Lendário: os carros de Eddie van Halen
O ano de 2020 não está sendo fácil para ninguém, ainda mais para os fãs de rock’n’roll, que recentemente amargaram a triste noticia do falecimento de Eddie van Halen, aos 65 anos, após longos anos na luta contra um câncer.
Eddie nasceu na Holanda, em 1955, e tornou-se num dos melhores guitarristas de todos os tempos. Fundou a sua banda “Van Halen” em 1974 e foi um dos pioneiros na técnica de “tapping”, onde utiliza as duas mãos no braço da guitarra para conseguir notas diferentes.

Mas, tal como muitos outros artistas da história da música, Eddie era também apaixonado por automóveis, principalmente hot e street rods, tendo formado uma invejável coleção, repleta de automóveis clássicos.

Entre os vários automóveis icônicos de Eddie, podemos encontrar um Porsche 911 e um Jeep Wrangler Renegade, entre muitos outros. No entanto, o automóvel mais marcante é, sem dúvida, o Lamborghini Miura P400S, que foi dado a ele pela sua ex-esposa, Valerie Bertinelli, em 1981, como presente de casamento.

Como não poderia deixar de ser, o Miura tinha algumas alterações, com destaque para a traseira alargada, com entradas de ar e rodas maiores. Segundo consta, foram alterações feitas na própria fábrica da Lamborghini. O Miura vermelho, com a placa APR 11 (11 de abril, data do casamento), ficou com Van Halen até o ano passado, quando o vendeu ao colecionador John Temerian.

Outro automóvel icónico de Van Halen era a sua picape Chevrolet C/K personalizada, com a pintura imitando a usada em sua guitarra Frankenstrat. A C/K foi modificada na “Boyd Hot Rods”, do falecido customizador Boyd Coddington, empresa muito popular na produção de hot rods, e que produziu vários automóveis para asros do rock, como o CadZZilla, de Billy Gibbons, vocalista do ZZ Top, assim como alguns trabalhos encomendados por Michael Anthony, antigo baixista dos Van Halen.
A sua Chevrolet C/K foi desenhada por Chip Foose. As rodas aro 16 foram produzidas especificamente para este projecto. O motor foi substituído pelo 350V8 LT1 Small Block, extraído de um Chevrolet Corvette, com 355 cv a 5.700rpm. A caixa de câmbio de quatro velocidades automática, assim como a suspensão traseira multilink, foram também vieram de um Corvette.

Houve ainda outra C/K modificada por Boyd a pedido de Van Halen, mas que manteve a mecânica original. No entanto, a pintura foi além e replicou, por completo, a famosa guitarra de Eddie. Esta picape acabaria por ser sorteada por uma revista, em junho de 1993. Não se sabe do paradeiro desta C/K, mas é possível que ainda esteja com o proprietário que foi sorteado.
A Chevrolet C/K original ficou com Eddie, até ele a deixar estacionada ao relento durante vários anos, ficando bastante estragada. Em 2009, foi submetida a uma restauração, pela American Hot Rods, e passou usar rodas de 18 polegadas na frente e de 20 na traseira. Em janeiro de 2010, foi leiloada pela Barrett-Jackson, e vendida por cerca de US$ 40 mil.

Nos últimos anos e, possivelmente, devido à doença que o consumia, Van Halen começou a vender vários automóveis da sua colecção, como o Miura, o Chevrolet Nova, o belissimo caminhão Dodge COE, um 911 GT3, uma Chevrolet Nomad e um Chevrolet 210.
