Ultima Hora

Kia EV9: parafuso “esquecido” provoca recall de mais de 22 mil carros

Compartilhe!

Na lista ininterrupta de recalls de veículos registrada nos Estados Unidos, houve um que se destacou: mais de 22 mil exemplares do Kia EV9 foram obrigados a regressar às concessionárias porque faltava um ou mais parafusos de fixação no banco traseiro. Descuido milionário de um funcionário da marca sul-coreana.

por Ricardo Caruso

A NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), organização americana responsável pela segurança rodoviária não brinca quando se trata da segurança de pessoas. E os fabricantes que não reportam avarias e problemas à NHTSA arriscam milhões de dólares em multas. Assim, em geral, ninguém se “esquece” de reportar os dados…

A Kia seguiu esse procedimento para um problema bastante raro, já que muitos clientes do EV9 reclamaram de ruídos anormais no interior durante a condução, principalmente vindos da parte traseira do veículo. Os revendedores que cuidavam dos veículos notaram algo bastante raro no segundo e terceiro assentos. Segundo o documento da NHTSA, o motivo do recall da Kia deve-se ao um erro de um montador da fábrica: “Os parafusos de montagem do assento da segunda e/ou terceira fila podem estar faltando”, explicou o organismo.

A conclusão especifica que os bancos podem se soltar em caso de acidente ou simplesmente não manter os ocupantes no lugar, mesmo que estejam presos ao cinto de segurança. A produção dos Kia EV9, entre 16 de outubro e 11 de novembro últimos, foi afetada por esse descuido. Ou será preguiça? O carro está desembarcando no Brasil, mas o importador não se pronunciou ainda a respeito desse problema.

Nos Estados Unidos, 22.883 Kia EV9 foram afetados por este recall: em outros países não há registo de qualquer recall semelhante em andamento. Problemas como esse reforçam a necessidade de processos rigorosos de controle de qualidade, especialmente em uma indústria tão competitiva quanto a do segmento automotivo. A Kia corre para reconquistar a confiança de seus clientes com o obrigatório e caro recall do também caro EV9, e isso deixa claro que um mísero parafuso pode causar enormes dores de cabeça.

No exigente mercado norte-americano, o Kia EV9 -apesar de suas qualidades- fica com sua reputação manchada por um erro aparentemente trivial. A resposta rápida da montadora é o único caminho a ser seguido, mas a confiança do consumidor pode levar um bom tempo para ser totalmente restaurada. Afinal, no mundo dos carros elétricos, a margem de erro é mínima, tão pequena quanto um parafuso esquecido. Ou “esquecido”…


Compartilhe!