Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Mais da metade da indústria não acredita nos carros elétricos

Compartilhe!

Uma nova pesquisa realizada pela KPMG entre principais executivos do setor automotivo indica que 62% deles não acreditam que os veículos elétricos sejam realidade no futuro, devido a questões de infra-estrutura.

electric_cars_electric_vehicles_72

Após a entrevista de quase 1000 executivos de empresas do setor automotivo, a pesquisa concluiu que 78% dos entrevistados acredita que as células de combustível de hidrogênio são a “verdadeira inovação” na mobilidade sem emissões, porque utilizam as infra-estruturas existentes e veículos mais tradicionais.

Nos últimos anos, muitas marcas têm apostado nos veículos elétricos e nos veículos movidos a células de combustível de hidrogênio, acreditando que um dois caminhos será o futuro. A Audi, por exemplo, está desenvolvendo veículos elétricos e a hidrogênio, e a Toyota, que acredita bastante na tecnologia de células de combustível de hidrogênio, criou recentemente uma divisão de veículos elétricos.

Além disso, a Hyundai afirmou no ano passado que estava trabalhando em híbridos plug-in como “um passo intermediário antes da chegada, nas próximas décadas, dos veículos movidos a células de combustível de hidrogênio”.

Ainda em relação aos elétricos, os entrevistados afirmaram que o sucesso ou insucesso dos carros elétricos dependerá de ações coordenadas para criar infra-estruturas adequadas para um uso urbano e de longa distância.

Além do debate “elétrico x hidrogênio”, a pesquisa indica também que 76% dos executivos acreditam que os veículos com motores de combustão interna ainda irão permanecer importantes durante bastante tempo. Já 53% acreditam que os motores a diesel estão cotados ao desaparecimento a médio prazo.

De qualquer forma, o Brasil continua fora do circuito. Carros elétricos ou híbridos não são tradados aqui pelas montadoras com a seriedade e pressa que merecem.

Confira aqui o estudo da KPMG (em inglês).


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español