Última hora

Infiniti apresenta primeiro motor com taxa de compressão variável

Compartilhe!

Quando você acredita que não há muito mais a se inventar em termos de automóveis, surge uma ou outra novidade. A evolução da técnica na indústria automotiva está bastante acelerada nos últimos anos, pertencendo agora à Infiniti o anúncio mais recente neste campo das novidades. A marca de luxo da Nissan apresentou o primeiro motor com taxa de compressão variável, que vinha sendo desenvolvido nas últimas duas décadas de pesquisa: é o VC-T.

INFINITI-VC-T-engine-14-August-2016-F3-42k

O seu desenvolvimento teve início em 1998, com a Infiniti criou este motor de quatro cilindros e 2.0 litros mais turbo, para chegar à potência de 270 cv. Considerado pela própria companhia como um dos motores mais avançados do mundo, é um passo adiante no que diz respeito à combustão interna, por remover a limitação imposta pela taxa de compressão fixa. Ao invés disso, o motor VC-T dispõe de capacidade de se “transformar”conforme as necessidades, aumentando ou reduzindo a capacidade dos cilindros. Não explica bem como isso acontece.

Em consequência, a cubicagem do motor altera-se e a compressão pode variar de 8:1 (para o máximo desempenho) e os 14:1 (para maior eficiência). O motor da Infiniti se beneficia de uma avançada unidade de controle eletrônico, que permite aplicar de forma automática a taxa de compressão otimizada dependendo do modo de condução do momento.

A marca espera obter com isso o melhor em desempenho e consumo, além de reduzir igualmente os níveis de vibrações e de ruído. A Infiniti promete ainda que este novo e avançado motor será mais leve e compacto do que os motores convencionais de igual cilindrada.

INFINITI-VC-T-engine-14-August-2016-R3-42k

“A tecnologia VC-T é um passo de mudança importante para a Infiniti. É um avanço revolucionário rumo à otimização da eficiência do motor de combustão interna. Este avanço tecnológico oferece a potência de um motor turbo a gasolina de alta performance com elevado nível de eficiência ao mesmo tempo”, referiu Roland Krüger, chefão da Infiniti.

Mais detalhes serão apresentados no Salão de Paris.


Compartilhe!
1716773244