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LTX Force é o novo pneu de uso misto da Michelin

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A moda dos SUVs chegou nos fabricantes de pneus. Exemplo disso é a Michelin, que lançou em evento na Argentina o LTX Force, pneu criado para utilitários e pickups. Este novo produto foi desenvolvido no Brasil, onde é fabricado, é do tipo uso misto, ou seja para uso em asfalta e terra., Segundo Ruy Ferreira, diretor comercial de pneus de passeio e pickup da Michelin América do Sul, o novo produto “é para quem quer usar o carro na cidade, mas também quer utilizar no campo”.

MICHELIN LTX FORCE 1

Ou seja, além de atender com eficiência dois públicos diferentes -urbano e off road- a marca garante que o LTX Force é mais seguro, tem maior durabilidade e é mais resistente. Nas avaliações feitas, o pneu freou em média até dois metros antes do que os concorrentes da categoria e apresentou maior controle em aquaplanagem. Tudo isso sem prejudicar a durabilidade, que a Michelin garante ser 35% maior que a média dos concorrentes (Bridgsteone, Pirelli e Goodyear).

A versatilidade necessária para o deslocamento entre o campo e a cidade é cada vez mais necessária. Nos últimos anos, poucos países tiveram um crescimento tão expressivo do agronegócio quanto os da América do Sul. Os números comprovam: a atividade é hoje responsável por cerca de 30% do PIB do continente. Quem mora nas grandes capitais não percebe, mas com o desenvolvimento da vida rural o campo se aproxima cada vez mais da cidade. Além disso, a vida urbana saturada gera novas necessidades, tornando o campo um refúgio da agitação das grandes cidades.

Seguindo esta tendência, que acontece em vários mercados, o segmento de SUVs (Sport Utility Vehicles) e pickups mais que duplicou nos últimos 10 anos na América do Sul. Para Ruy Ferreira, “esta demanda foi impulsionada por sua versatilidade, ou seja, por estes tipos de veículos serem fortes, robustos e adaptáveis a qualquer tipo de terreno”.

Para atender a esta demanda de mobilidade (campo e cidade, on=road e off-road), a Michelin lançou o novo pneu Michelin LTX Force, como a melhor solução do mercado para uso misto, com foco na durabilidade e na segurança. O LTX Force oferece, em comparação com a média dos concorrentes, frenagem mais curta em piso molhado e melhor controle em situações de aquaplanagem, além de possuir maior robustez e um maior rendimento quilométrico. “Este lançamento é significativo para nosso continente, pois é o primeiro projeto 100% liderado pelas equipes da Michelin da América do Sul. Quase todo o mercado sulamericano será atendido com produção local e, em um segundo momento, este pneu será lançado em outros continentes. É motivo de orgulho para todos nós”, ressaltou Anoildo Mattos, Gerente de Marketing para Pneus de Passeio e Caminhonete da Michelin América do Sul.

Desenvolvido para condições mais severas de uso, o LTX Force aplica tecnologias que vem do mundo da competição: a escultura da banda de rodagem, inspirada no Rally Dakar, é desenhada especialmente para oferecer maior aderência ao solo, com blocos mais altos, que proporcionam robustez e tração superiores. Essa nova escultura avança sobre as laterais do pneu, proporcionando um reforço nessa zona crítica em uso off road; e seu composto de borracha inspirado no WRC (World Rally Championship) atribui ao pneu maior resistência ao desgaste. Desta combinação única da banda de rodagem reforçada e do novo composto de borracha, nasceu a nova tecnologia Rally Force. “A melhor maneira de comprovar a eficiência da utilização mista dos pneus é por meio do mundo das competições automobilísticas, que percorrem as mais diversas regiões do mundo, em todos os tipos de terrenos e solos”, explicou Thierry Neuville, piloto da Hyundai no WRC, presente à apresentação do pneu.

Já no asfalto, o LTX Force oferece alta segurança em piso molhado, freando até 2m a mens do que a média dos concorrentes da categoria de pneus mistos e tem melhor controle em aquaplanagem, sem prejudicar a durabilidade que é 35% maior que a média dos concorrentes na categoria.  Tudo isso graças à tecnologia Compactread que permite maximizar durabilidade e aderência.

Todos os testes foram certificados por institutos independentes, realizados com pneus comprados no mercado brasileiro, na medida 265/70 R16 112T. Os resultados são apresentados em comparação com a média dos concorrentes da categoria de pneus mistos.

DURABILIDADE: mais 35% que a média da concorrência*

Rendimento quilométrico extrapolado a partir de 16.000 km rodados, considerando a meia entre eixo dianteiro e traseiro.

 durabilidade

* Testes certificados pelo Instituto Dekra, com pneus comprados no mercado brasileiro, na categoria de pneu misto, na dimensão 265/70 R16 112 T (entre eles, Pirelli Scorpion ATR e Goodyear Wrangler Adventure).

 

FRENAGEM NO MOLHADO: freia 2m a menos que a média da concorrência**

Distância de frenagem de 80 à 0 km em solo molhado.

 frenagem

AQUAPLANAGEM: 66% mais controle em aquaplanagem**

Potencial de aderência lateral (integração aceleração lateral em função da velocidade) sobre piso com 7mm de água, em curva de raio de 100 m.

     aquaplanagem

** Testes de distância de frenagem no molhado e aquaplanagem em curva realizados pelo Instituto TÜV SÜD, com pneus comprados no mercado brasileiro, na categoria de pneu misto, na dimensão 265/70 R16 112 T (entre eles, Pirelli Scorpion ATR, Goodyear Wrangler Adventure).

 

Institutos que certificam o pneu LTX Force

TÜV SÜD Automotive – Com sede em Munique, na Alemanha e fundado em 1866, o TÜV SÜD é um dos líderes mundiais em organizações de serviços técnicos. São mais de 20.000 funcionários em parcerias com clientes de todo o mundo. Um grupo de profissionais qualificados e experientes trabalha para garantir o máximo de eficiência, segurança e qualidade. Alguns exemplos de serviços oferecidos pelo TÜV SÜD são: auditoria e inspeção, consultoria, teste e certificação de produto.

DEKRA – Fornecedor internacional de serviços para o setor automobilístico, fundado em 1925, em Stuttgart, na Alemanha. Atualmente, a empresa tem cerca de 33 mil colaboradores nos mais de 50 países em que atua. No Brasil, a DEKRA vem trabalhando desde 1995.

 

TECNOLOGIAS

compacttread

COMPACTREAD Seu maior benefício é a durabilidade e segurança na estrada. Um pneu comum, para ter maior durabilidade, necessita de blocos de borracha mais altos, que são mais sujeitos a deformação, ocasionando perda da área de contato com o solo. A tecnologia Compactread é a combinação de uma escultura com mais borracha e de um reforço entre os blocos que minimiza esta deformação, aumentando a área de contato com o solo e maximizando a aderência no molhado.

RALLY FORCE – Oferece mais segurança no fora da estrada, com maior capacidade de tração e robustez. É a combinação entre o desenho maplicado no Rally Dakar, feita especialmente para “agarrar” ao solo com blocos mais altos, que proporcionam tração superior; e um composto de borracha inspirado no aplicado nos carros do WRC, que oferece maior resistência ao desgaste do solo em uso off road. Além disso, a escultura avançou sobre as laterais do pneu, proporcionando reforço nessa zona crítica em uso off road.

Resumindo, segundo as avaliações e demonstrações práticas, o LTX Force dura até 35% a mais que os principais concorrentes da categoria, garante mais segurança por frear até 2 metros antes em piso molhado e é 66% melhor em situação de aquaplanagem em curva, e tem bom nível de tração e robustez comprovadas em uso extremo de rali e áreas de mineração. E ainda tem desenho agressivo, inspirado no Rally Dakar.

O novo pneu equipará veículos das principais montadoras, entre elas, Volkswagen, Renault, Ford, General Motors, e a partir do segundo semestre de 2015, quatro modelos sairão de fábrica com o LTX Force: Amarok, Ecosport, S10 e Trail Blazer. O pneu chega às lojas brasileiras ainda este mês em 21 dimensões, com aros de 15 a 18 polegadas e medidas entre 205 e 265. O preço não foi divulgado pela marca, mas AUTOETÉCNICA apurou que deverá ficar na faixa dos R$ 800 o de maior largura (265/70-16.

 

 

 

 

 

 

 

 


 


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