Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

JÁ ACELERAMOS O NOVO TOYOTA ETIOS

Compartilhe!

    

Um carro compacto e simples, mas mesmo assim dentro do padrão de qualidade da Toyota.  Esse é o Etios, primeiro veículo compacto da marca japonesa no nosso mercado, desenvolvido originalmente para o mercado indiano e aplicável a mercados emergentes, como o nosso, onde as exigências em termos de estilo, segurança e tecnología são menores. É uma espécie de Logan, em estilo e filosofía. Como o romeno, não tem a menor pretensão de chamar atenção pela beleza; quer ser apenas prático. O carro chega com duas carroceria, hatch e sedã, e dois motores, 1.3 e 1.5, ambos com 16 válvulas. Felizmente não tem motor 1.0.

O modelo tem como objetivo competir no segmento de carros compactos, o maior do Brasil em volume de vendas, com aproximadamente 65% de participação no mercado interno. O Etios, que será produzido na recém-inaugurada fábrica de Sorocaba, é importante para os planos de expansão da marca no Brasil. A Toyota planeja vender 70 mil unidades do compacto por ano.

O novo carro da Toyota para o Brasil recebeu o nome de Etios, cuja origem remete à palavra grega Ethos, que significa “Essência Original”. O modelo chegará às concessionárias no próximo dia 28 de setembro.

VERSÕES E EQUIPAMENTOS

O Etios hatch será comercializado em quatro versões, denominadas Etios, Etios X (com ar-condicionado opcional), Etios XS e Etios XLS. Na versão de entrada, o modelo tem motor 1.3 e vem equipado com airbags frontais, pára-choque na cor da carroceria, porta-luvas ventilado, sinais visuais e sonoros do não afivelamento do cinto de segurança e portas abertas.

Na versão Etios X, também com motor 1.3, o modelo mantém os mesmos equipamentos e ainda agrega componentes como coluna de direção com regulagem de altura, spoiler traseiro, direção com assistência elétrica, freios ABS com EDB (Distribuição Eletrônica de Frenagem), desembaçador do vidro traseiro e filtro anti-pólen. A versão também pode ser adquirida com ar condicionado, como item opcional.

O modelo Etios XS traz, além de todos os itens mencionados, ar-condicionado; maçanetas e retrovisores na cor do veículo; sistema de áudio com rádio AM/FM, CD player e entrada USB e conta-giros, além de vidros e travas elétricas nas quatro portas. Já o Etios XLS vem equipado com motor 1.5 e faróis de neblina, grade dianteira com moldura cromada, rodas de liga leve de 15 polegadas, abertura do porta-malas por comando elétrico, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.

O SEDÃ

O Etios sedã será comercializado em três versões, todas com motor 1.5L, denominadas Etios X (com ar-condicionado opcional), Etios XS  e Etios XLS. Desde a versão de entrada, o modelo já conta com itens coluna de direção com regulagem de altura, direção com assistência elétrica, freios ABS com EBD, airbag duplo, alerta visual de não afivelamento do cinto, barra de proteção nas quatro portas e desembaçador do vidro traseiro.

Assim, como no hatchback, a versão Etios XS conta ainda com maçanetas e retrovisores na cor do veículo, ar condicionado, sistema de áudio, conta-giros, porta-malas com acabamento cromado e vidros e travas elétricas. A versão top de linha (Etios XLS) vem ainda com faróis de neblina, rodas de liga leve, acabamento cromado nos difusores de ar, maçanetas na cor prata, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.

INTERIOR

O interior é espaçoso e acomoda bem quatro adultos. Estranho o painel, de linhas muito simples, abusando do plástico e com os instrumentos ao centro. Detalhes cromados nas versões top de linha, a dupla tonalidade de cores do painel e o desenho limpo garantem uma sensação um pouco melhor e quase anulam a primeira má impressão. Mas é muito estranho o vazio diante do motorista.

O padrão de cores internas foi desenvolvido em dois tons, preto e cinza. O mesmo tom de cinza é aplicado na área que se estende do painel de instrumentos ao acabamento das portas. Para o tecido dos bancos, vários padrões geométricos foram aplicados, na tonalidade azul em contraste com os tons de preto e cinza.

O interior conta ainda com 17 porta-objetos, porta-luvas de 13 litros climatizado e tomada de conveniência de 12V, entre outros, o que gaarante alguma versatilidade em ambas as carrocerias. O Etios também possui amplo espaço no porta-malas. O sedã, um dos maiores da categoria, tem capacidade para 562 litros. O hatch, por sua vez, acomoda apenas 270 litros, ambos não rebatendo os bancos traseiros.

SUSPENSÃO

A suspensão dianteira é do tipo McPherson, com componentes que asseguram conforto e estabilidade. Adicionalmente, o uso da barra estabilizadora foi implementado para assegurar perfeito equilíbrio entre estabilidade e conforto, que é o que todos buscam. Os pistões dos amortecedores utilizam válvulas de controle, alcançando amortecimento linear com boa reação.

A suspensão traseira é com eixo de torção, que asegura boa estabilidade nas retas e nas curvas. Adicionalmente, a bucha do suporte do eixo traseiro usa um calço corretor para aumentar o conforto de rodagem, estabilidade e controle do veículo.

Há também uma barra estabilizadora na suspensão traseira para proporcionar melhor dirigibilidade e garantir conforto no rodar. Assim como na dianteira, válvulas são usadas nos amortecedores para garantir amortecimento linear. Adicionalmente, o desenho da suspensão foi otimizado para permitir assoalho baixo e plano, capaz de oferecer tanto espaço para os ocupantes do banco traseiro como também para carga no porta-malas.

MOTORES

O Toyota Etios terá dois tipos de motores, com a graça do bom Deus nenhum 1.0. A versão hatchback será equipada com motores 1.3 e 1.5 Flex Fuel, ambos 16 válvulas. Já o modelo três volumes virá exclusivamente com o motor 1.5. Veja abaixo potência dos modelos. Em termos de potencia, o Etios 1.3 tem até 90 cv de potência máxima a 5.600 rpm e 12,8 kgfm de torque máximo a 3.100 rpm, com etanol. Já o Etios 1.5, ainda com etanol, chega aos 96,5 cv de potência a 3.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.

Toyota não dvulgou a velocidade máxima, apenas a aceleração de zero a 100 km/h: o hatch 1.3 com etanol faz em 11,8 segundos e com motor 1.5 em 11,1 segundos. Já o sedã faz essa provaem 11,3 segundos.

O novo carro da Toyota utiliza transmissão manual de cinco marchas, e será comercializado em sete cores: branco, preto, cinza, azul e prata (sedã e hatchback), verde e vermelho (disponível no hatchback).

 Confira os preços do novo Toyota:

Etios hatch

1.3: R$ 29.990

1.3 X: R$ 33.490

1.3 X (com ar-condicionado): R$ 36.190

1.3 XS: R$ 38.790

1.5 XLS: R$ 42.790

 

Etios sedã

1.5 X: R$ 36.190

1.5 X (com ar-condicionado): R$ 38.890

1.5 XS: R$ 41.490

1.5 XLS : R$ 44.690

– Leia mais na revista AUTO&TÉCNICA.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español