LUXO: NOVO VW PHAETON SERÁ DE ALUMÍNIO
A idéia da Volkswagen ao lançar o Phaeton era roubar clientes da Mercedes-Benz. Para isso, construiu uma nova fábrica, em Leipzig; deu ao sedã uma nova plataforma e exagerou ao colocar debaixo do capô um enorme motor 6.0W12 a gasolina, seguindo depois pelo 5.0V10 a diesel.
Não deu certo, e o imponente VW Phaeton deu US$ 2,4 bilhões de de prejuízo para a marca, ou seja, impressionantes US$ 33.721 para cada modelo vendido. Tudo porque, das 50 mil unidades anuais previstas, nunca foi além das 11 mil carros/ano.
Agora a Volkswagen pensa na nova geração de seu top de linha, ainda sem data de lançamento definida. Será maior e com carroceria toda de alumínio.
No ano passado chegou a ser noticiado que a apresentação de um concept do novo Phaeton seria mostrada no Salão de Detroit, mas a VW recuou desta decisão, pois a versão final ainda está longe de ficar pronta para entrar em produção. O top de linha da marca alemã necessita urgente de um substituto, pois além do prejuízo, foi lançado em 2002, tendo recebido facelifts em 2007 e 2010.
Independentemente das razões do adiamento do novo Phaeton, a VW está planejando um carro maior e com a carroceria totalmente feita de alumínio. Espera-se ainda que use motores menores e que passe a oferecer uma versão híbrida plug-in, sendo quase certo que o W12 saia de produção.