Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Volvo Iron Knight, o Usain Bolt dos caminhões

Compartilhe!

O novo recordista mundial em provas de arrancada de caminhões é a Volvo. O “Iron Knight”, ou “Cavaleiro de Ferro”  bateu dois recordes mundiais em provas de arrancada de zero a 500 metros e de zero a 1000 metros, com a marca sueca conseguindo assim estabelecer os dois recordes a que se propunha, criando o caminhão mais rápido do planeta. 

Pilotado por Boije Ovebrink, este caminhão foi completamente revisto e trabalhado para desempenho realmente excepcional, apenas com alterações ligeiras no motor e na transmissão I-Shift Dual Clutch, com os engenheiros que trabalharam no modelo encontrando novas formas de unir estética e funcionalidade.

“Este recorde mostra que a nossa caixa de câmbio de dupla embreagem I-Shift tem potencial enorme e que não desaponta em situações mais extremas. O fato de que o recordista mundial usa a mesma caixa que é encontrada nos nossos caminhões FH de série é algo de que nos orgulhamos bastante”, explicou Claes Nilsson, chefão da Volvo Trucks.

Assim, o Volvo FH obteve velocidade média de 169 km/h e tempo de 21,29 segundos na aceleração de zero a 1000 metros, batendo o recorde mundial. No mesmo evento, bateu igualmente o valor de aceleração de zero a 500 metros, cruzando a linha de chegada com velocidade de 131,29 km/h e em apenas 13,71 segundos. Os recordes estão agora em revisão pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

“Diversos especialistas de diferentes departamentos da Volvo Trucks trabalharam em conjunto para desenvolver um caminhão com desempenho único. Fora o sistema de propulsão da Volvo Trucks, que é o coração e a alma do ‘Iron Knight’, construímos um caminhão exclusivo. O fato de termos conseguido não apenas um, mas dois recordes, é absolutamente fantástico”, afirmou Olof Johansson, engenheiro da empresa.

Os testes aconteceram no centro de pesquisa de Skelleftea, uma antiga base aérea nos arredores de Skelleftea, no norte da Suécia.

O “Cavaleiro de Ferro” da Volvo Trucks está longe de ser um caminhão FH de série. Com potência de 2400 cv, absurdos 600 mkgf de torque e 4,5 toneladas, o “Iron Knight” tem relação peso/potência de 0,5 cv/kg. O motor, ainda que tenha por base o D13 de série, foi preparado, contando com quatro turbos e intercooler a água. O conjunto de embreagem foi reforçado, mas a caixa de câmbio em si é igual à de série produzida pela Volvo Trucks. O software eletrônico foi programado para desempenho máximo.

A redução de peso foi primordial para as marcas de aceleração, bem como a eficiência aerodinâmica da cabine, produzida em fibra de vidro, com saias laterais e enormes entradas de ar para arrefecimento do motor. Para encerrar, faltou dizer que o “Iron Knight” chegou aos 276 km/h de velocidade máxima.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español