Le Mans: para que servem os 24 botões do volante do Porsche 919
Estar ao volante de um carro da categoria LMP1, a priuncipal em Le Mans, é semelhante à experiência de controlar um computador sofisticado. A diferença é que tudo acontece em segundos e a velocidades acima dos 300 km/h.

Há cerca de um mês, a Porsche conquistou sua 19ª vitória na “24 Horas de Le Mans”, a terceira consecutiva. Nesta corrida, além dos pilotos e mecânicos, o Porsche 919 Hybrid foi grande protagonista.
O modelo de competição -apresentado no Salão de Genebra de 2014- foi lançado para acabar com a na altura com a hegemonia da Audi na histórica prova de resistência, e representa até agora o máximo da tecnologia da Porsche: motor 2.0V4 turbo no eixo traseiro, complementado por um motor elétrico que traciona as rodas dianteiras, dois sistemas de recuperação de energia (de frenagem e escapamento), chassis de fibra de carbono e alumínio com apenas 875 kg de peso e todo um espetáculo aerodinâmico.
Ao todo são 24 botões na frente e seis “borboletas” na parte posterior, com uma tela digital ao centro que concentra quase todas as informações relativas ao veículo –marcha usada, estado da bateria, velocidade, rotação etc. A forma retangular do volante é proposital, pois facilita a entrada e saída do carro.

Os botões usados mais frequentemente estão posicionados no alto, facilmente acessíveis com os polegares, e permitem fazer a gestão entre o motor de combustão e as unidades elétricas. O botão azul (16), à direita, é usado para fazer sinais de luzes nas ultrapassagens. No lado oposto, o botão vermelho (4) serve para extrair mais energia da bateria (“boost”).
Os interruptores rotativos abaixo da telao –TC/CON e TC R– servem para ajustar o controle de tração, e trabalham em conjunto com os botões do alto (amarelo e azul). Os botões rosados (BR) servem para regular o equilibrio dos freios, entre o eixo traseiro e dianteiro.
Igualmente importantes são os botões RAD e OK (verde), que controlam o sistema de rádio –para a comunicação com a equipe, não para ouvir música. O botão vermelho DRINK à esquerda permite operar o sistema de bebida para o piloto; o outro botão de igual cor no lado direito SAIL, permite poupar combustível ao não permitir que o motor de combustão entre em ação. O interruptor rotativo RECUP controla o sistema de recuperação de energia.
Quanto às borboletas, as mais importantes estão ao centro, usadas para as mudanças de marcha. Acima estão as que controlam o “boost” e abaixo as que controlam a embreagem.
Fácil? Não, não é. E imaginem ter que controlar tudo isto em velocidades bem acima dos 300 km/h. Definitivamente, não é para pessoas normais.