todo, está agendado o lançamento de mais de 30 carros elétricos até o início da próxima década.

Tags:

 

Sobre o Autor

Mais posts por | Visite o site de RICARDO CARUSO