Slide

TSI: VW up! ganha motor 1.0 turbo

Compartilhe!

A Volkswagen apresentou o up! TSI, modelo que é uma revolução para o mercado brasileiro no que diz respeito a motores, combinando alta eficiência energética com desempenho e prazer ao dirigir. O modelo é o mais rápido e econômico da categoria no mercado brasileiro.

a1

A novidade traz todas as boas características do up! em termos de segurança e inovação, agora aliadas ao novo motor 1.0 TSI Total Flex, o primeiro motor nacional com injeção direta, turbocompressor e flex. Este novo motor 1.0 TSI Total Flex, da “família” EA211, é um dos mais avançados da Volkswagen no mundo e o mais moderno fabricado pela empresa no País.

Fabricado em São Carlos, SP, o motor TSI Total Flex foi desenvolvido segundo critérios de eficiência energética (com menor consumo de combustível e reduzindo as emissões) combinada com alto desempenho e robustez, para permitir ao up! TSI proporcionar mais prazer ao dirigir, É o mais compacto motor de alto desempenho feito no País. Em seu desenvolvimento, o up! TSI rodou mais de 1,6 milhões de quilômetros e o motor foi submetido a extensos testes em dinamômetro que somaram mais de 14.600 horas. O novo motor obteve a excelente marca de consumo energético de 1,44 MJ/km, com classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO.

ECONÔMICO

Dessa forma, além de ser um dos modelos mais seguros do Brasil e o mais inovador de seu segmento, o up! TSI se consagra como o mais econômico entre todos os modelos equipados com motor flex no País. A eficiência energética do up! TSI está acima inclusive da obtida por modelos sem ar-condicionado e sem direção com assistência.

A potência máxima é de 101 cv a 5.000 rpm, com gasolina, e de 105 cv à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de 16,8 mkgf, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O up! TSI acelera de zero a 100 km/h em 9,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 184 km/h (etanol), em função da excelente relação peso/torque do modelo, que é de 56,6 kg/mkgf. Com gasolina, o up! TSI sai da imobilidade e chega aos 100 km/h em 9,3 segundos e alcança a velocidade máxima de 182 km/h.

O up! TSI está disponível exclusivamente com a carroceria de quatro portas, nas versões move up!, high up!, black up!, red up!, white up! e cross up!. Todos trazem uma série de recursos eletrônicos de segurança, como M-ABS (controle de tração), alerta de frenagem de emergência e MSR (regulagem do torque do freio motor), entre outros.

Já a partir da versão move up! TSI, o modelo é equipado com ar-condicionado, direção elétrica e vidros e travas elétricos, entre outros itens valorizados pelos clientes. Somando-se o novo motor às qualidades do carro, o resultado é uma boa relação custo/benefício.

speed up!

A importância da chegada desse motor é tão grande para a Volkswagen que o up! recebeu uma nova versão especial e exclusiva: o speed up!, Além disso, todas as versões do up! TSI são equipadas, de série, com ar-condicionado, direção elétrica, coluna de direção ajustável, sistema de som com CD-player, leitor de MP3, entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth, vidros dianteiros e travas elétricos e pneus “verdes” (que oferecem menor resistência ao rolamento), entre outros itens.

No visual, o speed up! faz uma “homenagem” a modelos esportivos consagrados da marca, como o Gol GT e o Gol GTi, trazendo identidade exclusiva e esportividade. Oferecido unicamente na cor branca, o speed up! diferencia-se, na dianteira, pela área central do para-choque pintada na cor preto ninja, com os aros dos faróis auxiliares em chrome effect.

Nas laterais, o speed up! exibe os retrovisores e faixas alusivas à versão na cor azul, cujo grafismo é clássico. “No speed up! o azul nos retrovisores e nas faixas laterais remete aos conceitos BlueMotion e Think Blue, de sustentabilidade”, explicou o diretor de Design & Package da Volkswagen para a América do Sul, Luiz Alberto Veiga. Ainda nas laterais se destacam os defletores e as rodas de liga leve de 15 polegadas -modelo “zurique II”- exclusivas da versão, que na cor preta e diamantadas, reforçam o visual esportivo do speed up!.

A parte traseira reserva outros destaques: o para-choque é exclusivo e traz defletor pintado de preto; a tampa do porta-malas é pintada de preto ninja, com o logo TSI; a tampa traseira preta foi adotada em todas as versões do up! equipadas com o novo motor 1.0 TSI Total Flex, diferenciando-as do up! com o motor MPI. Outro destaque exclusivo do speed up! é o teto pintado também em pretoa. “O teto e a tampa traseira pintados em preto ‘integram’ essas regiões do carro e trazem mais esportividade ao speed up”, afirmou Luiz Veiga.

O interior do speed up! traz ambientação exclusiva, toda em tons escuros. O revestimento do teto e das colunas é na cor preta. “As cores escuras tornam o ambiente mais esportivo”, explica Veiga. O acabamento do painel é sempre na cor preto brilhante e traz o nome da série. Os bancos são revestidos em couro sintético “native”.

CRESCEU

Com a adoção do novo motor TSI o up! cresceu 40 mm, passando para 3,64 metros de comprimento. Esse acréscimo ocorreu no balanço (distância entre o centro da roda e a extremidade do veículo) dianteiro, agora de 625 mm , mas ainda assim muito curto. O balanço traseiro é igualmente curto, 599 mm. De largura o modelo mede 1,64 m (sem retrovisores), com 1,50 m de altura. As dimensões compactas evidenciam a esportividade do up! TSI. Por outro lado, a distância entre-eixos é grande (2,42 m), permitindo utilizar de forma inteligente o espaço interno disponível.

Colabora para que o up! TSI tenha baixo consumo de combustível seu refinamento aerodinâmico. Com Cx de 0,367, o up! TSI alcança desempenho aerodinâmico exemplar em sua categoria. Como resultado, obtem-se, além do menor consumo de combustível, conforto a bordo. Em conjugação com a área frontal do veículo de 2,08 m², o arrasto aerodinâmico total do up! TSI atinge um valor muito bom.

Os números de consumo de combustível, declarados conforme o INMETRO, segundo norma NBR 7024, são de até 13,8 km/litro na cidade e 16,1 km/litro na estrada, quando abastecido com gasolina (E22). Com etanol (E100) no tanque, o up! TSI é capaz de percorrer 9,6 km/litro na cidade e 11,1 km/litro na estrada. Conforme a conição, marcas acima dos 20 km/litro são normais.

Todos os avanços do novo motor 1.0 TSI viabilizaram a adoção de um novo conceito para a transmissão MQ200 manual de cinco marchas que equipa o up! TSI. Chamado downspeeding, esse conceito representa a redução das rotações do motor, com consequente redução do atrito e do consumo de combustível, por meio da adoção de marchas mais longas. O downspeeding é possível graças à oferta de torque em baixa rotação e às ações realizadas no motor para aumento da eficiência de funcionamento do turbo –que é pequeno e de baixa inércia– e ao desenho do sistema de admissão.

No up! TSI as relações de transmissão são as mesmas do modelo com o motor MPI. Mas a relação do diferencial foi alongada em 26%, sendo agora de 3,625:1. Isso faz com que o motor trabalhe em rotações incrivelmente baixas quando o up! TSI trafega em estradas, por exemplo. Em 5ª marcha, a 100 km/h, o motor está girando a aproximadamente 2.300 rpm. O baixo regime de giro colabora sensivelmente para a redução do consumo de combustível e para maior conforto a bordo do up! TSI.

MUITA ELETRÔNICA

O up! TSI é equipado em todas as suas versões com o controle de tração M-ABS. O controle de tração tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor.

O up! TSI traz em todas as versões um dos mais modernos sistemas ABS da categoria, composto por outros recursos de segurança, como o EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado.

O sistema EBD distribui eletronicamente as forças de frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro, garantindo a estabilidade e a segurança.

O ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema aciona as luzes de frenagem de forma intermitente na frequência de 3Hz. Após essa frenagem, com o veículo estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta na frequência de 1,25Hz, indicando que o veículo está parado.

O up! TSI também traz o sistema MSR (Motorschleppmomentregelung ou Controle do Efeito Freio Motor), que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor. Esse sistema atua quando o motorista libera rapidamente o pedal do acelerador e nas reduções de marcha, aumentando o torque através do controle do acelerador eletrônico.

Outro recurso presente é o GMA (Giermomentaufbauverzögerung ou Controle do Momento de Giro), que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito. O sistema também proporciona diferentes forças de frenagem no momento da desaceleração até que a rotação das rodas seja equalizada.

Além disso, o up! TSI foi equipado com molas e amortecedores com nova calibração, mais esportiva. Os amortecedores possuem batente adicional de tração, que controlam adequadamente o movimento vertical das rodas sob ondulações e condições críticas de rodagem. Sua construção, assim como das molas de suspensão, é compacta, leve e muito resistente.

No eixo dianteiro o up! TSI é equipado com suspensão do tipo McPherson, com sub-chassi de conceito crossmember e braços de controle transversais construídos com aços de composição especial – o que torna sua construção leve, compacta e muito resistente. As mangas de eixo também seguem o conceito lean (leve e compacto) e foram construídas em ferro fundido, com as guias do freio dianteiro integradas, reduzindo o peso do conjunto.

O eixo traseiro do up! TSI tem conceito interdependente, com perfil de torção tipo “ômega” e suportes de mola ligados ao perfil. Os braços longitudinais foram desenhados com secções variadas ao longo do perfil, que no conjunto permitem ao eixo ter peso reduzido, alta resistência mecânica e elevada rigidez lateral e torcional. Essas características são diretamente responsáveis pela excelente dirigibilidade do up! TSI, uma referência na categoria.

O up! TSI possui ainda barra estabilizadora dianteira de série, intensificando o controle do veículo em curvas para proporcionar ao motorista a melhor sensação de estabilidade e segurança ao dirigir.

Com a manutenção do baixo peso e a aplicação de diversas tecnologias para reduzir consumo de combustível, o up! é exemplo de eficiência sobre rodas. O modelo é equipado com pneus “verdes”, que oferecem menor resistência ao rolamento, nas medidas 14 ou 15 polegadas.

O sistema de freios é com disco nas rodas dianteiras com 256 mm de diâmetro, garantindo maior segurança. Na traseira, os freios são a tambor, com 200 mm de diâmetro. O servofreio de 9 polegadas otimiza a força de frenagem. Um aspecto inovador do sistema é que os freios trazem dois estágios de atuação. Em frenagens suaves é priorizada a melhor modulação da desaceleração.

Por outro lado, se uma maior força de frenagem é necessária, o segundo estágio é ativado, com ampliação da assistência do servofreio. Isso reduz a “força no pedal” necessária durante frenagens fortes e diminui os espaços de frenagem, melhorando a segurança. O up! também traz de série freios ABS com EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem).

VERSÕES

Em todas as opções do up! TSI a lista de equipamentos de série é completa, integrando itens como ar-condicionado, direção elétrica com coluna ajustável, vidros dianteiros, retrovisores e travas elétricos, sistema de som com CD-player, leitor de arquivos mp3, entradas USB e auxiliar com quatro alto-falantes e dois tweeters e conexão Bluetooth, entre outros.

O up! TSI oferece oito opções de cores para a carroceria, sendo três sólidas (branco cristal, preto ninja e vermelho flash) e cinco metálicas (cinza quartzo, prata lunar, prata egito, azul night e prata sírius). O cross up! tem oferta exclusiva da cor sólida amarelo saturno. São, ao todo, sete diferentes desenhos de rodas ou calotas, que variam conforme a versão. O speed up! é oferecido apenas na cor branco cristal.

move up! TSIO move up! TSI vem equipado de fábrica, além de ar-condicionado e direção elétrica com coluna ajustável, sistema “keyless” de alarme com comando remoto e chave “canivete” e rodas de 14 polegadas com calotas “bristol” e pneus “verdes”, nas medidas 175/70-14.

São também de série espelhos retrovisores com regulagem elétrica e luzes indicadoras de direção integradas “side blinker”, maçanetas na cor do veículo e itens como antena no teto e faróis com máscara escurecida. Na cabine há detalhes como acabamento em “chrome effect” no painel, maçanetas com acabamento “siberian”. O porta-malas “s.a.v.e.” é item de série a partir dessa versão.

O move up! TSI conta também com o “infotrip”, computador de bordo com 10 funções; quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa. Como opcional o move up! TSI oferece apenas um “pacote”, que integra o “park pilot”, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve aro  14” “amsterdam” e faróis e lanternas de neblina.

high up! TSIA versão high up! é equipada com rodas de liga leve aro 15 e  pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60-15. Traz, além dos itens disponíveis no move up!, faróis e lanterna de neblina, bancos revestidos em tecido com faixa em couro sintético “native” e volante com apliques em preto brilhante.

Há cinco opções de cores para o acabamento do painel e duas opções de ambientação interna (escura preto “titan” ou na clara cinza “dublin”). O high up! TSI também traz de série sensor de estacionamento traseiro “park pilot”.

black up! TSI, red up! TSI e white up! TSI – As versões mais equipadas do up! são disponíveis nas três cores de seus nomes –preta, vermelha e branca-  e se diferenciam externamente pelos retrovisores, frisos laterais e aro dos faróis de neblina em “chrome effect”, soleira das portas dianteiras com aplique em alumínio e pelas rodas de 15 polegadas com design “berlin” (com pneus “verdes” nas medidas 185/60-15), com o fundo da parte central pintado conforme o nome da versão (preto, vermelho ou branco). Na versão white up! a roda é toda branca.

Na cabine, há revestimento de couro sintético “native” para as alavancas de transmissão, do freio de estacionamento e para o volante, que tem apliques em preto brilhante. Os bancos são revestidos em tecido estilizado, com faixa em couro sintético “native” e costura diferenciada.

cross up! TSIA lista de equipamentos do cross up! é baseada na do high up!. O cross up! é equipado de série com rodas de liga leve diamantadas de 15 polegadas “zurique”, também exclusivas da versão.

O visual diferenciado do cross up! TSI é marcado por vários elementos exclusivos em sua carroceria e no seu interior. Os faróis auxiliares são itens de série para a versão e possuem aros cromados.  Na lateral, os apliques em plástico preto nas caixas de roda também colaboram para ressaltar a robustez do cross up! TSI e conferem ao modelo proteção extra no uso diário.

No interior do modelo há detalhes exclusivos no volante de direção e na soleira das portas dianteiras. As alavancas de câmbio e do freio de estacionamento são revestidas em “native”. Os bancos têm revestimento exclusivo em tear “hydra” cinza – o tecido possui embossagem especial e a faixa lateral é em vinil. O nome da versão está gravado no encosto do banco. O painel possui detalhes em “chrome effect”.

speed up! – Já a lista de itens de série do speed up! é baseada na do black/white/red up! TSI, com as exclusivas rodas zurique II, de 15 polegadas. Estão incluídos bancos revestidos de couro sintético “native”’; alavancas de câmbio e freio de estacionamento, mais o volante, também são revestidos desse material.

O modelo é oferecido unicamente na cor branca, com os retrovisores laterais pintados na cor azul.

Veja os preços da linha 2016 do up!:

  • take up! 1.0 MPI: R$ 30.660
  • move up! 1.0 MPI: R$ 40.390
  • move up! 1.0 TSI: R$ 43.490
  • cross up! 1.0 MPI: R$ 43.930
  • high up! 1.0 MPI: R$ 44.940
  • cross up! 1.0 TSI: R$ 47.030
  • high up! 1.0 TSI: R$ 48.040
  • red/white/black up! 1.0 TSI: R$ 48.690
  • speed up! 1.0 TSI: R$ 49.990

 


Compartilhe!
1713508434