O novo Audi Q8 está tendo sua estréia mundial. Embora já tenha adiantado muitos detalhes deste SUV, agora a marca liberou todas informações oficiais. O modelo faz a estreia da Audi no segmento dos SUVs cupê.

Como você pode ver pelas fotos, o Audi Q8 eleva o padrão de desenho da marca, saindo um pouco da mesmice, e combina a elegância de um luxuoso cupê de quatro portas com a versatilidade de um grande SUV.

Apesar do seu desenho ser semelhante ao do conceito anteriormente apresentado, o Audi Q8 será lançado no mercado europeu no próximo trimestre deste ano, trazendo com destaque os seguintes pontos:

– O Q8 é definido pelas generosas dimensões: 4.986 mm de comprimento, 1.995 mm de largura e 1.705 mm de altura . Graças a sua linha de teto descendente na traseira, parece ser muito menor que seu irmão, o Audi Q7. Com distância entre-eixos de quase 3 metros, oferece bom espaço para os ocupantes. Para a parte traseira existe a possibilidade de montar três assentos individuais com ajuste longitudinal. Com o encosto dos bancos traseiros rebatidos, o porta-malas atinge volume de 1.755 litros de capacidade.

– O Q8 Audi é apresentado como o novo visual frontal da “família” Audi Q, mais trabalhado e cuidado em ermos de estilo.

– Os faróis de LED fazem parte da lista de equipamentos padrão, e a tecnologia HD Matrix LED é oferecida como opcional.

– O Audi Q8 traz o sistema de tração integral quattro como padrão. O diferencial central mecânico transfere a força entre os eixos dianteiro e traseiro na proporção de 40/60. Quando necessário, envia a maior parte do torque para o eixo que tem melhor tração. Isso, juntamente com a distância livre do solo de 254 mm, dianteira e traseira curtas e o controle de descida de declive permitem que o Audi Q8 continue com desenvoltura mesmo quando o asfalto termina, apesar de não ser essa sua principal função. A suspensão com controle de amortecimento também é de série. Opcionalmente, é oferecida suspensão pneumática, que pode variar a altura da carroceria em até 90 mm.

–  Como opcional, há o eixo traseiro direcional, que permite -a baixa velocidade- variar o ângulo de direção das rodas traseiras em até 5 graus, em direção oposta à dianteira. Em altas velocidades, as rodas do eixo traseiro giram na mesma direção das rodas dianteiras.

– Todos os motores usarão a tecnologia Mild-Hybrid (MHEV). O sistema elétrico de 48 volts incorpora uma bateria de íons de lítio e um alternador BAS. Durante a frenagem, você pode recuperar até 12 kW de energia armazenada na bateria. O motor mais interessante é o 3.0V6 TDI. O sistema MHEV permite que o SUV ande com o motor desligado em velocidades de até 160 km/h e recupere a energia durante desacelerações. Os benefícios reais disso é reduzir o consumo de combustível

– Acelera de zero a 100 km/h em apenas 6,3 segundos. No início de 2019, o Q8 receberá uma versão mais tranquila do 3.0V6 TDI e o 3.0 TFSI a gasolina de 344 cv.

– No interior, a Audi optou pela função em detrimento da forma, e centralização de comandos em elas touchscreen. Você pode acessar quase todas as funções por meio de duas telas grandes. O superior, de 25,6 cm (10,1 polegadas), controla os sistemas de multimídia e navegação. A tela inferior, de 21,8 cm (8,6 polegadas), permite ao motorista controlar as funções de condicionamento de ar, conforto e mensagens, entre outras.

– A instrumentação totalmente digital é mostrada no Audi Cockpit Virtual, cuja tela de 31,2 cm (12,3 polegadas) de alta resolução pode mostrar dois tipos de visão. Como padrão, o Audi Q8 é equipado com o sistema MMI Navigation plus com transmissão de dados e Wi-Fi.

– Entre os sistemas de assistência do novo Q8, encontramos o cruise control adaptativo, o assistente de eficiência, o assistente de cruzamento pela traseira, o sistema de alerta para aviso de mudança de faixa e a câmera de 360 graus.

– Um assistente interessante é o controle remoto de estacionamento, que será oferecido no início de 2019. Sob a supervisão do motorista, ele permite que o SUV entre e saia de uma garagem de forma autônoma. O motorista ativa o processo de fora do veículo usando o aplicativo “myAudi” em seu smartphone. 

Produzido na Eslováquia de olho no mercado chinês, o novo Q8 será lançado na Europa ainda este ano. Não está confirmado para o Brasil, mas como a marca sempre oferece toda sua linha aqui, deverá ser uma das atrações da Audi no Salão do Automóvel, em novembro, podendo começar a ser vendido em 2019.