Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Lição de humildade Fiat: Linea 2015

Compartilhe!

PBX_4526 (640x427)

Quando foi lançado no Brasil, em outubro de 2008, o Fiat Linea tinha duas opções de motores, 1.9 16V e 1.4 8V Turbo, e os preços iam de R$ 60.900 a R$ 78.900. Era muito caro na época, pois nesse quesito brigava com carros de categoria superior. Apesar de suas qualidades, o resultado foi um só: esquecimento, por parte do mercado e da própria marca, que sempre deixou o sedã meio de lado. Agora, sete anos depois, a Fiat lembrou dele, promoveu diversas mudanças para a linha 2015 e ajustou os preços. Espécie de “mea culpa” automotiva.

_PBX0494-3 (640x427)

Agora o único motor disponível é o E-torQ 1.8 16V de 132 cv e 18,9 mkgf de torque. Lição de humildade aprendida, os preços começam em R$ 55.850 na versão Essence (com volante revestido de couro com comandos para o áudio, regulagem elétrica dos faróis, airbags frontais, freios ABS, computador de bordo, faróis de neblina, apoio de braço traseiro, cruise control, rádio com CD Player/MP3/entrada USB, ar-condicionado e rodas de liga leve aro 15). Com os opcionais chega a R$ 59.240 e inclui câmbio Dualogic, ar com comando digital, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, saída de ar para o banco traseiro, bancos de couro, Blue&Me ou Blue&Me Nav, rodas de liga aro 16 ou 17 e airbags laterais e de cortina.

linea_essence_013 (640x566)

O Absolute vem com o Dualogic com “borboletas” junto ao volante, sensor de estacionamento, ar digital, bancos de couro, Blue&Me, cortina no vidro traseiro e rodas aro 17. Só que aí volta a aparecer o velho dilema do Linea. O preço vai para R$ 66.450, fora opcionais, e ele passa a ter a concorrência de carros superiores, como Citroën C4 Lounge, Nissan Sentra, Honda Civic e Toyota Corolla, entre outros. Na outra ponta, o mais barato -R$ 55.850- concorre com Ford New Fiesta Sedan, Honda City e Chevrolet Sonic sedã.

BOM CONTEÚDO

As mudanças não foram suficientes para criar um “novo” Linea, mas necessárias. O Fiat continua um sedã elegante, requintado e confortável, com bom nível de equipamentos. Não dá para negar que o custo/benefício é bom. Além das novidades da linha 2015, o modelo conta com boa dirigibilidade; longa lista de conteúdos, com importantes itens de segurança (opção de até seis air bags) e conectividade, como o Blue&Me Nav; um dos maiores porta-malas da categoria, e preço revisto.

linea_essence_emotion_050 (640x427)

As versões são Essence e Absolute, e o carro traz novos pára-choques, grades e tampa do porta-malas. Outro detalhe que chama a atenção e reforça a esportividade foi a adoção de novas rodas com aros de 16 e 17, de desenhos exclusivos.

As novas grades dianteiras tem barras horizontais cromadas, que passam mais sofisticação ao modelo. O pára-choques dianteiro ganhou um novo elemento estético em “V” cromado, que envolve a parte frontal do veículo e proporciona destaque para os novos faróis de neblina. Essa solução amplia o “size impression” do veículo.

linea_absolute_014 (640x479)

Na traseira, o pára-choques também ganhou novo desenho, que acentua a robustez e ainda passa um ar de esportividade ao carro. A tampa do porta-malas foi totalmente redesenhada e agora incorpora o porta-placa. Ela também destaca o escrito “LINEA” localizado no novo puxador cromado da tampa. Todo esse conjunto proporciona a sensação de maiores dimensões para a traseira do modelo.

Na lateral, o destaque para as novas e exclusivas rodas disponíveis. A versão Absolute traz originalmente rodas de 17 polegadas, enquanto a versão de entrada, a Essence, também pode vir com rodas de maior diâmetro, 16 ou 17 (opcionalmente).

POR DENTRO

O interior foi também reformulado. Para 2015 ele ficou mais atual e ganhou materiais exclusivos. O luxo está presente em cada detalhe. O painel é novo e chega com três opções de acabamento, todas com texturas exclusivas. Os painéis das portas têm suas linhas combinadas com o desenho do painel frontal.

linea_absolute_056 (640x427)

A versão Essence traz painel e acabamento das portas na cor preta mais aplique nas portas e maçanetas internas na cor prata. Como opcional essa versão oferece painel frontal e de portas com texturas na cor bege Golt, aplique nas portas em preto brilhante e maçanetas internas na cor prata. A versão Absolute chega com painel frontal e portas na cor bege Sand, aplique nas portas na cor cobre, mais maçanetas em preto brilhante (opcional também para a Essence). Para os bancos, novos tecidos para a versão Essence, e revestimento parcial de couro com costuras bege e logomarca micro-perfurada para a Absolute.

O novo quadro de instrumentos tem grafismos e iluminação exclusivas, e todas as versões do Linea 2015 terão iluminação branca para os comandos internos (instrumentos, comandos dos vidros elétricos, rádio, ar-condicionado), que oferece melhor visualização.

linea_essence_emotion_030 (640x467)

A linha 2015 também vem equipada com o “Welcome Moving”. Todas as vezes que a chave de ignição for acionada os ponteiros dos marcadores realizam um movimento que checa se todos estão funcionando adequadamente. Ou para dar uma saudação ao motorista, como preferem alguns… A iluminação do quadro de instrumentos acende e apaga gradativamente, acompanhando o movimento dos ponteiros.

MAIS NOVIDADES

O console tem novo desenho e traz porta-mapas em formato de rede na lateral, porta-copo e porta-objetos, e tomada de 12 V. Na versão Absolute ele conta também com apoio de braço com porta-objeto e saída do ar condicionado para os ocupantes da traseira (opcionais na Essence).

Outra novidade é o Night Design. Trata-se de uma luz guia (LED) que está presente no painel frontal e nas portas, acentuando o requinte e o luxo do seu interior. O Night Design é de série na versão Absolute e opcional na Essence. A nova manopla da alavanca de câmbio do câmbio Dualogic Plus vem com acabamento em prata na versão de entrada e em preto brilhante na Absolute (opcional na Essence).

Complementando as novidades, o novo sistema de som vem integrado ao painel e tem desenho mais atual e funcional, e acabamento predominante na cor preta. Seguindo o padrão estabelecido para o carro, sua tela também apresenta iluminação branca, combinando com o quadro de instrumentos do painel. Entre outras novidades, destaque para a interação ao Blue&Me, apresentando as informações de mídia no display; melhoria na qualidade do amplificador de áudio, permitindo um ganho de potência com menor distorção e som otimizado.

MOTOR

O novo Fiat Linea só tem há algum tempo o motor bicombustível 1.8 16V da família E.torQ, que concilia bem desempenho, economia, baixos níveis de emissões e de ruído. Chega aos 130 cv de potência máxima rodando com gasolina e 132 cv com etanol. O torque máximo é de 18,4 mkgf (gasolina) e 18,9 mkgf (etanol), garantindo bom desempenho.

linea_absolute_017 (640x427)

Entre as várias novidades, o Linea tem Sinalização de Frenagem de Emergência (ESS); Regulagem elétrica dos faróis; Sensor de estacionamento com visualizador gráfico; Lane Change na alavanca do pisca e Travamento central das portas.

A linha Linea para 2015 estará disponível nas cores: Branco Banchisa, Branco Kalahari e Preto Vulcano (sólidas); Prata Bari, Cinza Scandium e Preto Vesúvio (metálicas). O Novo Linea conta ainda com a garantia de três anos sem limite de quilometragem e a assistência 24 horas Confiat.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español