Paolo Stanzani, morreu o pai do Lamborghini Miura

A Lamborghini está de luto, lamentando a morte de Paolo Stanzani, um dos grandes responsáveis por transformar a marca de tratores numa marca de carros esportivos de estrondoso sucesso.

paolo-stanzani-lamborghini

Nascido no dia 20 de julho de 1936, Paulo Stanzani formou-se em engenharia mecânica na Universidade de Bolonha aos 25 anos de idade. Apenas cinco anos após ter terminado o curso, foi contratado pela Automobili Ferruccio Lamborghini, numa época em que a marca produzia modelos como o 350 GT, 400 GT e Islero.

Foi então que o jovem engenheiro -junto com Giampaolo Dallara e o desenhista Marcello Gandini- começou a trabalhar num modelo que marcou o mundo do automóvel até aos dias de hoje, influindo na forma como os superesportivos são pensados e produzidos: o Lamborghini Miura.

paulo-stanzani-lamborghini-4

Passados mais de 50 anos, o Lamborghini Miura continua inspirando toda a indústria automotiva. Mas a história continua. Apenas quatro anos depois de ter entrado para a Lamborghini, Stanzani assumiu as funções de diretor-geral e diretor-técnico da marca, substituindo Giampaolo Dallara,  e lançando modelos como o Espada, Miura SV, Urraco e Jarama. Mas mais importante ainda, foi o grande impulsionador do Lamborghini Countach.

A Lamborghini Miura inspirou diversos esportivos fora de série aqui no Brasil, nos anos 1970 e 1980, e o próprio nome Miura foi adotado como marca naqueles esportivos gaúchos que causaram furor nos anos 1980.

Tags:

 

Sobre o Autor

Mais posts por | Visite o site de RICARDO CARUSO