Interlagos reencarnado: Alpine atualiza o A110 e prepara a versão elétrica

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A francesa Alpine apresentou uma versão atualizada de seu único modelo, o A110. reencarnação do que conhecemos por aqui como Willys Interlagos. É a segunda vez que o esportivo com motor central recebe modificações desde a sua estreia no Salão de Genebra de 2017, com as alterações mais recentes trazendo novas tecnologias e uma linha de modelos expandida.

por Ricardo Caruso

2022 Alpine A110

Um top de linha em termos de desempenho, o A110 S, foi adicionado em 2019, trazendo aumento na potência sobre o A110 padrão e suspensões com ajustes mais agressivos. Para 2022, um novo A110 GT se juntará à linha, ostentando o mesmo aumento de potência que o A110 S, mas com detalhes internos e calibragens mais adequadas com o sobrenome GT, honrando assim a sigla.

2022 Alpine A110

O A110 GT está sendo lançado com a cor especial “Thunder Grey”. Ele também possui um emblema “GT” na parte traseira e nas soleiras das portas, além de itens de luxo, como bancos de couro com costura contrastante, sistema de auxílio ao estacionamento com sensores e uma câmera de ré. O carro também vem de fábrica com rodas de 18 polegadas e freios Brembo com pinças de 12,6 polegadas, ambos maiores do que o que é aplicado no A110.

2022 Alpine A110

O A110 S possui bancos esportivos Sabelt como item de série, bem como pedais de alumínio e revestimentos dos bancos em microfibra com costura em contraste. O A110 S também possui rodas de 18 polegadas e pinças de freio de 12,6 polegadas, mas com pneus mais largos do que no A110 GT. Os pneus de série são Michelin Pilot Sport 4s, mas quem gosta de acelerar pode optar pelos semi-slicks Michelin PS Cup 2 Connect.

2022 Alpine A110

Novidade para o A110 S é um “pacote” aerodinâmico disponível. O “kit” inclui detalhes de fibra de carbono, incluindo um “spoiler” na frente, asa traseira e elementos da parte inferior da carroceria e, quando instalado, ajudará grande força descendente adicional. A Alpine cita uma velocidade máxima de 273 km/h para o A110 S equipado com o kit. O tempo de zero a 100 km/h também é estimado em cerca de 4,2 segundos.

2022 Alpine A110

Todas as três versões do A110 são movidas por um motor de quatro cilindros em linha, 1.8, turbo, acoplado a um câmbio de dupla embreagem e 7 velocidades, com tração apenas na traseira. O A110 de entrada vem com 248 cv. O A110 GT e o A110 S vêm com 296 cv. Claro que esses números não parecem muito, mas este é um carro que pesa menos de 1300 kg.

2022 Alpine A110

Todas as versões também vêm com sistema de multimídia atualizado que conta com uma tela “touchscreen” de 7 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. O sistema também entende alguns comandos de voz. Outra novidade é a Alpine Telematics (padrão no A110 S), recurso que apresenta, em tempo real, métricas importantes como pressão de turbo, temperatura da caixa de câmbio, torque, potência, ângulo do volante e aceleração. Há também um cronometro integrado para os tempos em pistas, por exemplo.

2022 Alpine A110

As entregas da linha A110 atualizada começam no próximo mês de março nos mercados onde a marca francesa opera, o não inclui os Estados Unidos e Brasil.

2022 Alpine A110

As atualizações devem manter as vendas do A110 em açta principalmente na Europa, até que a Alpine faça sua transformação elétrica em meados da década. A Alpine está trabalhando em pelo menos três veículos elétricos , o primeiro deles com previsão de entrega para 2024. Eles incluem um SUV, um hot hatch e um carro esporte. O carro esporte está sendo desenvolvido em parceria com a Lotus na nova plataforma E-Sports da marca britânica .

2022 Alpine A110

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