Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Mais itens de segurança serão obrigatórios no Brasil

Compartilhe!

Itens de segurança como sistema de fixação para cadeirinhas infantis (ISOFIX ou LATCH), apoio de cabeça individual para todos ocupantes e cinto de segurança de três pontos em todos assentos serão obrigatórios a partir de 2018 para os novos veículos lançados no mercado, e a partir de 2020 para todos os veículos em produção.

images8TTHYATH

Essa foi a decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada na última segunda-feira (02/02) no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Resolução nº 518, de 2015. De acordo com a resolução, os automóveis, caminhões, pickups e utilitários devem dispor de cinto de segurança de três pontos com retrator e apoio de cabeça em todas as posições de assento.

Antes, o uso desses dispositivos era obrigatório apenas nos assentos laterais, sendo facultado nos assentos intermediários. Caminhões, caminhões-tratores e motor home devem ter cinto de segurança de três pontos com retrator em todos os assentos, exceto nos assentos intermediários dianteiros em veículos cujo para-brisa esteja localizado fora da zona de contato com a cabeça do ocupante, ou nos assentos intermediários traseiros. Nestes casos, admite-se a utilização de cintos de segurança subabdominais com retrator.

Com relação ao apoio de cabeça, para estes veículos são obrigatórios nos assentos com cintos de segurança de três pontos e facultativos nos assentos com cintos subabdominais. Já o sistema de fixação do dispositivo de retenção de criança, torna obrigatório que os automóveis, camionetas e utilitários possuam ao menos uma ancoragem inferior e uma superior ISOFIX ou uma LATCH em um dos assentos do banco traseiro.

Para os veículos esportivos de duas portas, admite-se a aplicação dessas fixações ao banco do passageiro dianteiro. Já nos veículos conversíveis, será exigida apenas a ancoragem inferior ISOFIX ou LATCH nos assentos traseiros. Caso o veículo possua apenas uma fileira de bancos, fica dispensado o uso deste sistema de fixação. O objetivo é garantir uma fixação mais rápida e segura da cadeirinha, reduzindo o risco de má instalação e melhorando a eficiência por estar presa diretamente na carroceria do veículo.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español