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LANÇAMENTOS: Fiat Pulse e Fastback híbridos flex já estão disponíveis. Confira os preços.

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A Fiat apresentou as novas versões de seus SUVs Pulse e Fastback equipados com motor híbrido flex, sistema desenvolvido no Brasil. A motorização híbrida leve tem as versões Audace e Impetus dos dois modelos, que substituem as já existentes. As novas versões trazem a mesma potência do motor 1.0 turbo T200 a combustão, mas com até 10% de economia de combustível e 15% menos emissões de poluentes. Os preços para estas versões híbridas são: Pulse Audace T200 Hybrid, R$ 125.990; Pulse Impetus T200 Hybrid, R$ 140.990; Fastback Audace T200 Hybrid, R$ 151.990 e Fastback Impetus T200 Hybrid; R$ 161.990.

por Marcos Cesar Silva

Fiat Pulse e Fastback híbridos — Foto: divulgação/Stellantis

O novo motor híbrido flex utilizado nestes carros da Fiat foi desenvolvido pela Stellantis e pode ser usado por qualquer marca do grupo. A escolha da Fiat como primeira fabricante para receber o motor T200 Hybrid foi por conta da presença da marca no mercado brasileiro. “A Stellantis escolheu a Fiat por ter o maior número de vendas por aqui”, afirmou Alexandre Aquino, vice-presidente da Fiat para América do Sul. Para ele, a penetração da marca e o número de carros vendidos permite que a quantidade de motores fabricados seja grande, o que reduz o custo de produção.

Motor híbrido flex T200 Hybrid — Foto: divulgação/Stellantis
O motor T200 flex híbrido leve.

Os dois modelos usam o mesmo motor 1.0 turbo flex T200 Hybrid, que foi desenvolvido no Brasil, fabricado pela Stellantis na unidade de Betim (MG). A Stellantis ali tem capacidade de produção de 1,1 milhões de motores/ano. A base é o mesmo motor T200 j[a usado, 1.0 turbo a combustão, que a Stellantis utiliza em diversos Fiat, Peugeot e Citroën. A versão eletrificada recebeu um sistema híbrido leve.

Esse novo conjunto usa um gerador elétrico aplicado no local onde estariam o alternador e motor de partida. Ele utiliza energia armazenada em uma bateria de lítio, com capacidade para 0,154 kWh. O motorzinho elétrico tem potência de 4 cv e de potência e 1 mkgf de torque. Sozinho ele não consegue mover as rodas, pois sua função é auxiliar o motor em situações de baixas rotações ou em velocidade de cruzeiro, sempre oferecendo um pouquinho a mais de torque.

Motor híbrido e bateria (em laranja) da plataforma Bio-Hybrid da Stellantis — Foto: divulgação/Stellantis
Em laranja, o sistema híbrido e a bateria.

O menor consumo é observado em trânsito urbano, já que a recarga da bateria acontece apenas durante as frenagens, mais comuns na cidade e pouco frequentes nas estradas.Graças a esse sistema híbrido, a Fiat explica que o motor T200 Hybrid pode economizar até 10% de combustível, enquanto reduz as emissões de gases em 15%.

Na cidade, os dados de consumo divulgados pela própria Fiat para o motor T200 Hybrid no Pulse são: com etanol sobe de 8,4 km/litro para 9,3 km/l (9,68% a mais econômico); com gasolina, vai de de 12,1 km/l para 13,4 km/l (9,7% mais econômico). Já o Fastback com etanol vai de de 8,4 km/l para 8,9 km/l (5,62% mais econômico); e com gasolina, de 11,9 km/l para 12,6 km/l (5,56% melhor).

Fiat Fastback Híbrido

Nas rodovias, o consumo de combustível do Fastback híbrido é o mesmo da versão a combustão: 10,2 km/l com etanol e 14,4 km/l com gasolina. Na estrada piorou um pouco: com etanol caiu de 10,2 km/l para 9,8 km/l (4,08% pior); com gasolina, de 14,6 km/l para 14,4 km/l (1,39% a mais de consumo).

Fiat Fastback Híbrido

Fiat Pulse Híbrido
Fiat Pulse Híbrido

Nos Fiat Pulse e o Fastback, poucas mudanças nas versões híbridas: um indicador no painel de instrumentos, onde o motorista acompanha a operação do conjunto eletrificado, e a central multimídia agora de 10,1 polegadas. O Pulse Impetus Hybrid ganhou ainda Roda de liga-leve e aro 17, GPS nativo e Painel de instrumentos de 7 polegadas


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