KWID É O MINI SUV RENAULT PARA O TERCEIRO MUNDO
A Renault escolheu o Salão de Nova Deli, na Índia, para apresentar o Kwid Concept, protótipo de um pequeno crossover de duas portas destinado a mercados emergentes (uma maneira delicada de dizer Terceiro Mundo), onde se inclui além da Índia, Brasil e Rússia, por exemplo). É o primeiro conceito da marca francesa a ser apresentado fora da Europa.
O projeto foi desenvolvido junto com o estúdio de Design da Renault da Índia, não estando ainda definido se poderá dar origem a um modelo de série. Se isso acontecer, no futuro o Brasil poderá receber o crossover.
Com desenho agressivo e pintura bicolor em tons de cinzento e amarelo, o Kwid está equipado com um motor 1.2 Turbo a gasolina e caixa de câmbio de dupla embreagem EDC; a tração é dianteira. O modelo foi criado para poder receber ainda motor elétrico e baterias, visando a criação de uma versão 100% Z.E.
O Kwid destaca-se ainda pelas portas de abertura elétrica, que dão acesso ao habitáculo para cinco ocupantes, com o motorista posicionado ao meio e em posição ligeiramente adiantada. No interior existe ainda uma tela touchscreen que funciona como painel de instrumentos. As mudanças da caixa de câmbio automática são feitas exclusivamente no volante.