Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Lançamento: tudo sobre o novo Volkswagen Golf VIII 2020

Compartilhe!

 

Acabou o mistério. Agora sim, este é o novo Volkswagen Golf, a oitava geração do best seller da marca alemã

 

O novo Volkswagen Golf acabou de ser apresentado. É a oitava geração daquele que é um dos modelos referenciais não só da VW, mas também da história da indústria automotiva em todos os tempos.

Se o primeiro Golf foi um rompimento radical com o Fusca, a partir dali a regra tem sido evolução e não revolução. Existem críticas em relação a esta filosofia de trabalho, mas os resultados são incontestáveis. Continua a ser um modelo com forte identidade e aceitação.
 
 
Volkswagen golf MK8 2020Volkswagen golf MK8 2020

A linhagem de estilo adotada é clara, desde o primeiro Golf de 1974 ao novo Golf VIII. Confira a silhueta do hatch e a larga coluna traseira. A nova geração diferencia-se basicamente nas extremidades dianteira e traseira. A frente revela um capô curto e curvo, com os faróis numa posição baixa e com nova assinatura luminosa, como as lentes das lanternas traseiras apresentando contorno mais mais recortado.

O novo Volkswagen Golf junta-se à lista de modelos disponíveis no mercado que projetam o logotipo no chão, um mimo disponível de série a partir da versão Life.

De perfil, a maior diferença está na presença daquilo que os desenhistas da Volkswagen chamam de “Tornado Line”, referência à reta que define a linha de cintura, unindo a dianteira e a traseira, contornando a parte de trás do veiculo, de forma continua.

Se o exterior evolui cuidadosamente seu legado de 45 anos, no interior, a digitalização fez uma revolução. De série todos os Golf vêm com o Digital Cockpit (com tela de 10,25 polegadas) em complemento ao sistema de multimídia composto por uma tela touchscreen de 8,25 polegadas, que parecem unidos, criando uma nova arquitetura digital.

Como opcional, o universo digital do motorista pode ser melhorado com dois sistemas de multimídia com telas de 10 polegadas. Junto com o sistema de navegação Discover Pro, permite criar o Innovision Cockpit, já em uso no Touareg. Existe ainda a possibilidade de ter um head-up display para projeção de informações no para-brisas.

 

O controle de luzes ou desembaçador é feito agora por meio de um novo painel digital à esquerda do painel de instrumentos. O recurso digital chegou até à operação do teto panorâmico, efetuado através de um comando deslizante.

No que diz respeito à conectividade, os usuários do Golf 8 podem contar com tomadas USB na frente e atrás. Está disponível também um sistema de carregamento wireless para smartphone. Já o direcionamento de ar condicionado para os ocupantes traseiros tem agora regulagem independente da temperatura.

Volkswagen golf MK8 2020

No quesito motorizações, a Volkswagen destaca o uso de sistemas híbridos. A eletrificação não é uma novidade absoluta no Golf, pois o Golf 7 já tinha uma versão elétrica e outra híbrida. No novo Golf, a marca reforça os argumentos híbridos, duplicando o número de híbridos plug-in oferecidos e, pela primeira, traz versões mild-hybrid (de 48V) identificadas pela sigla eTSI.

Estas mild-hybrid tem potências de 110 cv (1.0 turbo de três cilindros), 130 cv e 150 cv (ambos 1.5 turbo de quatro cilindros), com a Volkswagen prometendo redução de 10% no consumo. As versões mild-hybrid estão equipadas, exclusivamente, com caixa de câmbio DSG de sete velocidades.

Nos híbridos plug-in (eHybrid), a sigla GTE está de volta, agora com 245 cv. Foi introduzida uma versão menos potente na linha híbrida plug-in, que herda a potência de 204 cv do anterior GTE e que surge identificada apenas como eHybrid. Ambas usam uma bateria, que tem agora 13 kWh, prometendo autonomia em modo elétrico até próximo dos 60 km; estão equipados com caixa de câmbio DSG de seis marchas.

Volkswagen golf MK8 2020

Ainda nas motorizações, o diesel que tantos problemas causou à marca, mantém-se nesta oitava geração. O 1.6 TDI desaparece da linha, ficando apenas o 2.0 TDI em duas versões, com 115 e 150 cv. Estreia uma nova tecnologia “twin-dosing”, composta essencialmente por dois catalisadores de redução seletiva (SCR), que diminuem as emissões de NOx em 80%. Também é mais eficiente, com promessa de consumo reduzido em 17%.

Por fim, estarão disponíveis duas motorizações TSI de três cilindros, com 90 e 110 cv , que funcionam sob o ciclo Miller, e uma TGI (gás natural) com 130 cv.

E o e-Golf? Com o lançamento do novo ID.3, segundo a Volkswagen manter o e-Golf no catálogo deixa de fazer sentido, motivo pelo qual ele foi descontinuado nesta geração.

A conectividade é um trunfo importante desta oitava geração. O novo Volkswagen Golf será o primeiro a poder ligar-se ao seu ambiente, de série em todas as versões, via Car2X, ou seja, poderá receber informações não só da infraestrutura de tráfego, como também de outros veículos até uma distância de 800 m, notificando o motorista. Em caso de alertas, pode também comunicar com outros veículos que possuam esta capacidade.

Volkswagen golf MK8 2020

As versões mais “nervosas” do novo Golf só serão conhecidas no próximo ano, mas pode apostar que haverá o Golf GTI e o Golf GTI TCR.  Continuará a existir o Golf GTD e, claro, no top de linha dos Golf mais esportivos teremos um novo Golf R.

No que diz respeito a potências, o Golf GTI promete começar nos 245 cv , a mesma potência da versão mais potente do GTE. Já o Golf GTD atinge a marca dos 200 cv e o Golf R terá 333 cv de potência máxim

A nova linha terá novas especificações de “pacotes” de equipamento. Esqueça os Trendline ou Highline, e dêem as boas vindas aos Life, Style e R-Line. Mesmo no nível mais básico temos faróis e lanternas com LEDs, partida Keyless, cockpit digital, serviços e funções We Connect e We Connect Plus, volante multi-funções, ar condicionado automático, Lane Assist, Front Assist (com detecção de pedestres) e o já mencionado Car2X.

Volkswagen golf MK8 2020
Outra das novidades é a introdução de uma nova e menor manopla de câmbio nas versões DSG, que passa a ser do tipo shift-by-wire, ou seja, sem ligação mecânica com a transmissão.

Uma das grandes novidades do Volkswagen Golf 8 é que, além dos upgrades online, é possível também comprar novos opcionais após a compra. Tecnologias como Cruise Control Adaptativo, Light Assist, sistema de navegação, wi-fi e controle por voz, entre outras, poderão ser adquiridas e instaladas depois da aquisição do carro.

Para quem gosta de ouvir música a bordo, está disponível um novo sistema de som opcional da Harman Kardon com 400 W.

O Volkswagen Golf é também o primeiro Volkswagen a ser disponibilizado com a Alexa, assistente virtual da Amazon. Por meio de comandos por voz é possível fazer compras online, modificar a agenda pessoal ou fazer perguntas mais triviais como saber, por exemplo, se o Palmeiras tem Mundial (não tem…) ou qual a temperatura em determinada cidade. Foi há muito pouco tempo que a Amazon introduziu a língua portuguesa no seu assistente virtual, em português do Brasil.

As primeiras entregas do novo Volkswagen Golf iniciam-se no próximo mês de dezembro, na Alemanha e na Áustria, com os restantes mercados europeus recebendo os carros nos primeiros meses de 2020. Não se sabe se chegará ao Brasil por meio de produção local ou importado; o foco da Volkswagen hoje são os SUVs.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *