A Audi lançou no Brasil o Q8, SUV que usa a mesma plataforma do Q7, mas com visual mais esportivo. O SUV desembarca aqui em duas versões, ambas com motor 3.0V6 turbo, 340 cv de potência e 50 mkgf de torque máximos. Mais tração integral e caixa de câmbio automática de oito velcidades. Há ainda um motor elétrico de 48 volts, que auxilia no desempenho e na economia. O novo utilitário esportiva custa R$ 495 mil na versão Performance e R$ 532 mil na Performance Black, mas há um desconto promocional: R$ 472 mil e R$ 504 mil, respectivamente.
De acordo com a Audi, o Q8 acelera de zero a 100 km/h em 5,6 segundos. Ele é mais curto e baixo que o Q7, só que mais largo: 4,99 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,70 m de altura e 2,99 m de distância entre-eixos, A capacidade do porta-malas é de 605 litros (que pode chegar a 1755 litros com os bancos rebatidos)e o interior acomoda cinco pessoas. O carro tem central multimídia com tela de 10,1 polegadas; outra de 8,6 polegadas para comandos de ventilação; grupo de instrumentos digital de 12,3 polegadas e diversas formas de assistência.
Uma das novidades do Audi é a bateria extra de 48 volts, que ajuda na economia de combustível. Com esse sistema, que a marca classifica de “híbrido leve”, o Audi Q8 consegue se deslocar com o motor desligado em velocidades entre 55 e 160 km/h, por exemplo. Tem ainda sistema de tração integral quattro, que deixando o SUV apto para enfrentar impensáveis situações de uso no fora de estrada. Além disso, tem sete modos de condução.
Confira abaixo as versões, preços e conteúdo do Q8:
• Q8 Performance (R$ 472 mil promocional, depois R$ 495 mil) – Ar-condicionado de quatro zonas, assistentes de manutençao de faixa e para seguir o trânsito urbano, câmeras de 360 graus ao redor, central de áudio com integração a Apple Car Play, controlador de distância à frente, quadro de instrumentos digital, rodas aro 21, seletor de modos de condução e teto solar elétrico panorâmico.
• Q8 Performance Black (R$ 504 mil, depois R$ 532 mil) – Todo o conteúdo do Performance, mais acabamento externo em preto, “pacote” visual S-Line, rodas aro 21 e sistema de som Bang & Olufsen.
• Opcionais – Faróis de leds com assistência (R$ 13 mil).
“Pacote” Side Assist (R$ 8 mil), alerta para risco de colisão na saída do carro, alerta para veículo em ponto cego, assistente para manobras de ré (alerta para risco de colisão e com acionamento dos freios), sistema Pre Sense traseiro (alerta para risco de colisão e preparação do carro para acidente, tensionando cintos e fechando teto solar e vidros).
“Pacote” tecnológico (R$ 33 mil): assistente de visão noturna, esterçamento das rodas traseiras, projeção de informações no para-brisa. Rodas aro 22 (R$ 15 mil), suspensão a ar com controle eletrônico (R$ 20 mil).