Lancia Delta HF Evo 2 “Edizione Finale” vendido por mais de US$ 300 mi
Só existem 250 exemplares do Lancia Delta HF Evo 2 “Edizione Finale” 1995, que foi produzido exclusivamente para o mercado japonês.
por Marcos Cesar Silva
O Lancia Delta HF Integrale é especial, graças a ser reconhecido como o carro de rali de maior sucesso de todos os tempos. E como se isso não bastasse, deu origem a versões e edições ainda mais marcantes. Uma das mais valiosas tem por base a HF Evo 2 e foi lançada exclusivamente no Japão.
O Lancia Delta HF Evo 2 “Edizione Finale”, do qual só foram construídos 250 exemplares (todos de 1995), foi uma espécie de homenagem da marca italiana aos seus entusiastas japoneses, mercado onde o Delta Integrale era muito popular.
Foi precisamente o importador da Lancia no Japão que desenhou a lista de especificações para esta versão, que contava com suspensão Eibach, rodas Speedline de 16 polegadas, vários detalhes em fibra de carbono, bancos esportivos Recaro, pedais em alumínio OMP e volante Momo.
Por isso, distinguir esta versão de edição limitada é tarefa relativamente fácil, já que todos os exemplares contam com a mesma decoração exterior: pintura em Amaranto —um tom mais escuro de vermelho— e três faixas ho rizontais em azul e amarelo.
Animando esta Delta HF Evo 2 “Edizione Finale” estava a mesma motorização que encontramos nas demais versões Evo: motor de 2.0 litros sobrealimentado que produzia 215 cv de potência máxima e 30 mkgf de torque máximo, com tração integral.
O exemplar que mostramos aqui é o número 92 dos 250 que foram produzidos, e acabou de ser vendido em leilão, pela Silverstone Auctions, no Reino Unido, por uns surpreendentes US$ 310 mil.
A exclusividade desta versão basta para justificar este preço. Mas somando a tudo isso, esta unidade —entregue inicialmente no Japão e depois enviada para a Bélgica— conta com quilometragem bastante baixa: o odômetro marca apenas 5338 km.