Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Jaguar vai produzir nove réplicas do XKSS 1957

Compartilhe!

Considerado como o primeiro carro superesportivo da história do automóvel, o XKSS vai agora voltar às ruas pelas mãos da Jaguar Classic, que irá produzir nove réplicas do modelo.

Original-XKSS-2-1024x682 Original-XKSS-1-1024x682

O novo XKSS será construído de maneira artesanal e de acordo com as especificações exatas do seu lançamento em 1957; a Jaguar irá certificar-se de que cada detalhe está 100%. O preço deverá beira os US$ 1,5 milhões.

“O XKSS marca uma página muito especial na história da Jaguar e é um veículo muito cobiçado por colecionadores de todo o mundo, devido à sua exclusividade e desenho inconfundível. A equipe experiente de engenheiros e técnicos da Jaguar Classic baseia-se em décadas de conhecimentos acumulados para assegurar que cada um destes nove veículos seja totalmente autêntica e produzida com a máxima qualidade”, afirmou Tim Hannig, Diretor da Jaguar Land Rover Classic.

QUEIMADOS

No dia 12 de fevereiro de 1957 um incêndio na fábrica de Browns Lane destruiu nove dos 25 veículos que estavam prontos. Os 16 sobreviventes foram quase todos exportados para os Estados Unidos; Steve McQueen chegou a ter um XKSS que apelidava carinhosamente de “Rato Verde”. Agora, 59 anos depois, a Jaguar se propos a produzir os nove desportivos XKSS “perdidos” para um grupo seleto de clientes e colecionadores.

Os conhecimentos adquiridos no projeto E-Type “Lightweight” serão utilizados na construção destas nove réplicas, todos produzidos manualmente na nova Experimental Shop da Jaguar, em Warwick.

A história do XKSS começa com as três vitórias consecutivas da Jaguar em Le Mans em 1955, 1956 e 1957 com o impressionante D-Type. Após este conjunto de triunfos, em 14 de janeiro de 1957 Sir Williams Lyons tomou a decisão de transformar os 25 veículos D-Type restantes em versões de rua, com várias alterações externas, o que resultou na criação do primeiro superesportivo do mundo.

Entre estas alterações estavam novo pára-brisas mais alto, porta adicional no lado do passageiro, a retirada da divisão entre motorista e passageiro, bem como a supressão da famosa “barbatana” atrás do banco do piloto.

As primeiras entregas das novas réplicas do Jaguar XKSS estão programadas para o início de 2017.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español