Última hora

Lançamentos: o que esperar do Salão de Paris?

Compartilhe!

i

Como de hábito, o Salão de Paris é palco para a apresentação de muitos conceitos e lançamentos de automóveis. Esse ano não será diferente. AUTO&TÉCNICA traz algumas das novidades que estão previstas. Confira.

Audi

Além do TT Roadster, a Audi vai mostrar o renovado S6, o novo RS3 e o R8. O primeiro será a versão conversível do TT, mantendo a linha de motores de quatro cilindros. O S6 receberá mudanças de metade do ciclo de vida, com frente nova e faróis por LED, mantendo o motor 4.0 turbo de 430 cv, mas com algumas alterações para maior eficiência e possibilidade de baixar o 0-100 km/h dos 4,6 segundos do atual modelo. O RS3, o rival da Mercedes A45 AMG e BMW M235i, terá motor 2.5 turbo de 360 cv. Finalmente, a segunda geração do R8 fará a sua aparição em Paris. “Irmão” do Lamborghini Hurracan, o novo R8 promete desempenho elevado graças aos motores V8 e o V10 do Lamborghini.

Fiat

A marca italiana continua explorando, até o limite, o 500, e apresentará em Paris o 500X, feito com a mesma plataforma do Jeepo Renegade. O modelo estará ao lado do 500L, completando assim a linha que vai do pequeno 500 até a este SUV. Os motores serão os mesmos do restantes da linha, com destaque para os MulktiAir diesel e os TwinAir a gasolina.

Ford

A segunda geração do S-Max está praticamente pronta, e comenta-se que o modelo será semelhante ao protótipo já apresentado há algum tempo. A base do novo S-Max é a plataforma global C/D (a mesma do Mondeo e do Fusion americano) e tem como objetivo manter o modelo como “MPV esportivo” e prosseguir sua carreira de sucesso na Europa. A versão Vignale do S-Max também será mostrada, para começar a ser vendida em 2015.

Honda

O Civic não tem sido na Europa o sucesso que a marca esperava e, por isso, a Honda acelerou para Paris o facelift do carro, cuja frente será totalmente remodelada, com algumas das particularidades do novo Civic Type R. Além desta versão mais radical que poderá aparecer em Paris, a Honda vai apostar na linha de versões mais esportivas, com motores a gasolina e o diesel. Tudo para capitalizar sobre a presença no WTCC e melhorar a imagem da marca, e também para tentar melhorar o modelo, nada feliz, em termos de vendas, nesta geração.

Hyundai

Depois da presença no WRC com o i20, a Hyundai vai, finalmente, lançar a sua marca esportiva N, que terá como primeiro modelo o novo i20, que surgirá renovado em Paris. Tudo será feito para o i20 ser capaz de rivalizar com os líderes do segmento, o Ford Fiesta e o VW Polo  mas, em especial, com o Kia Rio, que tem sido maiss bem sucedido que o i20. O excelente motor 1.0 do i10, com 68 cv, fará a sua aparição no i20.

Jaguar Land Rover

A marca britânica terá a seu cargo um dos destaques do Salão de Paris com o lançamento mundial do XE, o aguardado rival do BMWSérie 3, Mercedes Classe C e Audi A4. Uma plataforma nova, para baixar o peso, motores da linha Ingenium, muita tecnologia e a promessa de qualidade e comportamento máximo são as promessas. A Land Rover vai mostrar o novo Discovery Sport, o primeiro da nova linha Discovery. O modelo vai substituir o Freelander, e terá numa primeira fase apenas cinco lugares; a versão de sete lugares vai ser lançada mais tarde, junto com o resto da linha Discovery.

Kia

A marca coreana vai lançar o novo Sorento, já na terceira geração. O modelo receberá o mesmo estilo da frente do conceito Cross GT. Sendo rival de carros como o Nissan X-Trail e Mitsubishi Outlander, o Sorento vai exibir nível superior de qualidade no interior, estilo mais avançado e aspecto mais Premium.

Mazda

O novo MX-5 será mostrado a um grupo restrito de clientes e jornalistas em setembro, mas será no Salão de Paris que nova geração do simpático roadster da marca japonesa fará a sua estréia mundial. Vai manter a tração traseira e todas as características que fazem do MX-5 um modelo desejado por muitos. Os motores serão de quatro cilindros, dos quais nada se sabe ainda.

Mercedes-Benz

Outro dos grandes lançamentos do Salão de Paris será o Mercedes AMG GT, sucessor do SLS. O cupê, visto como rival do Porsche 911 e da Ferrari 458 Italia, terá motor 4.0V8 sobrealimentado de 510 cv. Vai aproveitar alguns detalhes do interior do Classe C,  para oferecer habitáculo mais esportivo, mas com o conforto e qualidade típicos da Mercedes. Diz a marca alemã que o Mercedes AMG GT –o primeiro a perder o sobrenome Benz- irá causar espanto pelo estilo e agilidade. Além do AMG GT, a Mercedes vai mostrar em Paris o S500 Plug-In Hybrid que exibe autonomia de 32 km, tendo como maior destaque a aceleração  de zero a 100 km/h em 5,2 segundos e consumo médio de 35,7 km/litro. Finalmente, destaque para o primeiro C63 AMG, com quatro versões anunciadas. Curiosamente, será a wagon a primeira a ser lançada. Na sequencia vem o sedã, cupê e o cabriolet, sendo que os dois últimos só chegarao ao mercado no final de 2016. O motor será o 4.0V8 sobrealimentado, com potências entre 490 e 590 cv.

Opel

O novo Opel Corsa fará a sua estréia mundial em outubro e estará à venda naquele mesmo mês, sendo que será apresentado à imprensa em setembro. O novo modelo tentará melhorar as vendas do carro atual, tendo como alvo o líder do segmento, o Ford Fiesta. O novo motor 1.0 será um dos destaques do modelo.

Smart

Os novos forTwo e ForFour também serão destaque no Salão de Paris. Feitos com base no Renault Twingo, os novos modelos têm como alvos os Toyota Aygo, Peugeot 108 e Citroën C1, exibindo estilo que está baseado nos sucessivos conceitos que a marca alemã mostrou.

Suzuki

A marca japonesa vai lançar no Salão de Paris o seu novo SUV compacto, apontado como rival do Nissan Juke e Renault Captur. Inspirado no concept iV-4, o modelo deverá ter a mesma linha de motores do SX4 S-Cross e será produzido na Hungria.

Volkswagen

A grande novidade da marca alemã em Paris será o novo Passat.  A idéia é brigar com a BMW e Mercedes no segmento premium, fora o “fogo amigo” com a Audi. O modelo terá versões sedã, wagon e, também o CC, mas que só aparecerá em 2015.

Volvo

O novo XC90 será outro dos destaques do Salão de Paris, depois da apresentação à imprensa no final de agosto. Nova plataforma e motores e um estilo diferente, fazem parte deste primeiro modelo do que será o futuro da Volvo.


Compartilhe!