KIA EV6 2024: visual ousado e nova bateria
A Kia é uma marca que pouco parece no Brasil. Mas fora daqui, é uma potência. Após o facelift que o Hyundai Ioniq 5 recebeu , era apenas uma questão de tempo até que soubéssemos sobre as mudanças de seu primo coreano, o KIA EV6 2024. O SUV elétrico está sendo renovado três anos após o seu lançamento, com um visual mais agressivo e ousado, interior mais tecnológico e bateria de maior capacidade para aumentar desempenho e autonomia.
por Marcos Cesar Silva
Em nível estético, a dianteira herdou as principais características de desenho já vistas em outros modelos da linha EV da marca sul-coreana, como os EV3, EV5 e EV9. Assim, temos luzes diurnas angulares em LED e faróis redesenhados. Além disso, a parte frontal sofreu leves modificações no para-choque e na área inferior da grade. Na vista lateral, encontramos novas rodas, de 19 e 20 polegadas .
Na traseira, as mudanças foram ainda mais sutis, com a barra de luzes de LED que unem as lanternas se estendendo por toda a largura do veículo como destaque. Novas cores disponíveis completam o conjunto. Passando para o interior da cabine, a nova tela panorâmica curva ocupa o centro das atenções, acomodando os instrumentos e o sistema de multimídia, que entre as novidades traz novas funções conectadas e atualizações OTA, além de Apple CarPlay e Android Auto conectados sem fio. Soma-se a isso o volante redesenhado de dois raios, leitor de impressão digital para dar partida no veículo sem a chave, espelho retrovisor digital, Head-Up Display aprimorado e sistema de navegação de realidade aumentada.
A principal novidade no powertrain do EV6 2024 é o novo conjunto de baterias de 84 kWh, do Hyundai Motor Group, em substituição ao conjunto de 77,4 kWh do modelo anterior. Com isso, as versões de tração traseira com rodas de 19 polegadas agora têm autonomia de 494 km, contra 475 km do EV6 anterior. A potência é de 225 cv de potência e 35 mkgf de torque.
Por sua vez, as versões com dois motores geram 320 cv e 60,5 mkgf máximos, embora a melhoria da autonomia não tenha sido anunciada. Sabemos que a nova bateria suporta potências de carregamento de até 350 kW , permitindo recuperação de carga entre 10 e 80% em apenas 18 minutos. Para finalizar, a suspensão foi toda revisada para maior conforto e a carroceria tem maior rigidez estrutural.