Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Lançamento: Ford Bronco está de volta

Compartilhe!

O Ford Bronco foi um jipe -que pode ser considerado o primeiro dos SUVs americanos- produzido entre 1966 e 1996, com cinco diferentes gerações. Inicialmente projetado como concorrente do Jeep CJ5, era mais confortável que o rival.

Bronco Family

Apesar de todas as suas qualidade, o modelo ficou famoso em 1994 por protagonizar a famosa fuga de O. J. Simpson, quando foi acusado do homicídio de sua ex-esposa Nicole Brown Simpson, que foi assassinada em sua casa em Los Angeles, Califórnia, junto com seu amigo Ronald Goldman.

Pois agora a Ford está relançando o Bronco, de novo com o objetivo de enfrentar o Jeep, há tempos batizado de Wrangler. Esqueça SUVs coreanos ou modelos que não passam de hatches mais altos. Bronco, Wrangler e poucos outros estão no Olimpo dos utilitários esportivos.

A Ford apresenta uma nova linha global de veículos, com uma “família” 4×4 composta pelo Bronco duas portas, o primeiro Bronco de quatro portas e o modelo menor, o Bronco Sport (que na verdade é outro carro dentro da linha), todos projetados sob testes de extrema durabilidade, capacidade e desenho inovador. A marca garante que o desempenho off-road e a confiabilidade tornará o Bronco líder no segmento 4×4.

O estilo de vida que vai acompanhar o Bronco -a exemplo do Jeep- é “desencadeado” pelo Bronco Nation nos Estados Unidos, comunidade on-line independente que permite que proprietários e entusiastas compartilhem e descubram possibilidades de aventuras off-road

Esquecido desde 1996, o Bronco está de volta! A Ford apresentou o Bronco, uma nova linha de utilitários esportivos criados “100% Off-Road”, que terá escolas de direção off-road nos Estados Unidos e uma comunidade única para a interação de proprietários e fãs da marca. 

A nova linha Bronco inclui um modelo de duas portas, o primeiro Bronco de quatro portas e um novo SUV pequeno, o Bronco Sport, tornando-se a única marca americana de SUVs com tração 4×4 padrão em todas as suas versões. 

Em época de pandemia, a Ford apresentou os novos modelos nos Estados Unidos, por meio dos canais de rede da Disney, National Geographic, ESPN e ABC e o sistema de reservas foi aberto simultaneamente.

Cada um dos modelos Bronco é projetado e baseado no conceito original do modelo de 1966, bem como em sua herança de competições, para proporcionar experiências off-road emocionantes e seguras, adicionando novas tecnologias engenhosas e atributos prontos para aventuras desenvolvidos à mão com os entusiastas atuais de off-road extremo.

“O Bronco deu vida ao divertido e versátil segmento dos SUVs off-road em 1966, tornando-se o primeiro veículo utilitário esportivo para quem realmente gostava de viver, trabalhar e ter experiências ao ar livre”, afirmou Jim Farley, diretor de operações da Ford. “Como o original, a nova família Bronco foi projetada para levar os consumidores a lugares épicos, com a capacidade de fornecer confiança em qualquer tipo de terreno”.

Buil Wild (O Indomável)

O termo (Built Wild), algo como “Indomável) é o novo slogan da linha Bronco, o que fornece algumas pistas sobre o que a Ford espera de seu jipe. Seguem algumas informações sobre os novos modelos Bronco 2021.

Para que a marca Bronco e seus novos modelos de duas e quatro portas, bem como a versão Sport, sejam veículos off-road de primeira linha, eles atendem aos três princípios “Built Wild da marca:

  • Testes de extrema durabilidade – Milhares de testes intensivos de desempenho e de laboratório garantem sua resistência, simulando e enfrentando desafios extremos externos e do mundo real sob as condições mais difíceis.
  • Legado da GOAT : os padrões GOAT 4×4 (vão livre sobre qualquer tipo de terreno) garantem a capacidade do Bronco em todo tipo terreno, por mais difícil que seja, fornecida pela unidade 4×4 padrão e um sistema de gerenciamento exclusivo do terreno, além de plataformas Bronco exclusivas com níveis de capacidade e tecnologia de suspensão líderes da classe.
  • Design inovador : os modelos Bronco são o futuro do segmento off-road, oferecendo estilo e projeto que mantém o legado e as virtudes da primeira geração, com novas inovações off-road centradas no ser humano por meio de desenho e tecnologia, que aprimoram a aventura off-road e a essência da marca, garantindo uma verdadeira experiência off-road para pilotos iniciantes ou experientes.
Ford Bronco Sport 2021 é o novo SUV médio da marca que será ...

A história dos SUVs off-road da Ford remonta à Segunda Guerra Mundial, quando a montadora fez parte de uma disputa governamental para construir unidades de transporte robustas para o campo de batalha. O veículo da Ford foi chamado GP (General Purposes, GP, “gee pee” em inglês, que se transformou em Jeep). Mais de 270.000 unidades do Ford GP foram construídas para as forças aliadas. Mais tarde, os soldados que voltaram para casa compraram GPs excedentes do exército como veículo de trabalho e aventura, mas eram muito pequenos e desconfortáveis ​​para o dia a dia, de acordo com uma pesquisa da Ford realizada no início dos anos 1960. Então a empresa desenvolveu um veículo off-road mais refinado, espaçoso e durável para atender a essas necessidades: o Bronco.

2021 Ford Bronco: What We Know So Far

O Bronco em seu projeto original foi humildemente batizado de GOAT (Greatest Of All Times, ou O Maior de Todos os Tempos) por Donald Frey, gerente de produtos da Ford para os Mustang e Bronco (ambas raças de cavalos selvagens) da época, e desafiou as equipes de engenharia a desenvolver recursos para “ir a qualquer lugar”. Como um esportivo e ágil 4×4, a Ford chamou o Bronco 1966 original de “uma nova linha de veículos utilitários esportivos” em sua apresentação em 11 de agosto de 1965, a primeira referência a “SUVs” de um fabricante americano.

2021 Ford Bronco First Look: More Than Nostalgia

Os primeiros veículos da Bronco tinham um desenho robusto na estrutura, com ângulo de ataque fora de estrada ideal, ampla distância ao solo e distância entre-eixos curta, para máxima capacidade fora de estrada. A robustez e a agilidade do Bronco nas mãos de motoristas off-road de alta velocidade, como Rod Hall e Larry Minor, alcançaram uma vitória geral na cansativa prova “Baja 1000” de 1969, vitória que nenhuma outra produção 4×4 replicou em 50 anos.

“Veículos robustos fazem parte de nossa herança e vemos grandes oportunidades de crescimento com esse segmento cada vez mais popular”, disse Kumar Galhotra, presidente da Ford, International e American Markets Group. “A marca Bronco atende a essa necessidade criando uma família de SUVs verdadeiramente capazes de levar nossos clientes para contatos ainda mais radicais com a natureza. Aproveitamos nossa vasta experiência em veículos off-road, como o F-150 Raptor, para garantir que todos os Bronco ofereçam a robustez e durabilidade que nossos clientes esperam”.

O Bronco ocupa um lugar especial na cultura popular norte-americana e já apareceu ou foi citado em mais de 1.200 filmes e 200 músicas. Desde que a Ford encerrou a produção em 1996, os SUVs Bronco continuaram a aumentar sua popularidade entre os colecionadores e entusiastas. É por isso que, com o anúncio em janeiro de 2017 do eventual retorno do Ford Bronco, o valor dos modelos antigos disparou, de acordo com a leiloeira Barrett-Jackson, com o preço médio de varejo da primeira geração do Bronco quase dobrando de US$ 39 mil para 74 mil em apenas três anos. 

O “Hagerty Appraisal Guide” classifica os modelos Bronco de 1966 a 1977 como um dos maiores aumentos de preços de veículos entre todos os SUVs colecionáveis ​​nos últimos três anos, com incremento de 75,8%.

“O Bronco atende ao desejo dos entusiastas com um denominador comum: autenticidade”, explicou Mark Grueber, gerente de marketing da Ford nos Estados Unidos. “Construir o Bronco como a assinatura esportiva off-road da Ford, inclui uma rede única de experiência, comunidade e compromisso que se estende muito além da simples propriedade dos modelos Bronco e Bronco Sport”.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 2021-ford-bronco-sport.jpg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 2021-ford-bronco-sport.jpg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 2021-ford-bronco-sport.jpg

O Sport que virá para o Brasil

O Ford Bronco Sport foi apresentado junto com os Bronco maiores, de duas ou quatro portas. Será o modelo escalado para vender no Brasil. Na prática, ele será o novo SUV médio da marca no mercado americano e será vendido também no Brasil, trazido do México beneficiado pelo acordo entre os países que isenta os automóveis do Imposto de Importação. 
Apesar de fazer parte da mesma linha Bronco, o Sport é bem diferente. É montado na mesma plataforma dos novos Focus e Escape. Ou seja, é um SUV médio com estrutura monobloco, enquanto o maior usa carroceria com chassi. Isso o deixa apto à prática do off-road, segundo a Ford.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 2021-ford-bronco-sport.jpg


O Sport tem 4,38 metros de comprimento, 2,08 m de largura, 1,78 m de altura e entre-eixos de 2,67 m. Não é tão compacto assim, pois com estas medidas ele entra na briga com Jeep Compass e Chevrolet Equinox, por exemplo.

A sua altura varia conforme a versão, e chega a 1,89 m na Badlands, que traz rack no teto. O vão livre é de 20 cm. Com os pneus opcionais 235/65-17 (de uso misto), a altura em relação ao solo pode chegar a 22,4 cm. O ângulo de entrada é de 21,7° e o de saída de 30,4° (30,4° e 33,1° com os pneus opcionais).
Ele conta com o EcoBoost 1.5 turbo de três cilindros e injeção direta, de 184 cv de potência máxima a 6.000 rpm e 26,3 mkgf de torque máximo a partir de 3.000 rpm; a transmissão é automática de oito marchas.

Na opção mais cara usa o 2.0 EcoBoost turbo de quatro cilindros, também com injeção direta, de excelentes 248 cv a 5.500 rpm e 38 kgfm a 3.000 rpm. Mantém o câmbio automático de 8 marchas.
O Bronco Sport conta com sistema de tração integral com bloqueio dos diferenciais, permitindo que todo o torque seja direcionado para uma das rodas traseiras.

A suspensão é independente nas quatro rodas, tipo McPherson na frente e com braços duplos na traseira. Tem ainda o recurso de seleção de terreno, que ajusta a suspensão em sete modos: Normal, Eco, Sport, Slippery e Sand (escorregadio e areia), Mud/Ruts (lama) e Rock Crawl (pedra). Esse equipamento é item de série, independente do motor.

O estilo é moderno, mas com pitadas retrô que remetem ao Bronco original, em especial na grade dianteira e faróis com refletores redondos.

No interior, chama a atenção que não é usado o logo da Ford, e sim o cavalo símbolo da linha Bronco. Pode ser uma ideia da Ford transformar o Bronco numa sub-marca. Há a central multimídia com tela de 8” e sistema Sync 3, além de uma tela de informações no centro doa instrumentos (que são analógicos).
O SUV terá recursos como frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, aviso de troca de faixa, câmera de ré e faróis com facho alto/baixo automático de série.

Como opcional, o “pacote” Co-Pilot360 Assist+ adiciona cruise control adaptativo e comando de voz para a central multimídia. Por fim, o “pacote” Assist 2.0, traz o cruise control adaptativo com reconhecimento de placas de trânsito.
O Ford Bronco Sport e os outros dois não tiveram seus preços anunciados, mas estima-se que o Spot comece em US$ 30 mil. O modelo começará a ser entregue no final do ano.

Vintage 1966 Ford Bronco in Candy Apple Red


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *