Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Jeep e RAM crescem muito e podem ficar independentes da FCA

Compartilhe!

Depois da divisão de máquinas agrícolas e da Ferrari, a Jeep e a RAM poderão ser as próximas marcas a ganhar autonomia (o chamado “spinoff”) dentro Grupo FCA, admitiu o chefão Sergio Marchionne. Uma avaliação dos analistas da Morgan Stanley justifica o spinoff.

A Jeep e a Ram, duas das marcas norte-americanas da FCA Fiat Chrysler, poderão ganhar autonomia e se transformarem em empresa separada, admitiu Sergio Marchionne, no evento de apresentação dos resultados trimestrais do Grupo.

Desde que adquiriu o controle da Chrysler, em 2009, Marchionne já fez o chamado “spinoff” da Fiat Industrial, a antiga divisão de máquinas agrícolas da Fiat, e também da Ferrari.

A Fiat Industrial, transformada em CNH Industrial, está hoje cotada na Bolsa de Valores de Nova Iorque e tem vendas anuais de pouco mais de US$ 25 bilhões. A Ferrari, que também está hoje cotada em Nova Iorque com cada ação valendo mais de US$ 75, gera mais de US$ 3,5 bilhões de receitas anuais, com lucro líquido de US$ 440 milhões.

Em janeiro, a Morgan Stanley estimou que o valor da Jeep poderá atingir US$ 23 bilhões, ultrapassando a cotação em Bolsa de todo o Grupo Fiat Chrysler, o que justifica a independência da marca. A RAM, por seu lado, foi avaliada em US$ 12 bilhões.

RAM-1500-768x465

A pickup RAM 1500 (foto acima) é o modelo mais vendido da Dodge-RAM, com 580 mil unidades anuais na América do Norte, equivalendo às vendas somadas de quase todos os modelos da Dodge. É também o terceiro modelo mais vendido no mercado geral dos Estados Unidos. A atual quarta geração do modelo deverá ser substituída no próximo ano.

A Jeep tem crescido bastante nos últimos anos, com as vendas quase triplicando o meio milhão de licenciamentos de 2008, indo para 1,4 milhões no ano passado. O objetivo é atingir os dois milhões no próximo ano.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español