Injeção de água no motor: como funciona
Solução introduzida nos tempos recentes pelo BMW M4 GTS, o recurso de injetar água na câmara de combustão ajuda a aumentar a potência e resposta do turbo sem prejudicar os componentes internos, além de reduzir a temperatura, tudo sem prejudicar a combustão ou a confiabilidade do motor.
Em 2015 a BMW lançou com o M4 GTS uma tecnologia, desenvolvida pela Bosch e disponível também para outros fabricantes, que permite a injeção de água no motor. Todos sabem que, normalmente, ter água circulando pelo motor não é algo exatamente positivo e desejável, mas neste caso foi encontrada uma solução que garante melhor resposta do motor sem causar qualquer dano. É verdade que a injeção de água no motor não foi descoberta agora (aviões da Segunda Guerra usaram o recurso e a Oldsmobile já utilizou a solução nos anos 1960), mas ela ressurge e foi explicada pelo canal Engineering Explained.
Como recordou a BMW quando lançou o M4 GTS, esta injeção de água no motor permitiu aumentar a potência do esportivo para os 500 cv e o torque para os 60 mkgf, mas mantendo as emissões ao nível do M4 normal. Além de permitir aumento de potência do motor em cerca de 10%, outro ponto positivo é a possibilidade de usar taxas de compressão mais elevadas.
Ou seja, uma série de vantagens, a um custo aparentemente não tão elevado.