INVASÃO CHINESA
Depois de apresentar o J5 no começo desta semana, a Jac Motors tem exibido o J2 nas ruas de São Paulo, sem nenhum disfarce.
Aos poucos, a Jac vai tentando perceber a reação do público com seu mais novo produto: o J2. Várias pessoas em diferentes lugares, e várias vezes no mesmo dia, tiraram foto do veículo sem dificuldade, e sem muita camuflagem, recurso utilizado quando a montadora quer manter pelo menos algum suspense ou segredo do lançamento.
O J2 já havia sido apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2010, mas esta versão é diferente. O modelo que foi apresentado ano passado tinha motor 1.0, enquanto o que está rodando pela cidade tem o mesmo que equipa o J3: um 1.4 16V, de 108 cavalos de potência, conforme a montadora chinesa adiantou ano passado no mesmo salão. A Jac não informou se haverá versões com câmbio automático, o que será lançado no Brasil tem transmissão manual de cinco velocidades. A versão flex só deve chegar ao país em 2013. O carro ficou mais robusto que o apresentado ano passo, e mede 3,96 metros de comprimento e 1,65 m de largura.
A novidade da Jac está prevista para chegar ao Brasil entre setembro e outubro deste ano, coincidentemente próximo ou na data do Salão do Automóvel. Toda essa demora, deve-se muito à questão do IPI, que ainda não foi resolvida pelo governo. Com a fábrica da Jac Motors anunciada na Bahia, a montadora espera ser beneficiada pelo governo na taxação de seus produtos.
Outra questão é o preço. O J2 será o carro de entrada da marca, e vai rivalizar com o Chery Face e com o Kia Picanto. Este último, tem preço inicial em R$ 39.900,00 o que torna inviável para a Jac, sendo que o J3 pode ser comprado por R$ 36.900,00. A diretoria da Jac discute o valor do carro, porque ele não pode ser tão caro quanto o Kia Picanto, nem ter preço próximo do J3, porque rivalizaria com um produto da marca, cometendo o que chamamos de canibalismo. Alguns executivos se agradam com o valor de R$ 33 mil, mas não existe nada definido.
O novo veículo asiático a invadir o mercado brasileiro, chega bem equipado com condicionador de ar, direção hidráulica, trio elétrico, airbag duplo, freios ABS com EBD e rádio/CD/MP3 com entrada USB de série. No Salão do Automóvel no final do ano, vamos saber quem é realmente este carro, por enquanto, nos resta acompanhar suas aparições.