Japão prepara carro elétrico sem baterias

Compartilhe!

Esta é uma notícia que poderá revolucionar não só a mobilidade elétrica, como a própria história do automóvel. A Universidade de Tecnologia de Toyohashi, no Japão, e a Taisei Corporation apresentaram um protótipo de veículo elétrico capaz de funcionar sem uso de baterias, dando assim grande impulso na versatilidade deste tipo de automóveis.

b-ev-a-20160319-870x601

Trabalhando nessa parceria, os engenheiros desenvolveram um projeto em que a energia é fornecida ao veículo por meio de pneus especiais, com fios metálicos condutores de eletricidade integrados e pela superfície eletrificada.

O conceito, embora complexo, foi demonstrado com sucesso num evento público levado em Toyohashi, com um pequeno veículo elétrico rodando por um trajeto curto, com dois pontos metálicos colocados no asfalto fornecendo a energia para este veículo sem baterias.

Takashi Ohira, professor que esteve envolvido neste projeto, explicou que se este conceito estivesse melhor integrado nas vias públicas, o problema de autonomia nos modelos elétricos seria substancialmente reduzido.

“Podemos diminuir o tamanho das baterias, para condução fora das vias rápidas”, afoirmou Ohira, falando sobre uma tecnologia semelhante à do carregamento por indução, que está sendo testada por outras entidades. A grande diferença, no caso do projeto desenvolvido pela parceria japonesa, é a inexistência de baterias nos veículos, ficando assim mais leves, mais baratos e, potencialmente, mais eficientes.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español