Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Infiniti apresenta primeiro motor com taxa de compressão variável

Compartilhe!

Quando você acredita que não há muito mais a se inventar em termos de automóveis, surge uma ou outra novidade. A evolução da técnica na indústria automotiva está bastante acelerada nos últimos anos, pertencendo agora à Infiniti o anúncio mais recente neste campo das novidades. A marca de luxo da Nissan apresentou o primeiro motor com taxa de compressão variável, que vinha sendo desenvolvido nas últimas duas décadas de pesquisa: é o VC-T.

INFINITI-VC-T-engine-14-August-2016-F3-42k

O seu desenvolvimento teve início em 1998, com a Infiniti criou este motor de quatro cilindros e 2.0 litros mais turbo, para chegar à potência de 270 cv. Considerado pela própria companhia como um dos motores mais avançados do mundo, é um passo adiante no que diz respeito à combustão interna, por remover a limitação imposta pela taxa de compressão fixa. Ao invés disso, o motor VC-T dispõe de capacidade de se “transformar”conforme as necessidades, aumentando ou reduzindo a capacidade dos cilindros. Não explica bem como isso acontece.

Em consequência, a cubicagem do motor altera-se e a compressão pode variar de 8:1 (para o máximo desempenho) e os 14:1 (para maior eficiência). O motor da Infiniti se beneficia de uma avançada unidade de controle eletrônico, que permite aplicar de forma automática a taxa de compressão otimizada dependendo do modo de condução do momento.

A marca espera obter com isso o melhor em desempenho e consumo, além de reduzir igualmente os níveis de vibrações e de ruído. A Infiniti promete ainda que este novo e avançado motor será mais leve e compacto do que os motores convencionais de igual cilindrada.

INFINITI-VC-T-engine-14-August-2016-R3-42k

“A tecnologia VC-T é um passo de mudança importante para a Infiniti. É um avanço revolucionário rumo à otimização da eficiência do motor de combustão interna. Este avanço tecnológico oferece a potência de um motor turbo a gasolina de alta performance com elevado nível de eficiência ao mesmo tempo”, referiu Roland Krüger, chefão da Infiniti.

Mais detalhes serão apresentados no Salão de Paris.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español