TEST DRIVE: Toyota Etios Platinum 2017

Em geral, os sedãs pequenos são carros despojados, voltados para uma faixa de público de menor poder aquisitivo. Mas como dizia Joãozinho Trinta, “quem gosta de miséria é intelectual, pobre gosta mesmo é de luxo”, de vez em quando uma ou outra marca consegue transformar seus sedãs pequenos em carrinhos repletos de sofisticação.

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Por isso a Toyota trouxe de volta ao mercado brasileiro o Etios Platinum, nos modelos hatch e sedã, com foco naqueles consumidor que busca mais conforto e sofisticação, aliado à tradicional confiabilidade da marca.

Assim, o Platinum é o top da linha dos Etios. Ok, o carrinho não é um exemplo de beleza, mas destaca-se por itens como novas rodas de liga leve aro 15 de desenho esportivo, acabamento preto na coluna central, grade dianteira na cor do carro, máscara escurecedora na lanterna traseira, revestimento dos bancos em couro sintético e spoiler traseiro no sedã, entre outros. A grande novidade, contudo, é seu visual exclusivo, com para-choques dianteiro e traseiro e grade frontal diferenciados dos demais da linha, desenvolvidos pela engenharia brasileira.

A isso tudo se somam todos os aprimoramentos recebidos pelo restante da linha Etios para 2017, como melhoria no isolamento acústico, suspensão e direção elétrica recalibradas, painel de instrumentos digital com visor de 4,2 polegadas (o Toyota Smart Screen, único no segmento de carros compactos), motor 1.5 Dual VVT-i e transmissão automática de quatro velocidades são alguns destes aperfeiçoamentos.

O Etios Platinum 2017 sedã (o modelo avaliado por AUTO&TÉCNICA) não é um carro barato, e custa R$ 68.390. Mas é um Toyota, que raramente seduz pelo visual, mas garante confiança e confiabilidade.

MUDANÇAS

Por fora, o Etios Platinum 2017 ganhou novos para-choques dianteiros e traseiros, mais modernos e que garantem aspecto de maior robustez. A grade dianteira -na cor do carro- também foi modificada, e o sedã recebeu um discreto spoiler traseiro, proporcionando um toque de esportividade ao compacto.

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Outra novidade do top de linha é o desenho exclusivo das rodas de liga leve de 15 polegadas e as saias laterais inferiores. Lanternas traseiras escurecidas e sensor de estacionamento na cor do carro são outros diferenciais do Platinum.

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Por dentro, a série -que é tratada com especial pela marca- traz bom nível de conforto e itens que a credenciam como o top de linha dos Etios, com bancos que misturam couro natural e sintético, além do sistema multimídia Toyota Play, com áudio, TV digital, DVD, GPS, câmera de ré e Bluetooth.

Mesmo com esse preço o Etios é visto pelo consumidor como uma boa opção em termos de relação custo/benefício no mercado. Afinal, é um Toyota. O Etios Platinum tem diversos equipamentos de conforto e conveniência, como antena externa do tipo “short pole”; retrovisores externos com piscas integrados; Toyota Smart Screen; computador de bordo; apoio de braço no assento do motorista e banco traseiro com encosto rebatível.

O Platinum conta ainda com direção eletroassistida progressiva (EPS); ar condicionado manual; abertura elétrica e interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; cruise control; travas elétricas e alto-falantes e tweeters.

A função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista inserir o valor pago pelo litro do combustível, possibilita o cálculo e o monitoramento do valor gasto com combustível durante uma viagem. Entre os itens obrigatórios, o Etios Platinum 2017 possui airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.

MECÂNICA

Seguindo os demais Etios 2017, a versão Platinum é equipada com o motor 1.5 16V Flex, produzido na fábrica de motores da Toyota, em Porto Feliz (SP). O motor traz duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escapamento, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente, refletindo em melhor desempenho e menor consumo.

O motorzinho 1.5 é bastante eficiebte, com seus 107 cv de potência máxima a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 102 cv, também a 5.600 rpm, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 rpm, é de 14,7 mkgf (com etanol) e de 14,3 mkgf (com gasolina). Comparada à versão anterior, com este motor, o ganho em torque foi de 11% e, de potência, 11 cv.

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O motor tem bloco e cabeçote de alumínio, e oferece bom desempenho e consumo de combustível. Os Etios 2017 não utilizam o tanquinho auxiliar de partida a frio, trazendo novos bicos injetores com sistema de pré-aquecimento. O sistema de ar-condicionado foi aprimorado, com a introdução de um compressor com software mais avançado. Com ele, após um período constante de uso do equipamento, o veículo é capaz de desligar o sistema por alguns segundos e religar automaticamente, a fim de não roubar potência do motor, auxiliando na economia de combustível. Outra evolução da linha 2017 do Etios presente também no Platinum é a direção eletroassistida progressiva que foi recalibrada, garantindo boa dirigibilidade e mantendo os raios de giro de 4,9 m no sedã (4,8 m no hatch).

Paralo a isso, o desempenho dinâmico do modelo melhorou com o ajuste da suspensão. Molas e amortecedores foram recalibrados, tornando-o ainda mais estável e confortável no uso diário. Interessante num veículo desse porte é a nova transmissão automática de quatro velocidades, cujo diferencial é o software de gerenciamento AI Shift Control (Inteligência Artificial de Controle de Trocas, em tradução livre). Essa tecnologia analisa a condição de uso do veículo (ladeiras, trânsito etc.) e a posição do pedal do acelerador, selecionando e mantendo a marcha mais adequada para cada situação de condução.

Como resultado, o motorista tem uma sensação agradável de conforto ao dirigir, com a percepção de trocas suaves e respostas rápidas, além de ótima aceleração e agilidade na retomada.

DIGITAL

Sendo a versão top de linha do Etios, o Platinum surpreende pelo bom acabamento interno, com ares de sofisticação que até fogem da proposta do carro. O painel de instrumentos foi melhorado com um display de 4,2 polegadas de alta resolução, o chamado Toyota Smart Screen. Nele, dois grandes círculos reúnem as informações de bordo: o do lado direito mostra o conta-giros e o termômetro do motor, o esquerdo, o velocímetro e o indicador de combustível.

A tela exibe também diversas informações sobre condução, em projeção tridimensional, entre elas a marcha que está sendo utilizada na transmissão automática. Outro item que proporciona sensação de exclusividade é a iluminação clear blue do painel de instrumentos, para os indicadores de velocidade e rotação do motor, sistema de áudio, relógio e ar-condicionado. A intensidade da luz pode ser regulada conforme a preferência do motorista. Há quem critique os instrumentos em posição central, mas ao nosso ver, isso é mais um diferencial do modelo do que um problema.

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Para a linha 2017 do Etios, a Toyota aprimorou os sistemas de segurança do modelo, com a inclusão do encosto de cabeça e do cinto de segurança de três pontos para o passageiro central do banco traseiro e do sistema de ancoragem de cadeiras de crianças ISOFIX.

Por lei, há airbag frontal duplo e freios ABS (com distribuição eletrônica de frenagem, EBD), que ganhou nova geração do software, assegurando o controle direcional em frenagens de emergência.

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CONCLUSÃO

O Etios Platinum 2017 está disponível em três cores – Prata Lua Nova, Branco Perolizado e Preto Infinito. Goste ou não de seu estilo, a trajetória de sucesso do Etios no mercado brasileiro é incontestável. Resumindo, é um carrinho pouco atraente, mas simpático. O conjunto mecânico, além de ser confiável, transmite a segurança digna dos carros da marca. O espaço interno é bom, o nível de equipamento do Platinum está correto e há arremedos de luxo por todos os lados. Mesmo custando R$ 68.390, é uma opção que deve ser considerada. Afinal, que carro é barato no empobrecido, quase miserável, Brasil de hoje?

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