Iso Rivolta Fidia (1967-1974): o quatro-lugares mais rápido do mundo e que seduziu John Lennon
A Iso só é conhecida pelos exageradamente apaixonados por carros. Foi uma marca italiana que começou a produzir motocicletas após a Segunda Guerra Mundial, mas só com os automóvel alcançou reconhecimento. Com a recuperação econômica de Itália no pós-guerra, as pessoas passaram a ter algum poder de compra e a buscar automóveis baratos, ao invés das motos. Foi então que Renzo Rivolta, o fundador, decidiu projetar um modelo que ficasse no meio termo entre um automóvel e uma moto. Foi assim que nasceu o Isetta em 1953, veículo barato e de dimensões compactas, conhecido no Brasil como Romi-Isetta…
por Ricardo Caruso

Como o sucesso do Isetta na Itália não foi exatamente o esperado, a marca passou a fabricar automóveis mais convencionais e, em 1957, a empresa mudou de nome para Iso Rivolta, alterando o seu foco das motos e micro-carros para automóveis esportivos e de luxo. Ao mesmo tempo, com o Quattroporte do início da década de 1960, a Maserati criou -ou deu impulso- a um mercado para sedãs esportivos italianos e, alguns anos depois, Piero Rivolta, o filho do fundador, acrescentou um rápido modelo de quatro portas na linha de produtos da Iso, o Fidia.

Projetado por Giorgetto Giugiaro e construído pela Ghia, o Iso Rivolta Fidia (inicialmente chamado de “S4”) deveria ter obtido sucesso instantâneo. Mas o que aconteceu foi bem diferente. O lançamento do Iso Rivolta de quatro portas foi cercado de problemas e dificuldades, embora tenha ganhado um certo status entre celebridades quando em 1969 John Lennon demonstrou grande interesse na marca e comprou o segundo Fidia fabricado (e o primeiro com volante à direita).

Os problemas, no entanto, tiveram a ver com o lançamento para a imprensa especializada em Atenas, na Grécia. O combustível local era de péssima qualidade e tinha octanagem muito baixa para os motores V8 do novo sedã italiano, o que resultou em críticas dos jornalistas que tiveram a chance de dirigi-lo. Isso prejudicou injustamente a reputação do carro desde o início.

O Fidia quatro portas foi o primeiro projeto de Piero Rivolta após assumir o negócio de seu pai, Renzo, que morreu cde um ataque cardíaco em 1966. Os primeiros modelos eram equipados com motor small block Chevrolet 5.4V8 de 355 cv, que permitia ao carro acelerar de zero a 100 km/h em cerca de sete segundos. A partir de 1973, no entanto, o motor Ford 5.8V8 Cleveland passou a ser usado, desenvolvendo cerca de 355 cv. Embora a carroceria do Fidia fosse bem volumosa, seu baixo peso, graças ao uso de materiais leves como o alumínio, permitiu que o carro acelerasse bem. E ainda atingia a velocidade máxima de cerca de 230 km/h, marcas fantásticas para um sedã em 1967.

O Iso Rivolta Fidia estava disponível com caixa de câmbio manual ZF de cinco marchas, ou com caixa de câmbio automática Ford Cruise-O-Matic de três marchas. O carro era equipado com freios a disco na frente e atrás e suspensão independente nas quatro rodas, dando a ele grande estabilidade e agilidade nas curvas.

Em contraste com as proporções harmoniosas do Iso Grifo, o modelo era uma verdadeira colcha de retalhos de estilos e modismos da época. Você pode ver uma frente robusta e larga, não muito diferente do Iso Grifo ou De Tomaso Mangusta, enquanto a lateral tem a linha de janela ascendente, a coluna C robusta e a traseira longa e inclinada.


A estreia do quatro lugares da Iso ocorreu no outono de 1967 no Salão de Frankfurt, e ele foi apresentado como o “Le quattro poltrone piu veloci del mondo” (“Os quatro assentos mais rápidos do mundo”). Na época, ele era chamado de Iso Rivolta S, mas recebeu o nome de Fidia (em homenagem ao escultor grego Fídias) na época do infeliz lançamento para os jornalistas em Atenas. Somado a essa implacável imprensa, havia o fato de que a produção era cara e, portanto, o Rivolta viu seu preço de venda subir para um nível não muito distante de um Rolls-Royce. No entanto, celebridades abastadas se tornaram compradores; depois de John Lennon (que teve três), vieram Pete Townshend (The Who), Sonny Bono (da dupla Sonny and Cher) e James Last (músico alemão), entre outros.

Até a Iso Rivolta deixar de existir como empresa em 1974, pouco mais de 190 desses carros foram construídos, incluindo alguns com um novo interior para o modelo de 1969, herdado do Iso Lele. Hoje, o Iso Rivolta Fidia é procurado na Europa e Estados Unidos como um item de colecionador incomum. M esmo que seus quatro assentos não sejam há tempos os mais rápidos do mundo.
