Lançamento: Jeep Renegade 2022 perde motor diesel e estreia o 1.3 turbo

Compartilhe!

A renovação dos Jeep nacionais está completa. Depois de fazer uma interessante atualização no Compass (veja aqui) e lançar o Commander, agora é a vez do Renegade linha 2022, que ganhou um refresco no visual e trocou os motores 1.8 flex e 2.0 turbodiesel por um só: o 1.3 turboflex. Será comercializado em quatro versões, com preços que oscilam de R$ 123.990 e R$ 163.290.

por Ricardo Caruso

Jeep Renegade 2022 Série S T270 4X4

O mercado de SUVs no Brasil pode ser dividido em antes e depois do Renegade, modelo que rapidamente caiu no gosto do consumidor. Não foi o primeiro Jeep brasileiro, honra que cabe aos antigos Willys e Ford. Lançado em 2015, foi o primeiro Jeep fabricado no Polo Industrial de Goiana (PE), e de lá para cá, vem evoluindo e chega à linha 2022 com mais de 380 mil unidades vendidas. O Renegade ganhou visual atualizado por dentro e por fora, com mais tecnologia e segurança, e melhor desempenho surpreendente, graças ao novo motor 1.3 turbo T270 de até 185 cv. Tudo isso sem abrir mão da capacidade off-road que é inerente a todos os Jeep, uns mais, outros menos.

Jeep Renegade 2022 Série S T270 4X4

Pela primeira vez, o Renegade oferece somente motores turbocomprimidos em sua linha. O T270 de até 185 cv é o turbo flex mais avançado e potente do Brasil, já nos novos Compass e Commander. Agora, o T270 estará disponível com dois tipos de tração: 4×2 com transmissão automática de 6 marchas e -novidade- 4×4 com reduzida e transmissão de 9 velocidades. O Renegade tem também a estreia da versão Série S, que completa o topo de linha junto com a Trailhawk.

Jeep Renegade 2022 Série S T270 4X4

A segurança da plataforma Small Wide ficou ainda maior com os seis airbags de série, chegando a sete nas versões 4×4. O Renegade conta ainda com a maior linha de equipamentos de segurança ativa de série desde a versão Sport. Essas novidades são completadas por uma discreta mas necessária atualização de estilo. Por fora, o Novo Renegade traz mudanças no desenho da dianteira e traseira, com novos pára-choques, novo desenho da grade e faróis e lanternas Full LED. O modelo também traz novas rodas e retrovisores, além de novidades no interior.

Mais capacidade off-road 

Todas as versões do Renegade são equipadas com o motor T270 produzido no Brasil, já conhecido nos Compass e Commander. Com baixas emissões de CO2, alcança 180 cv de potência máxima com gasolina e 185 cv com etanol, sendo o motor turbo flex mais potente e moderno fabricado no Brasil. Seu torque de 27,5 mkgf (com qualquer combustível) está disponível desde 1.750 rpm, permitindo melhor desempenho e eficiência no asfalto ou na terra.

Jeep Renegade 2022 Série S T270 4X4

O modelo conta com câmbio automático de seis marchas nas versões com tração 4×2 e caixa automática de nove marchas com tração 4×4 com bloqueio de diferencial. Isso permite que o consumidor escolha a melhor opção de acordo com seu uso ao mesmo tempo em que facilita em termos de custo o acesso aos SUVs com tração nas quatro rodas.

Jeep Renegade 2022 Série S T270 4X4

Agora mais acessíveis, as versões 4×4 tem até cinco modos de condução, que ajustam os parâmetros do motor, câmbio e bloqueio de diferencial traseiro conforme o tipo de piso e vontade do motorista: Auto (Automático), Sport (Esportivo), Snow (Neve, recomendado para pisos muito escorregadios), Sand/Mud (Areia/Lama) e Rock (Pedra), este último exclusivo da versão Trailhawk. O “pacote” fora de estrada é completado pelas funções 4WD Low, que prioriza as relações mais curtas do câmbio automático; 4WD Lock, que faz o bloqueio do diferencial traseiro, e o Hill Descent Control, capaz de manter automaticamente a velocidade do veículo mesmo em descidas íngremes.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 9584ccf88ef03031bee5e9d5256495e1ae6871e0.jpg

Os consumidores que optarem pelas versões com tração dianteira do Renegade não precisarão ficar restritos a deslocamentos apenas pelas ruas das cidades ou estradas asfaltadas. Longe de ser um “SUV de shopping center”, chega de série com o “Jeep Traction Control +”, sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência em uma das rodas. Ele aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere o torque para outra que esteja em contato com o piso. 

Jeep Renegade 2022 Longitude T270 4X2

Outro item de série nas versões 4×2, o modo Sport permite que o motorista aproveite ainda mais toda o desempenho oferecido pelo motor T270, já que habilita uma calibração diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas que passam a ser realizadas em rotações mais altas. Nele, parâmetros como peso da direção, tempo de resposta do acelerador e mapa das trocas de marcha são ajustados para que o motorista aproveite os 185 cv e 27,5 mkgf de torque (ou 270 nm, o tal 270 que dá sobrenome às versões) em qualquer situação, tendo direção mais firme e oferecendo experiência de condução mais esportiva.

Desenho renovado

O Renegade é fácil de identificar nas ruas, e isso -claro- foi mantido e reforçado na linha 2022, com uma evolução no estilo. Começando pelos faróis circulares, que agora são Full LED em todas as versões com luz de direção integrada: ao acionar o pisca, toda a borda do conjunto se ilumina, destacando ainda mais o veículo ao mesmo tempo em que aumenta a segurança. 

Jeep Renegade 2022 Série S T270 4X4

O para-choque frontal ficou mais robusto, com linhas mais “musculosas” e emoldurando os novos faróis auxiliares, também em LED. O conjunto recebeu uma peça na parte inferior, que destaca a dianteira e é acompanhada em termos de visual com uma inédita grade, sempre de sete fendas. Agora elas são emolduradas por reentrâncias em sua base que trazem também elementos do “X” das lanternas.

As novas rodas de liga-leve têm 17, 18 ou 19 polegadas, com desenho adequado à proposta de cada versão. Vale dizer que na versão Trailhawk há ainda um novo “easter egg” nas rodas. Os retrovisores trazem luzes de direção integradas contornadas por uma peça retilínea com o nome Jeep gravado em ambos os lados do carro, enquanto os emblemas laterais adotam novos grafismos. Na traseira, mais estilo: o “X”, que virou espécie de marca registrada do Renegade (lembra o reforço em X dos antigos galões de combustível dos primeiros Jeep, adota um estilo inédito nas lanternas em LED, e o novo para-choque traseiro, redesenhado, completa as mudanças na traseira.

Jeep Renegade 2022 Série S T270 4X4

Por dentro, o Renegade chama a atenção, com o volante redesenhado -assim como no Compass e Commander- e adornado pelo logo Jeep. O novo apoio de braço central soma mais um “easter egg” (veja aqui o que são os “easter eggs”). A palavra e data “Jeep 1941” gravadas em baixo relevo, servem para lembrar o ano de nascimento da marca.

jeep renegade 2022 sport 2

O Renegade será oferecido em sete cores, sendo três novas para o modelo: Granite Crystal, Cinza Sting e a interessante Punk’N Orange, exclusiva da versão Trailhawk. Esse tom de laranja faz uma homenagem à cor de lançamento mundial do modelo e ao tom disponível no Jeep Wrangler. As outras quatro tonalidades são Branco Polar, Prata Billet, Azul Jazz e Preto Carbon. Vale dizer que essa última passa a não ser cobrada como extra no Renegade.

Mais conforto e segurança

O novo Renegade recebeu um “pacote” tecnológico inédito até agora em seu segmento. Todas as versões são equipadas com diversos itens de segurança e auxílio à condução. O grande destaque fica pela frenagem autônoma de emergência (AEB), que faz monitoramento contínuo do tráfego à frente. Quando é detectado o risco de colisão com outros veículos, o Renegade emite um alerta sonoro e visual ao motorista. Se não houver nenhuma ação, o sistema aciona automaticamente os freios do Renegade, reduzindo o impacto da colisão ou até impedindo um choque.

Jeep Renegade 2022 Série S T270 4X4

Esse recurso é possível graças a uma câmera posicionada na parte superior do para-brisas. Esse mesmo dispositivo permite a inclusão de outros sistemas, como o assistente de manutenção de faixa (LKA). Eles fazem a leitura da sinalização horizontal da via e podem fazer correções pontuais no volante para alertar o motorista que o veículo está invadindo as faixas laterais. Por fim, a câmera também faz a leitura e reconhecimento contínuo das placas de trânsito, indicando no painel a velocidade permitida da via em tempo real.

jeep renegade 2022 sport 3

A segurança é reforçada pelo detector de fadiga, de série em todas as versões. Ele analisa diversos parâmetros do veículo, incluindo o tempo de viagem, e sugere ao motorista uma parada para descanso sempre que é identificado o risco de sonolência ao volante. O novo Renegade também pode receber comutação automática do farol alto, que se ajusta conforme o tráfego ao redor para evitar o ofuscamento de outros veículos ao mesmo tempo em que assegura a melhor iluminação da via à frente.

jeep renegade 2022 trailhawk 38

O monitor de veículos no ponto cego (BSM) usa sensores nas laterais do carro para alertar o motorista, por meio de luzes nos retrovisores, da presença de carros ao redor em pontos que podem não ser vistos pelo condutor. O aviso de tráfego traseiro soma mais proteção em manobras e saídas de garagem em ré: quando os sensores detectam a proximidade de carros perpendiculares um alerta é emitido no interior. Para completar, o modelo ainda pode receber faróis com comutador automático do facho alto (AHB), e sistema de estacionamento automático Park Assist. Vale dizer que este último, mais AHB e BSM, são itens de série nas versões Trailhawk e Série S.

jeep renegade 2022 serie s 6

Além de todas essas tecnologias autônomas, o Jeep Renegade 2022 traz quadro de instrumentos com opção “Full Digital” de 7 polegadas, com tela customizável, que pode ser ajustada conforme o desejo do motorista. Nele é possível ver parâmetros como pressão do turbo, percentual de potência enviada às rodas e até força G.

jeep renegade 2022 serie s 5

O Jeep Renegade traz ainda sistema multimídia com tela de até 8,4 polegadas, com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de carregador de celular por indução com resfriamento pela saída de ar-condicionado direcionada, evitando superaquecimento comum nesse tipo de dispositivo. Outros passageiros ainda podem carregar seus smartphones por meio das três tomadas USB, sendo uma do tipo A e uma do tipo C no console central na frente e uma do tipo A para os passageiros do banco traseiro. Isso permite que o usuário possa usar o cabo mais adequado ao seu aparelho, sem a necessidade de adaptadores.

Versões e preços do Jeep Renegade 1.3 Turbo 2022

Renegade Sport T270 4X2

Renegade Sport 4×2 (R$ 123.990): Seis airbags, controle de estabilidade e tração, freio de estacionamento eletrônico, câmera de ré, ar-condicionado, central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, faróis full-LED, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, detector de fadiga, reconhecimento de placas, cruise control, rodas de liga leve de 17 polegadas, start/stop e três tomadas portas USB (uma do tipo C).

Opcionais: “Pack Exclusive” (R$ 5.500): bancos em couro e rodas de liga leve de 18 polegadas e “Kit Mopar” (R$ 600): tapetes de borracha e frisos laterais

Renegade Longitude T270 4X2

Renegade Longitude 4×2 (R$ 138.990): Os mesmos itens da versão Sport, mais “paddle-shifters” junto ao volante para trocas de marcha manuais, multimídia com tela de 8,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, faróis de neblina em LED, bancos revestidos de material sintético imitando couro, painel de instrumentos digital de 7 polegadas, ar-condicionado automático digital de duas zonas, carregador sem fio para celulares, rodas de liga leve de 18 polegadas e sensor de estacionamento traseiro.

Opcionais:Banco com revestimento marrom (R$ 1.240) e “Kit Mopar” (R$ 600): tapetes de borracha e frisos laterais

Renegade Série S T270 4X4

Renegade Série S 4×4 (R$ 163.290): acrescenta sete airbags, sensores crepuscular e de chuva, controle eletrônico de descida, rodas de liga leve de 19 polegadas, Park Assist, faróis alto automáticos, abertura e partida do motor sem chave, retrovisor interno eletrocrômico, monitor de ponto cego, detector de tráfego traseiro, tração 4×4 com modo reduzid e seletor de terreno.

Opcionais: Teto solar panorâmico (R$ 8.490) e “Kit Mopar” (R$ 600): tapetes de borracha e frisos laterais

Renegade Trailhawk T270 4x4

Renegade Trailhawk 4×4 (R$ 163.290): acrescenta ao Renegade Série S rodas de 17 polegadas com pneus de uso misto, suspensão elevada, seletor de terreno com a função “Rock”, nova animação para o painel de instrumentos digital, costuras e acabamentos das saídas de ar condicionado em vermelho e proteção “off-road”.

Opcionais: Teto solar panorâmico (R$ 8.490)

A Jeep produziu 11.500 unidades do Renegade 2022, para serem vendidas em três lotes. O primeiro lote atenderá quem fez a pré-compra, com faturamento de 4500 unidades acontecendo entre fevereiro e março. O segundo lote será de 2.500 unidades, para o público geral, com as primeiras 1.000 unidades numeradas, previsto para março. E os 4.500 Renegades restantes serão faturados até abril.

jeep renegade 2022 trailhawk 30

Os 1.000 primeiros clientes que comprarem o Novo Jeep Renegade receberão um “Welcome Kit”,m composto por uma caixinha de som e copo retrátil, que virão em um estojo exclusivo. Para completar, os novos proprietários do Renegade também terão direito a uma corrente militar de identificação personalizada (“dog tag”). Para receber este mimo, ele deve seguir as orientações que seguirão com o kit, se inscrever no programa Jeep Wave e indicar seus dados para a entrega.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español