Lenda dos anos 1980, Ford Sierra RS500 vai reencarnar como Carbon Piranha
Os modelos esportivos dos anos 1980 têm uma aura muito especial na história do automóvel, e um dos carros incluídos neste grupo é certamente o Ford Sierra RS500 Cosworth, desconhecido no Brasil mas que ainda arranca suspiros. Trata-se de um daqueles monstros das pistas e, no caso do RS500, marcou a evolução do já interessante Sierra Cosworth de rua, sendo também um dos carros mais exclusivos daqueles tempos, com apenas 500 unidades produzidas.
por Ricardo Caruso

Quase 40 anos depois, agora o exemplar de número 148 vai voltar à vida, graças a um projeto de restomod bastante especial, com diversas empresas envolvidas. A antológica Cosworth é uma delas. O projeto batizado de “Carbon Piranha” está sendo desenvolvido pelo Auto Vision Club, sediado no Reino Unido, com a Cosworth encarregada de melhorar ainda mais ar o motor 2.0 de quatro cilindros turbo. E mais: o projeto tem como meta atingir o peso total de míseros 1000 kg!

Entre os carros de rua que foram criados para rali, nada é mais icônico ou desejável que o Ford Sierra Cosworth RS500, e é uma das 500 unidades construídas que está recebendo um retrabalho -ou atualização- muito especial. Bem vindo ao projeto “Carbon Piranha”. Há algumas diferenças entre este trabalho de restomod e a maioria dos outros já feitos mundo afora. Para começar, ele não está sendo trazido de volta à vida por um construtor de carrocerias ou empresa de tuning daquelas mundialmente famosas, mas sim pelo Auto Vision Club e vários parceiros.

Este clube online, que reúne entusiastas de carros, tem diversas opções de associação, entre US$ 130 e US$ 190, e aqueles que se inscreverem terão a chance de possuir -de maneira coletiva- o carro finalizado. Eles também receberão vários descontos e benefícios. Em resumo, esta é uma obra de restomod financiada por meio de uma “vaquinha”…

O Ford RS500 que está sendo atualizado -também conhecido como “Vision 148”- estará muito longe de ser um modelo comum. Ao trabalhar em parceria com a Cosworth, a equipe por trás da construção do carro planeja criar uma carroceria de fibra de carbono completa, que está sendo idealizado pela Yasid Design. Para conseguir issi, este Ford Sierra RS500 Cosworth não ficará apenas no uso extensivo de fibra de carbono. Começará sendo totalmente desmontado na ASM Auto Recycling, de modo que todos os painéis da carroceria e outros componentes sejam digitalizados em 3D.
O objetivo é o de criar uma cópia totalmente digital deste modelo, que depois será usada pelos estúdios da Yasid Design para desenvolver a nova carroceria toda em fibra de carbono.O objetivo principal do projeto é construir um RS500 que pese -como já dissemos- menos de 1.000 kg. O nome do projeto vem do fato de que o RS500 que está sendo usado -também como explicamos antes- é o chassi de número 148. Uma foto divulgada do carro “base” sugere que ele está guardado em um galpão há muitos anos e sem uma série de peças, incluindo para-choque dianteiro, grade e faróis.
A Cosworth foi encarregada de reconstruir o motor de quatro cilindros turbo de 2 litros, que originalmente havia sido montado por ela própria. Quando novo, este carro produzia 224 cv e, embora nenhuma meta de potência tenha sido divulgada para o Vision 148, suspeita-se que ele poderia ser levado para além de 300 cv. Essa potência, combinada com o peso bastante leve e um desenho ousado, deve fazer do carro algo assustador de ser acelerado.
Os idealizadores do projeto Ford Sierra RS500 Cosworth Vision 148, ou melhor, o “Carbon Piranha”, estão mantendo suspense, sem um cronograma e prazos revelados para sua conclusão.
