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Lançamento: Jaguar XE chega custando até R$ 299 mil

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A Jaguar, tradicional marca britânica de veículos de luxo, acaba de apresentar ao mercado brasileiro o novo XE, sedã esportivo que chega com a proposta de ser o de melhor desempenho dentro do segmento de sedãs médios Premium. O modelo estará disponível em todas as 33 concessionárias da marca no Brasil, em quatro diferentes versões, que partem de R$ 169.900.

 Confira abaixo cada uma das versões do XE em detalhes:

2.0 Si4 Pure – R$ 169.900

Versão de entrada da linha XE, a versão Pure conta com bancos em couro Luxtec, volante multifuncional em couro granulado, acabamento em Black Piano e detalhes contrastantes espalhados pelo painel de instrumentos. Além disso, o desenho “Riva Hoop” do painel, trazido do XJ, torna o interior ainda mais envolvente. Entre suas principais tecnologias, estão o sistema Stop/Start, transmissão automática de oito velocidades, sistema de monitoramento de pressão nos pneus, faróis de xenônio com luzes diurnas em LED, All-Surface Progress Control, Jaguar Drive, sistema de navegação, sistema de som Jaguar com seis alto-falantes e sensor de estacionamento traseiro. 

2.0 Si4 Pure Tech – R$ 177.000

A versão Pure Tech busca alinhar o custo/benefício da versão Pure com a inclusão de equipamentos que oferecem mais conforto e estilo. Itens como teto solar elétrico, câmera traseira de estacionamento e limpadores de para-brisa automáticos com sensor de chuva foram adicionados.

2.0 Si4 R-Sport – R$ 199.900

A versão R-Sport é voltada para aqueles que não abrem mão da esportividade. Ela chega com “body kit” exclusivo, que ressalta o visual agressivo do XE, com saias laterais, para-choques dianteiro e traseiro diferenciados e discreto spoiler traseiro. Além dos recursos encontrados no Pure Tech, a versão traz bancos esportivos revestidos de couro Taurus, com opções bicolores.

Além disso, o emblema “R-Sport” está gravado em diversos lugares do carro, como no exclusivo volante e nas soleiras das portas. Mas a esportividade está também destacada em seu desempenho, com suspensão recalibrada para proporcionar ao motorista ainda mais diversão.

O modelo ainda conta com faróis adaptativos de xenônio, assistente de farol alto, memória para os bancos dianteiros, sistema de som Meridian com 11 alto-falantes, coluna de direção ajustável eletricamente e rodas aro 18 na cor preta, com opção da cor prata. As versões Pure, Pure Tech e R-Sport são equipadas com motor 2.0 Si4 Turbo de 240 cv de potência e 34 mkgf de torque, capaz de levar o XE aos 250 km/h de velocidade final.

Aliado ao sistema de transmissão ZF de oito velocidades, o modelo promete respostas rápidas aos comandos do motorista, muita agilidade em situações de ultrapassagem e extremo conforto em velocidade de cruzeiro.

XE S – R$ 299.000

Esta é a versão mais esportiva do Jaguar XE. Debaixo do capô, a versão S traz motor 3.0V6 Supercharged com 340 cv de potência e 45 mkgf de torque, o mesmo motor que equipa o superesportivo F-TYPE. O XE S acelera de zero a 100 km/h em 5,1 segundos. Assim como as demais versões, o modelo é equipado com câmbio ZF de oito velocidades, com opção para trocas sequenciais por meio de “paddle shifts” na parte de trás do volante. Aliado ao motor V6, a versão conta com sistema Adaptive Dynamics com amortecedores ativos e configuráveis.

Os bancos esportivos trazem revestimento combinado em couro Taurus e camurça, com opção inteiramente em couro. Seu interior traz acabamentos em fibra de carbono e Black Piano, contando ainda com soleiras das portas com a inscrição “S”, pedais em alumínio e forro do teto na cor preta, elevando a esportividade do modelo. Por fora, o para-choque dianteiro exclusivo tem entradas de ar maiores para melhor arrefecimento do motor V6 Supercharged. Essa versão tem spoiler traseiro, detalhes em preto brilhante na traseira, pinças de freio na cor vermelha cobertas pelas rodas em liga leve de 19 polegadas.

A versão traz o inédito Head-Up display com tecnologia a laser que proporciona maior definição na imagem projetada no para-brisa dianteiro. Além disso, vem equipada com Keyless Entry, sensor de estacionamento 360º, monitor de ponto cego com sensor de aproximação de veículos e detecção de tráfego em marcha a ré.

NA CATEGORIA

As características esportivas estão presentes em cada detalhe. O veículo traz tração traseira, já tradicional em outros modelos da linha Jaguar; estrutura 75% em alumínio, que torna a carroceria extremamente leve e rígida; suspensão dianteira Double Wishbone, com o mesmo projeto e configuração do F-TYPE e suspensão traseira Integral Link, inédita no segmento.

O Jaguar XE é o primeiro fruto da nova tecnologia em arquitetura modular da Jaguar Land Rover. A distância entre-eixos é de 2,835 mm e a posição de dirigir tem baixo centro de gravidade. A cabine oferece alto nível de conforto, baixo ruído e espaço para até cinco passageiros. Ela é toda revestida com materiais de acabamento de qualidade. Os ocupantes têm à sua disposição um sistema de entretenimento completamente novo, o InControl Touch, com tela Touchscreen de oito polegadas.

No quesito segurança, o Jaguar XE traz alguns dos mais avançados sistemas de controle de dirigibilidade, como, por exemplo, o All Surface Progress Control (ASPC), tecnologia fruto de décadas de experiência da Jaguar Land Rover em sistemas de tração para todos os tipos de terreno, capaz de garantir aderência ao veículo mesmo em situações críticas, como pisos e grama muito molhados, oferecendo controle total ao motorista.

Uma nova tecnologia a laser permite que o Sistema Head-Up Display projete no para-brisa uma imagem muito mais nítida, com alto contraste de cores. O motorista tem acesso a informações como velocidade e marcha atual, e sistema de navegação GPS, sem precisar desviar os olhos da estrada. A ampla nitidez e contraste das informações exibidas se devem a um novo módulo, menor e quase 1/3 mais leve que o utilizado atualmente pela indústria.

O XE é o mais rígido e aerodinâmico sedã esportivo que a Jaguar já produziu. Também é o primeiro Jaguar a ser equipado com direção elétrica assistida (EPAS), configurada para respostas muito rápidas e fiel sensibilidade aos mínimos comandos do motorista, além de utilizar menos energia em comparação com o tradicional sistema hidráulico.

Os inúmeros benefícios da ampla utilização do alumínio na construção do XE se dão graças ao investimento muito grande da Jaguar Land Rover na fábrica de Solihull, no Reino Unido. O XE chega para completar a linha de sedãs da Jaguar, posicionando-se logo abaixo do modelo XF e do luxuoso XJ, topo de linha da marca.

A assinatura dos novos carros da Jaguar, com faróis dianteiros em  xenônio e os LEDs de circulação diurna em formato de “J”, torna os carros reconhecíveis imediatamente. Já na traseira, as lanternas que trazem linhas horizontais em LED buscam inspiração no icônico F-TYPE.

AERODINÂMICA

A Jaguar tem uma longa história na produção de veículos de desenhos marcantes e aerodinamicamente eficientes. O novo XE mantém a tradição: seu perfil tem o mais baixo Cx da marca até o momento: 0.26. Esse número foi alcançado com a combinação de mais de 1.220 simulações de fluidos dinâmicos computacionais (CFD) e oito milhões de horas em processamentos, que o torna o carro com maior número de simulações aerodinâmicas na história da Jaguar.

A carroceria de baixa resistência aerodinâmica é aprimorada por características que ampliam cada uma das melhorias criadas. As inovações incluem dutos no para-choque dianteiro, que encaminham o ar por cima das rodas dianteiras. Combinados com painéis leves abaixo do piso do carro, criam perfeita e suave superfície, reduzindo o arrasto aerodinâmico.

POR DENTRO

O exterior esportivo do XE aumenta as expectativas sobre seu interior. Os envolventes bancos dianteiros são montados o mais baixo possível, criando uma posição de direção esportiva mais próxima do solo. Os assentos contam com ajustes elétricos e opções esportivas nos modelos R-Sport e S. Além disso, o XE é o único veículo do segmento que conta com o “Riva Hoop” no painel, formando um arco envolvente que sai da porta do motorista, passa pelo fundo do painel e termina na porta do passageiro. As saídas de ar-condicionado assimétricas invadem as portas.

Os espaçosos compartimentos onde estão os assentos dianteiros são separados por um console, de onde surge o seletor de marchas Rotary Shift, criando a sensação de um cockpit. A tela de oito polegadas touchscreen tem sistema de entretenimento completamente novo, o InControl Touch.

Tecidos especiais, couro premium e costura dupla em cor contrastante entregam uma cabine com qualidade. Os acabamentos em Black Piano, alumínio e fibra de carbono dão a sensação de refinamento artesanal e esportividade.

 ESTRUTURA

A Jaguar tem experiência na construção de estruturas em alumínio, o que permitiu o desenvolvimento da revolucionária estrutura de carroceria do novo XE. Ele é o único carro de sua categoria que tem uso de alumínio em mais de 75% de seu monobloco.

Seguindo o desenvolvimento em alumínio do XJ em 2003, do XK, do XJ atual e do F-TYPE, o novo monobloco com extenso uso de alumínio do XE transforma o modelo no mais rígido sedã que a Jaguar já produziu.

O XE é o primeiro modelo da marca que utiliza a nova arquitetura modular da Jaguar. Essa estrutura, que será utilizada em diversos futuros modelos de segmentos distintos da empresa, foi projetada para utilizar a mistura de materiais, incluindo alumínio, aço de alta resistência e magnésio, permitindo a flexibilidade de manufatura.

Para o XE satisfazer aos níveis requeridos de dirigibilidade, rodagem, economia de combustível e segurança, foi necessário um monobloco reforçado de alumínio. Ligas de alta resistência, em alumínio AC300 e AC600, são utilizadas nas colunas A e nas estruturas dianteiras e traseiras. As colunas B são de alumínio reforçado com aço. Tudo isso torna o compartimento para os passageiros rígido e seguro em caso de colisão.

A Jaguar já está aceitando encomendas e as entregas começam em outubro.


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