Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Lada mostra seus novos -e interessantes- carros

Compartilhe!

i

Muito curiosa a apresentação da Lada: ao lado do sedã Vesta e do SUV compacto X-Ray, foi mostrada a versão do WTCC do Vesta, pronta para 2015. O Salão de Moscou foi o palco para estas três novidades que, segundo a marca russa, se destinam a revitalizar a marca, com carros de estilo, desejáveis e com elevada qualidade, abandonando o estigma de marca doméstica, sovieticamente limitada e preparando uma invasão ao mercado europeu.

Naturalmente estas novidades surgiram agora porque a Avtovaz, proprietária da Lada, foi adquirida pela aliança Renault Nissan que, depois de adquirir aos poucos partes do grupo russo, tem agora 67,1% da holding que controla e 74,5% da Avtovaz. A primeira incursão da Aliança na Autovaz foi em 2008, quando comprou 25% da empresa por mais de US$ 1 bilhão.

j

Desta forma, chegaram à Lada uma série de novidades, entre eles um responsável de desenho e estilo, no caso o britânico Steve Mattin, que pegou componentes e motores da Aliança e vestiu-os com um desenho mais arrojado.

O Vesta irá tomar o lugar do Priora, e terá 4,4 metros de comprimento e será destinado ao segmento B, ficando ao lado do Granta, hoje o carro mais vendido da Lada. Estará à venda em setembro de 2015. A base é uma nova plataforma modular que servirá para outros modelos da Lada e, em especial, do Vesta que poderá oferecer, além do sedã, uma wagon e um hatch. Os modelos apresentados são ainda protótipos, mas o carro final será muito semelhante.

k

O Vesta aparecerá, primeiro, no WTCC de 2015 com Rob Huff, James Thompson e Mikhail Kozlovski ao volante e, por mais estranho que possa parecer, o carro foi desenhado e pensado para competição, sendo bem mais atraente e equilibrado de desenho que o atual Granta. Naturalmente que o Vesta conhecerá uma versão de rua inspirada no modelo do WTCC.

Quanto ao X-Ray, é muito semelhante por baixo da carroceria, com o Dacia Sandero Stepway. O modelo que lhe serve de inspiração é o conceito X-Ray de duas portas, revelado recentemente, e o modelo aqui mostrado é, ainda de forma oficial, um protótipo, mas está praticamente finalizado para ser lançado em 2016.

l

Em termos de detalhes, a frente dos novos Lada será a parte que diferenciará as linhas, pois Steve Mattin quis fazer algo de diferente daquilo que hoje domina o estilo da maioria das marcas. Assim pegou como inspiração o tema “X” e deu-lhe um tratamento que permite unir os faróis, a grade, a entrada de ar inferior e o logotipo da marca. O ângulo e o tamanho do “X” mudam conforme o modelo, oferecendo assim um tratamento diferenciado, mas mantendo a ligação entre eles. Simples e inteligente!

O tema “X” pode ser visto em muitas outras partes dos novos modelos Lada e até na traseira. Segundo Mattin, para onde quer que se olhe, verá um “X” nos novos modelos. Trabalho cuidadoso foi feito na melhoria da qualidade do interior, com tecnologia que até agora nem sequer era sonhada por alguns dos engenheiros da Lada.

m

Todas estas novidades de estilo, qualidade e tecnologia, vão ser aos poucos estendidas aos demais modelos da Lada.

n


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español