Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

LANÇAMENTO:VW apresenta o Nivus, SUV cupê derivado do Polo

Compartilhe!

28/05/2020FacebookTwitterWhatsAppLinkedInEmail

Mais um lançamento em tempos de pandemia. Depois do Chevrolet Tracker, agora é a vez da Volkswagen apresentar -em evento de amplitude mundial- pela internet o Nivus, uma espécie de SUV cupê derivado do Polo, que será produzido no Brasil e na Europa.

Volkswagen revela Nivus, derivado "aventureiro" do Polo

Ligeiramente mais longo que o Polo e com 415 litros de capacidade no porta-malas, o Nivus terá recursos interessantes, como nova central multimídia VW Play, controle automático de distância à frente, frenagem automática sob risco de colisão à frente, airbags também de cortina e faróis e lanternas com leds, além de luzes diurnas com leds, detector de fadiga do motorista, chave presencial com partida do motor por botão, controle de estabilidade e câmera de ré. A tela do multimídia está em conjunto com a tela do quadro de instrumentos digital, cada uma com 10 polegadas.

Volkswagen revela Nivus, derivado "aventureiro" do Polo
Volkswagen revela Nivus, derivado "aventureiro" do Polo
Volkswagen revela Nivus, derivado "aventureiro" do Polo
Volkswagen revela Nivus, derivado "aventureiro" do Polo

Pela loja virtual VW Play APPs, podem ser instalados aplicativos tanto na central como em um celular. O aparelho tem 10 GB de memória para programas diversos, como de estacionamentos, audiolivros, seguros), Deezer (para música), Waze (navegação) e IFood (entrega de comida). A VW Play tem capacidade para ler praticamente todos os formatos de mídia e espelhamento -sem fio- de Apple Car Play. No Android Auto, conexão por cabo.

O sistema também é capaz de reproduzir vídeos com alta definição, segundo a marca com a garantia de que motorista e demais ocupantes poderão assistir às mesmas imagens com nitidez. A reprodução só será possível com o veículo parado. Outra novidade é o modo “valet”, que impede acesso a informações pessoais do motorista e ao rádio. O desbloqueio é feito por meio de senha.

Volkswagen revela Nivus, derivado "aventureiro" do Polo

O motor 1.0 TSI turbo de 116 cv (gasolina), 128 cv (etanol) e 20,4 mkgf de torque máximo é o único disponível inicialmente, trabalhando com transmissão automática de seis velocidades; não há, também por enquanto, a caixa de câmbio manual.

Volkswagen Nivus — Foto: Divulgação/Volkswagen

O Nivus mede 4,26 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,49 m de altura e 2,57 m de distância entre-eixos.  Todas as calibragens de direção e suspensão são diferentes do Polo, próprios, assim como o eixo traseiro, de maior rigidez torcional. Ainda em comparação com o hatch, a suspensão foi elevada em 1 centímetro. As rodas são de liga leve, aro 17.

Será fabricado na unidade da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, com início da produção agora em junho; haverá pré-venda na internet. Daqui será exportado para a América Latina e México. A Argentina recebe modelo no final deste ano, enquanto o mercado europeu -que será atendido pela fábrica de Pamplona, na Espanha- terá o carro só no segundo semestre do ano que vem. A Volkswagen não falou sobre preço ou versões.

Volkswagen Nivus — Foto: Divulgação/Volkswagen


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *