Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

JAC COPIA PICKUP FORD E SE DÁ MUITO MAL

Compartilhe!

JAC copia, e pickup 4R3 não pode ser vendida.

Os chineses são conhecidos pela baixa qualidade da maioria de seus carros e por serem copiadores eméritos. Reproduzem de tudo, e na área de automóveis os plágios vão de logotipos a carros completos. Afiinal, projetos são caros, envolvem pesquisas e desenvolvimento, e os chineses preferem pular esta etapa. Pegam algo já pronto –que custou muito dinheiro há alguém- e simplesmente tentam fazer parecido ou quase igual.

Ford F-150, a original. Recuse imitações...

Entre casos mais recentes envolvendo veículos chineses, estão o Chery QQ, que a General Motors aponta como cópia ilegal do Spark/Matiz de primeira geração. Tão parecido que até os componentes da carrocería são intercambiáveis. A Great Wall, por exemplo, briga há anos com a Fiat, que a acusa de ter feito uma reprodução não permitida –muito menos autorizada- do Panda.

Chery QQ (acima), cópia do Chevrolet (abaixo).

Quem está em apuros agora é a JAC, com sua pickup 4R3. O modelo foi “criado” para ser vendido em massa na China e chegar a mercados como os da América do Sul e África. A semelhança com a Ford F-150 é tão exagerada, que a JAC até mudou seu emblema –cópia da estrela de cinco pontas da Chrysler- e o deixou oval e azul, cópia do centenário logo da Ford. A cara de pau é sem fim, e a ameaça é ainda maior: essa pickup foi vista rodando em testes no Brasil.

Great Wall (no alto), "inspirado" no Fiat Panda (abaixo).

A montadora americana conquistou na justiça o direito de proteger a patente da pickup F-150 e com isso impediu as vendas da 4R3 na China.  O modelo era esperado no Salão de Pequim, mas não apareceu no estande da JAC e nem foi visto por perto. A Ford registrou as patentes da F-150 na China e obteve na justiça a anulação das patentes da pickup da JAC.

Cara de pau extrema: JAC mudou até o emblema.

A conquista da Ford foi difícil, pois o governo chinês costuma impor restrições, dificuldades e bloqueios econômicos para as empresas estrangeiras que se atrevem a reclamar. A Great Wall não vai apelar da decisão da justiça italiana, que determinou há alguns anos que o compacto Peri agredia as patentes registradas pela Fiat para o modelo Panda. A cópia é tão descarada que a distância entre-eixos, por exemplo, é de 2,29 metros nos dois.

Pickup chinesa: cópia em testes no Brasil.

Exemplo clássico de cópia chinesas são as imitações de Honda CG 125. Lá são fabricadas centenas de clones, a maioria de péssima qualidade, e pior: de vez em quando desembarcam no Brasil, seduzindo incautos pelo preço baixo.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español