Luto na Fórmula 1: morreu John Surtees
John Surtees, o único piloto a vencer os Campeonatos Mundiais de motociclismo e Fórmula 1, desaparece aos 83 anos.
O Campeão Mundial de Fórmula 1 de 1964 faleceu no Hospital London St. Georges, depois de ter dado entrada naquela unidade há cerca de um mês, com grave insuficiência respiratória. Ao seu lado estavam a esposa Jane e as filhas Leonora e Edwina.
John Surtees entrou para a história por ter conquistado ainda sete títulos Mundiais de Motociclismo nas categorias de 350 e 500 cm3 entre 1956 e 1960, antes de se tornar campeão mundial de Fórmula 1 em 1964. Construiu a sua própria equipe, a Team Surtees, que competiu na Fórmula 1 (inclusive com José Carlos Pace), Fórmula 2 e Fórmula 5000 durante os anos 1970 e parte dos anos 1980.
Além das filhas Leonora e Edwina, John Surtees teve também um filho, Henry Surtees. Nasceu em 1991 e tentava carreira no automobilismo. Não foi muito longe nem igualou o seu pai, pois faleceu tragicamente em 2009 numa corrida de Fórmula 2 disputada em Brands Hatch, ao ser atingido na cabeça por uma roda .
Foi em sua memória que John Surtees criou a “Henry Surtees Foundation”, associação de apoio aos portadores de deficiências mentais ou físicas, ajudando-os a poder cumprir o seu sonho de competir no automobilismo.