Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

KIA SOUL ELÉTRICO CHEGA NO FINAL DE 2014

Compartilhe!

a2

A Kia e a Hyundai são empresas ainda iniciantes quando o assunto é carros híbridos e elétricos, mas a única forma de ganharem mais experiência é justamente trabalhando nestas tecnologias. A Kia, por exemplo, está desenvolvendo uma versão elétrica do Soul de segunda geração, que deve ser colocado no mercado no segundo semestre de 2014.

O Soul EV está sendo desenvolvido para oferecer autonomia de 200 km quando chegar às ruas, e vai utilizar um motor elétrico de 109 cv e 29 mkgf de torque, alimentado por uma bateria de ions de lítio de 27 kWh.

a4

O modelo elétrico será capaz de acelera de zero a 100 km/h em cerca de 12 segundos, com velocidade máxima de 145 km/h. A recarga da bateria está previsto ter duração de cinco horas, feita numa tomada de 240 ou 230 volts.

“Apesar de ser o primeiro veículo totalmente elétrico global vendido pela Kia, o Soul EV é a nossa segunda geração de veículos elétricos com bateria, e beneficia a nossa experiência profunda adquirida com o desenvolvimento do Ray EVRay EV”, afirmou Thomas Oh, COO da Kia Motors Corporation.

a5

O desenho do carro é basicamente idêntico ao da segunda geração do Soul, que ainda vai chegar ao Brasil. Vai receber luzes traseiras e piscas com leds, para economizar energia, e rodas aerodinamicamente cuidadas de 16 polegadas, especiais para o veículo. O Soul EV será equipado com freios e “ponto morto” regenerativos, para maximizar a autonomia. No interior o carro usará painel de instrumentos exclusivo e tela multimídia de 8 polegadas.

A Kia explicou ainda que diversos protótipos do Soul EV estão send feitas na Europa, América do Norte e na Coréia do Sul.

a1


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español