LANÇAMENTO: GM atualiza Onix e Prisma para continuar líder
Os Chevrolet Onix e a segunda geração do sedã Prisma chegaram à linha 2017 trazendo as maiores novidades desde que os dois modelos foram lançados. Além do facelift da dianteira e traseira, levemente retocados, os dois compactos da marca receberam novos equipamentos de série, algumas novidades mecânicas e uma nova versão “aventureira”.
Afinal de contas, ser o líder de vendas no mercado e o best seller da GM no Brasil é uma grande responsabilidade imposta ao Onix. Nos primeiros seis meses deste ano já foram emplacadas quase 70 mil unidades do hatch.
O modelo passa a ser oferecido em três versões de acabamento (LS, LT e LTZ) e duas de motor (1.0 e 1.4), com preços que partem de R$ 44.890 para o Onix e R$ 53.690 para o Prisma (que só tem duas versões, LT e TTZ). Não é barato, mas o que é barato no Brasil com a quantidade absurda de impostos que incide sobre tudo? Uma boa novidade é a versão “aventureira” Activ (1.0 e 1.4).
ESTILO
Como as perspectivas são boas para o Onix e seu sedã Prisma, a GM seguiu a máxima de que “em time que está ganhando não se mexe”. Não se mexe “muito”, pois a concorrência não descansa, e a GM fez a atualização necessária no modelo, sem grandes revoluções de estilo ou de mecânica.
A dianteira ganhou novos faróis (com lanternas de led na versão LTZ, que –atenção- não são DLR), grade redesenhada e novo para-choque. Atrás, lanternas com novo desenho e para-choque de desenho mais atual em ambos.
O interior também sofreu retoques. O quadro de instrumentos manteve o mesmo desenho, mas os mostradores ganharam novos grafismos. As laterais de porta são novas, com os puxadores reposicionados. Os comandos de ventilação também mudaram, e ar-condicionado agora é acionado pelo seletor de temperatura. Os bancos ganharam espuma mais macia e novos revestimentos.
O MyLink, a central multimídia da marca, recebeu botões mais fáceis de acessar que os antigos, que ficavam posicionados abaixo da tela. A interface passou a ser mais intuitiva e aceita o Apple CarPlay e Android Auto.
Outra boa notícia envolve o eficiente serviço OnStar, que chega ao modelo e passa a ser oferecido como item de série em todas as versões. Gratuito no primeiro ano, será cobrado se o proprietário quiser continuar a desfrutar de suas vantagens a partir do segundo ano. Passa a contar também com a função Diagnóstico, que permite entre outros consultar a pressão dos pneus do veículo por meio de um aplicativo no smartphone.
ONSTAR
Para atender os diferentes públicos que compram o Onix, a Chevrolet disponibilizará três níveis de serviços para o OnStar: Safe, Protect e Exclusive. A versão LS 1.0 sai de fábrica com o Safe, que entre outros inclui aviso de arrombamento do veículo e rastreamento em caso de roubo. Já o Protect (disponível nas versões LT com MyLink) permite resgate em caso de acidentes ou chamadas de socorro mecânico. O serviço mais completo é o Exclusive, de série no LTZ, que permite consulta de informações, orientação via GPS e outros.
Para o Prisma, outras novidades, como a nova tampa do porta-malas com um discreto spoiler; novas calotas (o que já devia ter sido abolido pela indústria há tempos, por ser de uma pobreza franciscana nos dias atuais) e, na versão LTZ, rodas de aro 15. Além das mudanças no visual, cerca de uma centena de outros componentes foram modificados, em especial para reduzir peso. Com isso, em média Onix e Prisma perderam 32 kg.
MOTOR E CÂMBIO
Na parte mecânica, os motores são basicamente os mesmos velho conhecidos 1.0 e 1.4 de quatro cilindros, mas com mudanças feitas para para melhorar o rendimento e consumo. Para isso, pistões, bielas, sistema de arrefecimento e central de controle eletrônico foram revistos, enquanto o processo de usinagem do bloco mudou e o óleo lubrificante adotado é menos viscoso.
Então aumentou o torque e potência, algo sempre desejado pelo comprador? Não. O motor 1.4 manteve os mesmos números de potência e torque (98/106 cv de potência máxima e 13/13,9 mkgf de torque máximo a 4.800 rpm, abastecido com gasolina e etanol, respectivamente), mas conseguiu boa redução no consumo, de até 18% (Onix) e 22% (Prisma). Os pneus “verdes”, de baixa resistência à rolagem, contribuem para melhorar o consumo.
CONSUMO
Estes novos motores são chamados de ECO. Segundo o Inmetro, o novo Onix 1.4 ECO MT6 faz 14,9 km/litro de gasolina na estrada e 12,5 km/l na cidade. Com etanol, os números são 10,2 km/l e 8,6 km/l, respectivamente.
O Prisma chega inicialmente apenas com o motor 1.4. Assim, o Prisma 1.4 ECO MT6 faz 15,4 km/l de gasolina na estrada e 12,8 km/l na cidade. Com etanol, marca 10,7 km/l e 8,8 km/l, respectivamente.
Hatch e sedã estreiam nessa etapa de meia-vida o sistema de direção com assistência elétrica (antes era com assistência hidráulica) e, importante, as novas transmissões. A caixa de câmbio manual agora é de seis marchas, enquanto a automática, que já era de seis velocidades, foi recalibrada para tornar as trocas mais rápidas. Os freios também foram retrabalhados e a suspensão ganhou novo ajuste, para melhorar o comportamento em altas velocidades.
O ONIX AVENTUREIRO
Além de todas as mudanças de estilo e mecânica promovidas e dos novos equipamentos, outra novidade da linha 2017 do Chevrolet Onix é a chegada de uma nova versão, “aventureira”, a Activ, que desembarca em agosto nas concessionárias. O preço começa em R$ 57.190.
O conjunto de alterações segue basicamente a receita de outros “aventureiros de butique” do mercado, como rack no teto (bem desenhado, diga-se de passagem), para-choques exclusivos e molduras nas bordas dos paralamas, além de um aplique plástico na lateral.
A suspensão foi ligeiramente erguida, e com a adoção de pneus mais altos, na medida 195/65 calçando rodas de liga leve aro 15, o Onix Activ é 30 mm mais alto que as outras versões. A direção elétrica pareceu durante a avaliação ter calibragem mais firme.
O Onix Activ será oferecido apenas com o motor 1.4 de 98/106 cv, com transmissão manual ou automática, ambas de seis marchas. O 6angulo de ataque melhorou em 20%.
A lista de equipamentos de série é longa, e traz direção elétrica, ar-condicionado, câmera de ré, sensor de chuva, sensor de estacionamento, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 15, bancos com revestimento interno em tecido preto e laranja, vidros/travas/retrovisores elétricos, multimídia MyLink e OnStar completo (Diagnóstico, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação).
Em relação ao consumo, é claro que os bons números se refletem no “aventureiro”. Com dados do Inmetro, o Onix Activ 1.4 com o câmbio manual faz 13,8 km/l na estrada e 12,3 km/l na cidade (com gasolina). Com etanol, os números caem para 9,4 km/l e 8,4 km/l.
O Onix Activ estará disponível com seis opções cores: o laranja Burning metálico da apresentação, branco Summit, prata Switchblade, cinza Graphite, vermelho Carmim e preto Ouro Negro.
PREÇOS
Onix 1.0 LT – R$ 44.890
Onix 1.0 LT com MyLink- R$ 46.290
Onix 1.4 LT – R$ 49.590
Onix 1.4 LT Automático – R$ 54.790
Onix 1.4 LTZ – R$ 54.490
Onix 1.4 LTZ Automático – R$ 59.790
Onix 1.4 Activ – R$ 57.190
Onix 1.4 Activ Automático – R$ R$ 62.290
Prisma 1.4 LT – R$ 53.690
Prisma 1.4 LT Automático – R$ 58.990
Prisma 1.4 LTZ – R$ 58.690
Prisma 1.4 LTZ Automático – R$ 64.690
VERSÕES
Onix
LT 1.0 (R$ 44.890) – Direção com assistência elétrica, ar-condicionado, sistema antifurto, vidros dianteiros e travas elétricas, sistema de som com Bluetooth, banco do motorista com regulagem de altura e sistema OnStar com pacote Safe (Diagnóstico, App/Web e Segurança), limpador e desembaçador traseiro e rodas de aço de 14 polegadas com calotas. OPCIONAIS: interior com acabamento em preto e cinza, central multimídia MyLink de segunda geração, volante multifuncional, luz de cortesia no porta-luvas, abertura do porta-malas na chave, retrovisor interno com botão de acesso ao OnStar e OnStar pacote Protect (com sistema de alerta de emergência).
LT 1.4 MT (R$ 49.590) e LT 1.4 AT (R$ 54.790) – Todos os itens de série e opcionais do LT 1.0, mais coluna de direção com regulagem de altura, sensor de estacionamento traseiro e rodas de aço de 15 polegadas. OPCIONAIS: transmissão automática de seis velocidades, piloto automático e volante com revestimento premium.
LTZ 1.4 MT (R$ 54.790) e LTZ 1.4 AT (R$ 59.790) – Todos os anteriores, mais computador de bordo com cinco funções (consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e cronômetro), vidros traseiros elétricos, bancos com revestimento em tecido de alto relevo, retrovisores externos com ajuste elétrico, farol com lanterna em LED, faróis de neblina, rodas de alumínio de 15 polegadas e OnStar com pacote Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação). OPCIONAIS: transmissão automática de seis velocidade, piloto automático e volante com revestimento premium.
Prisma
LT 1.4 MT (R$ 53.690) e LT 1.4 AT (R$ 58.990) – Direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricas, banco do motorista com regulagem de altura e sistema OnStar pacote Protect (Diagnóstico, App/Web, Segurança e Emergência), limpador e desembaçador traseiro e rodas de aço de 15 polegadas com calotas, sistema multimídia MyLink de segunda geração, volante multifuncional, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, abertura do porta-malas na chave, sistema antifurto e sensor de estacionamento. OPCIONAIS: transmissão automática de seis velocidade, piloto automático e volante com revestimento premium.
LTZ 1.4 MT (R$ 58.690) e LTZ 1.4 AT (R$ 64.690) – Todos os anteriores, mais acabamento interno em duas cores (preto e marrom escuro), vidros traseiros elétricos, bancos com revestimento premium e tecido de alto relevo, retrovisores externos com ajuste elétrico, farol com luz de posição em LED, faróis de neblina, rodas de alumínio de 15 polegadas e OnStar pacote Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação). OPCIONAIS: transmissão automática de seis velocidade, piloto automático e volante com revestimento premium.