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LANÇAMENTO: RENAULT LOGAN DEIXA A FEIÚRA DE LADO

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O Renault Logan chegou ao Brasil em 2007. Era um carro de origem romena (Dacia), resistente, com bom espaço interno, baixo custo de manutenção e três anos de garantia. E era feio, muito feio. O preço baixo e as qualidades encobriam isso. Pois agora a Renault manteve as virtudes do carro e acabou com o quesito “feiúra”. O Logan deixou de ser um carro que assusta pelo desenho e passou a ter bons atrativos estéticos.

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As linhas retas deram lugar a traços arredondados na dianteira, traseira e lateral, e o Novo Logan está mais sofisticado e segue a atual estratégia de desenho da Renault, lançada em 2010.

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Em seu interior, o modelo também inovou, com o sistema Media NAV 1.2, com tela de 7 polegadas integrada ao painel e ar-condicionado automático. Além desses itens, cruise control (piloto automático), limitador de velocidade, sensor de estacionamento e indicador de trocas de marchas são outras novidades.

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O desenho do Novo Logan teve a participação do Renault Design América Latina (RDAL), o primeiro estúdio de desenho e estilo da marca no continente americano, que fica em São Paulo. A exemplo do que aconteceu com o Clio, em novembro, o Novo Logan agora passa a ter a nova identidade visual da marca.

ARREDONDADO 

Na dianteira, tudo novo e formas mais arredondadas. Visto de frente, o sedã ficou mais imponente, com a adoção de um parachoques mais encorpado e envolvente. O conjunto óptico traz na mesma peça faróis de duplos refletores e luzes indicativas de direção. Na grade frontal, destaca-se um friso cromado e o símbolo da Renault maior. Na parte inferior da grade dianteira, a versão Dynamique reforça o estilo com uma moldura cromada, envolvendo os faróis de neblina. O capô agora tem dois frisos que descem em direção a cada um dos faróis.

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A traseira é marcada por lanternas que avançam sobre as laterais do veículo, com elementos que destacam as luzes de ré e de freio. O logotipo da Renault está no centro da tampa do porta-malas e logo abaixo dele o nome “Logan”. A tampa do porta-malas é caracterizada ainda por um vinco na horizontal, que simula um spoiler.

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A nova carroceria não alterou o espaço interno, um dos pontos fortes do sedã. O carro apresenta vantagem em relação aos competidores diretos: as suas amplas medidas internas e externas. São 2,63 metros de distância entre-eixos, 4,35 m de comprimento, 1,73 m de largura (sem retrovisores) e 1,52 m de altura.

POR DENTRO

O interior do Novo Logan recebeu novos materiais, cores e texturas. O painel, todo novo, tem visual mais atual e é feito de material mais agradável ao tato. O volante é de três raios, com a logomarca da Renault cromada no centro; na versão Dynamique, pode vir com os comandos do piloto automático e do limitador de velocidade.

Novo Logan_Dynamique 1.6 8V Hi-Power_interior_com media NAV 1.2

O novo grupo de instrumentos agora tem iluminação na cor branca. São três mostradores circulares: conta-giros e velocímetro analógicos e um mostrador digital, com indicador do nível de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento e computador de bordo. O motorista tem acesso, por exemplo, a dados relativos ao consumo médio e instantâneo, à autonomia, quantidade de combustível consumida, velocidade média e quilometragem total e parcial. Para auxiliá-lo na redução de consumo, o Novo Logan ganhou indicador de troca de marcha.

Novo Logan_Dynamique 1.6 8V Hi-Power_quadro de instrumentos na cor branca_02

Porta-objetos estão espalhados por toda a cabine, e são de oito a 11, conforme a versão. Nas laterais das portas dianteiras e traseiras, por exemplo, estão porta-mapas e porta-garrafas. Nos compartimentos dianteiros, recipientes de até 1,5 litro. O porta-luvas, por sua vez, é amplo e tem capacidade de 5,7 litros. As latas e copos podem ser armazenados em espaços específicos no console central, logo à frente da alavanca de câmbio, e atrás do freio de estacionamento.

TECNOLOGIA

Outro detalhe importante nesta nova geração do sedã é o encosto rebatível do banco traseiro, o que aumenta a versatilidade de uso do espaço interno. Na versão Dynamique, o banco é rebatível bipartido (1/3 e 2/3) e na versão Expression é 1/1.

Novo Renault Logan. Curitiba, 06/10/2013. Foto: Agência La Imagem

A versão Dynamique traz luzes indicadoras de direção incorporadas aos retrovisores, dando um toque mais sofisticado ao modelo.

Com o Novo Logan chega também o Media NAV 1.2, evolução do sistema lançado em 2012 que tem tela touchscreen de 7 polegadas integrada ao painel, com as funções GPS, Bluetooth e rádio, mais duas novas funções: Eco-Scoring e Eco-Coaching, além da visualização da temperatura externa. O Eco-Scoring avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida. Junto com o Eco-Scoring, está o Eco-Coaching, que dá uma série de dicas para o condutor dirigir de modo mais econômico e ecológico.

ESPAÇOSO

No centro do painel, ficam agrupados o sistema de som e comandos de climatização. Opcionalmente na versão Dynamique, o Novo Logan oferece ar-condicionado automático, item inédito no segmento, com um seletor da temperatura de fácil manuseio.

Encontrar uma boa posição de dirigir no Novo Logan é tarefa fácil, graças também aos ajustes de altura do assento do motorista e da coluna de direção. Todos os bancos são novos e na versão Dynamique foram confeccionados com a tecnologia CCT (Cover Carving Technology), que apresenta espumas mais espessas entre 5mm e 20mm, com formato que “abraça” o corpo, garantindo mais conforto e ergonomia.

Novo Logan_Authentique 1.0 16V Hi-Power_bancos dianteiros

O amplo espaço interno também é percebido no porta-malas, de 510 litros. O porta-malas e a tampa do tanque do combustível, por sua vez, podem ser abertos internamente.

Outra grande diferença do Novo Logan em relação ao modelo anterior está na melhoria acústica. O desenvolvimento do novo modelo incluiu um minucioso trabalho de modelagem acústica, com a adição de novos itens criados para aumentar o nível de silêncio interno do veículo.

A preocupação da Renault com o conforto do modelo fica evidenciada nos braços da suspensão dianteira, que estão instalados em um chassi auxiliar, fixado por coxins ao monobloco, o que evita o seu contato direto com a carroceria, proporcionando maior isolamento. Já as buchas que fixam os braços da suspensão à carroceria garantem, além do isolamento acústico, rigidez e apoio necessários para manter o equilíbrio do carro em curvas.

MECÂNICA

Dois motores fazem parte do portfólio da nova linha Logan: o novo 1.0 16V Hi-Power, que equipa o Novo Clio e é nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, e o 1.6 8V Hi-Power, adotado na linha em agosto de 2012.

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O Novo Logan é o único da categoria a contar com motor de quatro válvulas por cilindro. Presente nas versões Authentique e Expression, o motor 1.0 16V Hi-Power, traz uma série de inovações mecânicas. São 71 peças novas, como os pistões adequados para a nova taxa de compressão, que passou de 10:1 para 12:1, bomba de óleo, bielas e junta do cabeçote.

O 1.0 desenvolve 80 cv (com etanol no tanque) e 77cv (abastecido com gasolina) de potência máxima, sempre a 5.750 rpm. São 10,5 mkgf (etanol) e 10,2 mkgf de torque máximo a 4.250 rpm (gasolina). No ciclo urbano, faz 8,1 km/litro (etanol) e 11,9 km/litro (gasolina). E na estrada, a média de consumo fica em 9,2 km/litro (gasolina) e 13,4 km/litro (etanol).

Novo Renault Logan. Curitiba, 06/10/2013. Foto: Agência La Imagem

A segunda opção de motor disponível é o 1.6 8V Hi-Power. São 106 cv com etanol e 98 cv com gasolina. Em relação ao torque são 15,5 mkgf com etanol e 14,5 mkgf com gasolina. Vale ressaltar que cerca de 85% do torque já estão disponíveis a 1.500 rotações.

As mudanças na mecânica foram significativas, incluindo suspensões, direção, freios e sistema elétrico. A bitola dianteira, por exemplo, aumentou 27 mm, e a traseira, 19 mm. A direção ganhou nova assistência variável.

 As suspensões do Novo Logan, dianteira e traseira, foram desenvolvidas de acordo com as condições de rodagem das ruas e estradas brasileiras. O conjunto dianteiro é tipo MacPherson, com braços triangulares e amortecedores integrados às molas helicoidais; nas versões com motor 1.6 Hi-Power, a suspensão dianteira ganha barra estabilizadora. Atrás, funciona um sistema semi-independente, composto por barra de torção transversal, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora.

 VERSÕES E PREÇOS

O Novo Logan sai de fábrica com airbag de série para motorista e passageiro em todas as versões, obrigatório por lei a partir de 2014, junto com o sistema ABS. Tem ainda distribuidor eletrônico de força de frenagem (EBD) e sistema CAR, que trava automaticamente as portas do veículo quando este alcança 6 km/h, o que também contribui para a segurança.

Novo Renault Logan. Curitiba, 06/10/2013. Foto: Agência La Imagem

Os bancos dianteiros possuem o chamado efeito anti-mergulho, que impede que se passe sob o cinto em caso de colisão frontal. Os cintos de segurança retráteis de três pontos têm regulagem de altura (dianteiros) e limitadores de esforço integrado. Esse dispositivo, presente em todos os modelos da Renault, ajusta automaticamente a tensão do cinto em caso de colisão.

Novo Renault Logan. Curitiba, 06/10/2013. Foto: Agência La Imagem

Junto com o Novo Logan está chegando ao mercado uma linha completa de acessórios, desenvolvida exclusivamente para o sedã. Todos os componentes têm homologação de fábrica. A lista inclui itens como alarme, engate traseiro, faróis de neblina, ponteira de escapamento cromada, rodas em liga leve aro 15, sensor de estacionamento e uma ampla gama de rádios CD/MP3. Um dos destaques é o Kit Sport, composto por saias laterais, spoiler dianteiro e aerofólio na tampa traseira.

O Novo Logan está chegando ao mercado nacional em quatro versões, sendo três de acabamento e duas de motorização:

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Authentique 1.0 16VHi-Power: airbag duplo, ABS, EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), brake light, rodas aro 15, retrovisor na cor preta, maçanetas externas na cor preta, retrovisor com regulagem interna, pára-sol com espelho cortesia, aberturas internas do porta-malas e reservatório de combustível. Principais opcionais: direção hidráulica e ar-condicionado.

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Expression 1.0 16VHi-Power e 1.6 8V Hi-Power:  os mesmos equipamentos da versão Authentique mais ar-condicionado (1.6 8V Hi-Power), direção hidráulica, rádio CD MP3 com USB e Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas das portas, alarme perimétrico, computador de bordo, banco traseiro rebatível 1/1, ar quente, desembaçador traseiro, retrovisor na cor carroceria, maçanetas externas na cor carroceria, coluna B com acabamento em preto. Principais opcionais: ar-condicionado (1.0 16V Hi-Power), Media NAV 1.2 e sensor de estacionamento.

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Dynamique 1.6 8VHi-Power: os mesmos equipamentos da versão Expression, mais bancos com tecnologia CCT, rodas aro 15 de liga leve, faróis de neblina, vidros elétricos traseiros, piloto automático, limitador de velocidade, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, comando elétrico dos retrovisores,  banco rebatível 1/3 e 2/3 e volante revestido em couro. Principais opcionais: Media NAV 1.2, sensor de temperatura externa, ar-condicionado automático e sensor de estacionamento.

Os preços oscilam de R$ 28.990 a R$ 42.100.

 


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