LANÇAMENTO:VW apresenta o Nivus, SUV cupê derivado do Polo
28/05/2020FacebookTwitterWhatsAppLinkedInEmail
Mais um lançamento em tempos de pandemia. Depois do Chevrolet Tracker, agora é a vez da Volkswagen apresentar -em evento de amplitude mundial- pela internet o Nivus, uma espécie de SUV cupê derivado do Polo, que será produzido no Brasil e na Europa.

Ligeiramente mais longo que o Polo e com 415 litros de capacidade no porta-malas, o Nivus terá recursos interessantes, como nova central multimídia VW Play, controle automático de distância à frente, frenagem automática sob risco de colisão à frente, airbags também de cortina e faróis e lanternas com leds, além de luzes diurnas com leds, detector de fadiga do motorista, chave presencial com partida do motor por botão, controle de estabilidade e câmera de ré. A tela do multimídia está em conjunto com a tela do quadro de instrumentos digital, cada uma com 10 polegadas.




Pela loja virtual VW Play APPs, podem ser instalados aplicativos tanto na central como em um celular. O aparelho tem 10 GB de memória para programas diversos, como de estacionamentos, audiolivros, seguros), Deezer (para música), Waze (navegação) e IFood (entrega de comida). A VW Play tem capacidade para ler praticamente todos os formatos de mídia e espelhamento -sem fio- de Apple Car Play. No Android Auto, conexão por cabo.
O sistema também é capaz de reproduzir vídeos com alta definição, segundo a marca com a garantia de que motorista e demais ocupantes poderão assistir às mesmas imagens com nitidez. A reprodução só será possível com o veículo parado. Outra novidade é o modo “valet”, que impede acesso a informações pessoais do motorista e ao rádio. O desbloqueio é feito por meio de senha.

O motor 1.0 TSI turbo de 116 cv (gasolina), 128 cv (etanol) e 20,4 mkgf de torque máximo é o único disponível inicialmente, trabalhando com transmissão automática de seis velocidades; não há, também por enquanto, a caixa de câmbio manual.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/g/L/lhjZMuQvWCqsbOuFnBXQ/nivus-play.jpeg)
O Nivus mede 4,26 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,49 m de altura e 2,57 m de distância entre-eixos. Todas as calibragens de direção e suspensão são diferentes do Polo, próprios, assim como o eixo traseiro, de maior rigidez torcional. Ainda em comparação com o hatch, a suspensão foi elevada em 1 centímetro. As rodas são de liga leve, aro 17.
Será fabricado na unidade da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, com início da produção agora em junho; haverá pré-venda na internet. Daqui será exportado para a América Latina e México. A Argentina recebe modelo no final deste ano, enquanto o mercado europeu -que será atendido pela fábrica de Pamplona, na Espanha- terá o carro só no segundo semestre do ano que vem. A Volkswagen não falou sobre preço ou versões.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/X/a/PVeFEhT8OTs6klutva6A/nivsss.jpeg)