LADA: DOIS MILHÕES DE NIVA FABRICADOS
Lembra da Lada? A marca russa está em festa. A empresa está comemorando a produção da unidade dois milhões do seu valente jipinho Niva, na fábrica de Togliatti, na Rússia. A cerimônia contou com a presença do presidente da marca russa, Igor Komarov, e do projetista do emblemático modelo, Petr Prusov.
O Niva é fabricado em Togliatti desde 1977 e continua a ser muito procurado pela sua robustez e capacidade para enfrentar todo o tipo de terreno, além de ser muito durável. A projeção da Lada, para a produção do Niva este ano é de 50 mil unidades, das quais cerca de 4 mil serão destinadas ao mercado europeu.
Mas o fabricante russo tem outra boa notícia: uma nova geração, em 2016, do Niva já está sendo preparada com novidades que já foram adotadas, entre as quais reforçar a resistência da carroceria à corrosão. De mecânica simples, o Niva está dotado de um motor 1.7 a gasolina, com 81cv. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 17 segundos e alcança 140 km/h de velocidade máxima. Está equipado com uma caixa manual de cinco velocidades, que trabalha em conjunto com um sistema de tração total permanente.
A história da marca no Brasil é a seguinte; quando o então Presidente do Brasil, Fernando Collor acabou com a reserva de mercado para automóveis importados em 1990, a primeira marca estrangeira a chegar oficialmente foi a Lada, por meio do seu representante para a América Latina sediado no Panamá. Ocorreram alguns meses antes, entretanto, algumas importações de veículos por particulares, e a primeira unidade importada oficialmente foi uma BMW 540.
O Niva apresentava, na época, problemas de acabamento como bancos que se soltavam, portas desalinhadas e outros itens que foram reduzindo suas vendas. Em 1990 e 1991 qualquer coisa automotiva importada chamava a atenção pela novidade e vendia bem. De 1992 em diante os importados começaram a ser tornar coisa trivial e o Niva ganhou outros competidores externos. As vendas começaram a cair e em 1997 a Lada saiu do Brasil.
Jorge Finardi Filho