Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Le Mans: 22.984 trocas de marcha e outros números da vitória da Porsche

Compartilhe!

No último final de semana a Porsche conseguiu a sua 18ª vitória na “24 Horas de Le Mans”. Uma edição que ficará para a história como uma das mais disputadas de todos os tempos. A Toyota liderou até a última volta, quando seu carro quebrou.

Porsche

A marca alemã acabou de divulgar 15 fatos e números sobre a sua participação na 84ª edição da tradicional prova. São informações muito interessantes e que permitem ter outra noção do esforço que é imposto aos carros e pilotos naquela que é a prova mais importante de Endurance.

Você sabia que…

Fato 1 – A equipe de pilotos vencedora, com Romain Dumas (FR), Neel Jani (CH) e Marc Lieb (DE) no carro nº2 completou 384 voltas,  num total de 5.233,54 km.

Fato 2 – O carro nº2 (vencedor) liderou a corrida durante 51 voltas, enquanto que o Porsche nº1, de Timo Bernhard (DE), Brendon Hartley e Mark Webber (AU) liderou durante 52 voltas.

Fato 3 – Devido a muitas voltas com velocidade reduzida causadas por entradas do “safety car” e zonas lentas, a distância percorrida na prova foi quase 150 km mais curta comparativamente com 2015.

Fato 4 – Por 327 das 384 voltas, o Porsche nº2 conseguiu manter o ritmo máximo de corrida.

Fato 5 – No total a prova teve quatro periodos de “safety car” (16 voltas) e 24 zonas  assinaladas como lentas.

Fato 6 – O carro nº2 gastou 38m5s nas boxes para reabastecimento e troca de pneus. Devido à troca da bomba de água e reparações dos danos dessa quebra, o carro nº1 esteve nas boxes 2h59m14s.

Facto 7 – A média de velocidade do Porsche 919 Hybrid vencedor foi de 216, 4 km/h e a velocidade máxima deste Porsche em corrida foi 333, 9 km/h, alcançada por Brendon Hartley na volta 50.

Fato 8 – O Porsche 919 Hybrid recuperou e utilizou 2,22 kWh por volta. 
Se fosse uma central elétrica, uma casa de família conseguia fornecimento de 
energia elétrica durante 3 meses.

Fato 9 – O carro nº2 utilizou 11 jogos de pneus na corrida. O primeiro jogo de pneus foi 
de chuva, todos os restantes foram “slicks”.

Fato 10 – A maior distância efetuada com um jogo de pneus foram 53 voltas, com Marc 
Lieb ao volante.

Fato 11 – A parada mais rápida nas boxes da equipe Porsche, incluindo uma troca 
de pneus e de piloto, foi de 82 segundos, enquanto que a parada mais rápida nas boxes para reabastecimento foi efetuada em 65.2 segundos.

Fato 12 – A caixa de câmbio do Porsche vencedor foi utilizada por 22.984 vezes 
(trocas de marcha e reduções) durante as 24 horas da prova.

Fato 13 – Para a melhor visibilidade possível, os carros tinham quatro camadas de protecção nos pára-brisas, que eram removidas sempre que necessário, como nos capacetes de pilotos de Fórmula 1.

Fato 14 – Foram transmitidos para as boxes 32.11 gigabytes de dados a partir do carro nº2 durante as 24 horas da prova.

Fato 15 – Após três rodadas do FIA World Endurance Championship, com pontos duplos em Le Mans, a Porsche lidera agora o Campeonato com 127 pontos, seguida da Audi (95) e da Toyota (79). No campeonato do mundial de pilotos, Dumas/Jani/Lieb obtiveram 94 pontos e lideram com diferença de 39 pontos. Bernhard/Hartley/Webber estão na 19ª posição, com 3.5 pontos.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español